Após um AVC, é normal sentir formigamento (no braço esquerdo, por exemplo)… gostaria de saber até

3 respostas
Após um AVC, é normal sentir formigamento (no braço esquerdo, por exemplo)… gostaria de saber até quando (semanas ou meses) é normal sentir estes formigamentos após o AVC, no meu caso, por exemplo, faço fisioterapia e após 4 meses ainda sinto um pouco. Tive um AVC isquêmico.
Olá!
O AVC pode trazer como sequela a parestesia - que é justamente esta sensação de formigamento.
A recuperação depende, além da extensão do AVC (tamanho e localização da área do cérebro acometida) da resposta do paciente as terapias de reabilitação.
Assim, não se pode precisar o tempo e nem se os sintomas retornarão a normalidade por completo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Formigamento é uma alteração sensorial. Alterações da sensibilidade são bastante comuns após AVC. Entre outras coisas, estímulos sensoriais podem ajudá-lo com esta dificuldade.
Em casa você pode estimular a sensibilidade, com o auxílio de alguém, por exemplo, passando sobre a pele diferentes texturas, como algodão, toalha felpuda, esponja de tomar banho, etc. Sempre tomando cuidado para não machucar sua pele, já que há alteração da sensibilidade e você pode não perceber que o estímulo está forte demais.
Este mesmo exercício pode ser feito, por exemplo, com o paciente de olhos vendados, onde ele tenta adivinhar que textura está sendo usada em sua pele.

Existe uma infinidade de abordagens para estimular a sensibilidade. Converse com sua (seu) fisioterapeuta sobre essa dificuldade e ela(e) poderá ajudá-lo, pois nada do que eu possa escrever aqui irá substituir uma orientação ou intervenção do profissional que o acompanha.

Espero que tenha ajudado. Desejo uma ótima reabilitação!
O AVC isquêmico ocorre quando há oclusão de uma artéria cerebral. Portanto, geralmente, a região que seria irrigada pela artéria ocluida é lesada de forma definitiva. Felizmente, em alguns casos, nosso organismo é capaz de substabelecer funções previamente perdidas em outras áreas cerebrais. Por isso, normalmente orientamos que o retorno da função prejudicada (neste caso a sensibilidade) será resultado de terapias de reabilitação e cuidados gerais com a saúde (alimentação saudável + atividade física + psicoterapia).

Especialistas

Lícia Alexandrino

Lícia Alexandrino

Especialista em medicina física e reabilitação

Salvador

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Maria Ligia Eidam

Maria Ligia Eidam

Especialista em medicina física e reabilitação

Maringá

Gihana Larissa Soares

Gihana Larissa Soares

Neurologista

Viçosa

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 362 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.