Aqui na igreja, utilizamos hóstia e vinho (vinho licorada e alcoólico, não suco de uva) para ministr
3
respostas
Aqui na igreja, utilizamos hóstia e vinho (vinho licorada e alcoólico, não suco de uva) para ministrar a ceia e damos a hóstia com a pontinha molhada no vinho aos fiéis (o vinho só é consumido assim, não é bebido). Essa pequena quantidade de vinho só molhando a hóstia já é suficiente para causar gatilhos em uma pessoa com histórico de alcoolismo?
Olá! Espero que esteja bem. Quando se trata de alcoolismo ou uso abusivo de bebidas alcoolicas o ideal é manter-se abstêmio pelo risco de recaídas no uso. De maneira geral a quantidade não costuma importar para uma possível recaída. Claro que varia de pessoa a pessoa. Informe ao seu médico para que seja discutido individualmente o custo benefício desse pequeno consumo. Espero ter ajudado. Fique com Deus e estou a disposição.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim. Depende da pessoa. Mas é completamente possível e muito provável que cause gatilho em pessoas com histórico de alcoolismo. Não sei se é possível usar suco de uva, até por ser vinho novo. Mas a resposta da psiquiatria é que sim, pode gerar gatilho em uma pessoa com histórico de alcoolismo.
Sim, mesmo pequenas quantidades de vinho alcoólico usadas em rituais religiosos, como molhar a hóstia na ceia, podem representar um risco de gatilho para uma pessoa com histórico de alcoolismo — especialmente em indivíduos que estão em abstinência há pouco tempo ou têm maior sensibilidade.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.