Artrose tem cura?

5 respostas
Artrose tem cura?
Dr. Adriano Karpstein
Médico do esporte, Ortopedista - traumatologista
Curitiba
A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida, ou seja, não existe tratamento que regenere a cartilagem hialina que se desgastou deixando-a como era dez ou vinte anos atrás. Mas existem vários tratamentos. Todos eles são paliativos porque, como disse, a cartilagem não será regenerada. Os objetivos dos tratamentos são: diminuir o principal sintoma da doença artrose, que é a dor, e também diminuir a velocidade do processo degenerativo. Existem vários tratamentos novos muito interessantes, como a viscossuplementação de terceira geração, o Iovera e a subcondroplastia, por exemplo. Consulte um bom médico ortopedista especialista em joelho para saber as últimas novidades para o tratamento da artrose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. João Paris Buarque de Hollanda
Ortopedista - traumatologista
São Paulo
A artrose em sí não tem cura, o que significa que, uma vez que você tenha artrose, não irá deixar de ter. Isso é muito diferente do que dizer que não tenha tratamento. Dependendo da localização e da gravidade da artrose, muitos pacientes conseguem melhora com tratamento clínico a ponto de não sentirem dor ou sentirem pouca dor. Incluem-se aqui a fisioterapia, acumpuntura, atividade física e eventualmente medicações específicas. Em casos de maior gravidade, cirurgias eventualmente podem ser indicadas.
 Pryscilla Mychelle S. Paula
Terapeuta ocupacional
São José do Rio Preto
Infelizmente a artrose não tem cura, mas possui tratamento medicamentoso, de reabilitação e prevenção de deformidades. Todas as pessoas necessitam ter músculos fortes, pois eles sustentam as articulações, inclusive pessoas com artrose. Conhecida atualmente como osteoartrite, apos melhora da dor e diminuição da inflamação, estas pessoas podem conversar com seu médico ou profissional de reabilitação ( terapeuta ocupacional e fisioterapeuta) qual melhor exercício para iniciar, como hidroterapia, pilates, entre outros.
No caso de artrose em mãos, o terapeuta ocupacional confecciona órteses (talas) sob medida para diminuição da dor, da inflamação e prevenção de deformidades ( dedos que vão deformando).
Se você tem artrose em mãos, procure um terapeuta ocupacional.
Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira
Ortopedista - traumatologista
Bauru
Não, mas tem tratamento. existem alternativas específicas para cada região do corpo afetada que levam em consideração a idade do paciente, seu nível de atividade, o estágio em que a artrose se encontra, entre outros fatores. Medicação, fisioterapia, órteses e cirurgias ortopédicas são as principais modalidades de tratamento disponíveis.
Dr. Felipe de Barros Falcão de Lacerda
Ortopedista - traumatologista
Rio de Janeiro
Olá,
O tratamento da artrose consiste no controle da progressão da doença (freiar a doença) e na melhora dos sintomas (melhora da dor e limitação de movimentos da articulação). Alcançamos isso através de fisioterapia e medidas analgésicas.
Casos mais avançados são abordados com cirurgia (infiltrações, desbridamentos ou artroplastia - também chamada de prótese).
Não conseguimos reverter a lesão da cartilagem, sendo assim, não há "cura", apenas controle da doença ou substituição da articulação por uma prótese.

Especialistas

Inaiacy Souto

Inaiacy Souto

Fisioterapeuta

São Paulo

Jim Paiva

Jim Paiva

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Liliane Figueiredo

Liliane Figueiredo

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Elias Paim leonel

Elias Paim leonel

Ortopedista - traumatologista

Recife

José Ribamar Moreno

José Ribamar Moreno

Especialista em dor, Anestesiologista

Rio de Janeiro

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 157 perguntas sobre Artrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.