Artrose tem cura?

5 respostas
Artrose tem cura?
A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida, ou seja, não existe tratamento que regenere a cartilagem hialina que se desgastou deixando-a como era dez ou vinte anos atrás. Mas existem vários tratamentos. Todos eles são paliativos porque, como disse, a cartilagem não será regenerada. Os objetivos dos tratamentos são: diminuir o principal sintoma da doença artrose, que é a dor, e também diminuir a velocidade do processo degenerativo. Existem vários tratamentos novos muito interessantes, como a viscossuplementação de terceira geração, o Iovera e a subcondroplastia, por exemplo. Consulte um bom médico ortopedista especialista em joelho para saber as últimas novidades para o tratamento da artrose.

A artrose em sí não tem cura, o que significa que, uma vez que você tenha artrose, não irá deixar de ter. Isso é muito diferente do que dizer que não tenha tratamento. Dependendo da localização e da gravidade da artrose, muitos pacientes conseguem melhora com tratamento clínico a ponto de não sentirem dor ou sentirem pouca dor. Incluem-se aqui a fisioterapia, acumpuntura, atividade física e eventualmente medicações específicas. Em casos de maior gravidade, cirurgias eventualmente podem ser indicadas.
Infelizmente a artrose não tem cura, mas possui tratamento medicamentoso, de reabilitação e prevenção de deformidades. Todas as pessoas necessitam ter músculos fortes, pois eles sustentam as articulações, inclusive pessoas com artrose. Conhecida atualmente como osteoartrite, apos melhora da dor e diminuição da inflamação, estas pessoas podem conversar com seu médico ou profissional de reabilitação ( terapeuta ocupacional e fisioterapeuta) qual melhor exercício para iniciar, como hidroterapia, pilates, entre outros.
No caso de artrose em mãos, o terapeuta ocupacional confecciona órteses (talas) sob medida para diminuição da dor, da inflamação e prevenção de deformidades ( dedos que vão deformando).
Se você tem artrose em mãos, procure um terapeuta ocupacional.
Não, mas tem tratamento. existem alternativas específicas para cada região do corpo afetada que levam em consideração a idade do paciente, seu nível de atividade, o estágio em que a artrose se encontra, entre outros fatores. Medicação, fisioterapia, órteses e cirurgias ortopédicas são as principais modalidades de tratamento disponíveis.
Olá,
O tratamento da artrose consiste no controle da progressão da doença (freiar a doença) e na melhora dos sintomas (melhora da dor e limitação de movimentos da articulação). Alcançamos isso através de fisioterapia e medidas analgésicas.
Casos mais avançados são abordados com cirurgia (infiltrações, desbridamentos ou artroplastia - também chamada de prótese).
Não conseguimos reverter a lesão da cartilagem, sendo assim, não há "cura", apenas controle da doença ou substituição da articulação por uma prótese.