Barra de proteina e produtos integrais com açúcar com alto teor de fibras na fórmula, não elevam a i

5 respostas
Barra de proteina e produtos integrais com açúcar com alto teor de fibras na fórmula, não elevam a insulina no sangue nem causam diabetes?
Olá! Nenhum alimento isoladamente vai causar o desenvolvimento de diabetes, e sim uma série de fatores como alimentação rica em carboidratos com alto índice glicêmico, gorduras, além de outros fatores como sono, obesidade, estresse... Assim, é importante analisar o contexto em que os alimentos estão inseridos. O fato de ter fonte de proteína no alimento já reduz o seu índice glicêmico, assim como as fibras. A barra de proteína e produtos alimentícios são alimentos ultraprocessados, ou seja, contém diversos ingredientes de uso exclusivo industrial. Estes devem ser alimentos consumidos com parcimônia, ou seja, não devem ser a base de sua alimentação. Porém, podem ser usados em casos de falta de tempo, e de planejamento de outras opções! Para mais dúvidas relacionadas a seu caso específico, sugiro o acompanhamento com um nutricionista para avaliar a sua individualidade. Espero ter ajudado !

As barras de proteínas podem ser substituídas por whey protein isolado pois estes contem em geral 23 gramas de proteína por dose e não contém açúcar.
Consulte um nutricionista para ter uma orientação mais específica.
Existem vários tipos de barras de proteinas e a sua composição pode variar bastante. O mesmo pode ser dito sobre as barrinhas de cereal muitas com xarope de milho ou glucose na composição que podem mesmo com alto teor de fibras, aumentar os níveis de insulina e glicemia. Mas tudo vai depender do momento de consumo (pós atividade física por exemplo) e o estado de saude do indivíduo.
Não se pode afirmar que um alimento isoladamente possa aumentar ou não níveis de insulina ou causar diabetes.
A hiperinsulinemia pode ser provocada também por estado inflamatório, obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados no geral (farinha branca). O que provoca aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insulina pelas células pancreáticas.
Olá! Nenhum alimento isolado é capaz de gerar diabetes.
As barras de proteína e produtos integrais com alto teor de fibras podem ter um menor impacto nos níveis de glicose no sangue e na resposta de insulina quando comparados a produtos ricos em açúcar e com baixo teor de fibras. No entanto, isso não significa que esses alimentos não elevam a insulina no sangue ou não podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes.

É importante entender que a insulina é um hormônio que regula os níveis de glicose no sangue, e seu aumento é uma resposta natural após o consumo de carboidratos, incluindo açúcares, mesmo que esteja presente em produtos integrais com alto teor de fibras.

A presença de fibras e proteínas nos alimentos pode retardar a digestão e a absorção dos carboidratos, o que pode ajudar a reduzir o aumento rápido dos níveis de glicose e a resposta de insulina. No entanto, ainda é importante considerar o conteúdo total de carboidratos e açúcares nos alimentos, bem como o tamanho da porção consumida.

O desenvolvimento do diabetes tipo 2 envolve diversos fatores, incluindo a dieta, o estilo de vida, a predisposição genética e outros aspectos da saúde. Consumir produtos integrais com fibras é uma escolha mais saudável em comparação com produtos ricos em açúcar e com baixo teor de fibras, mas não garante a prevenção absoluta do diabetes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!