Bem, posso umas 2 semanas motivado pra estudar, depois essa motivação se transforma em desinteresse

3 respostas
Bem, posso umas 2 semanas motivado pra estudar, depois essa motivação se transforma em desinteresse pelos estudos.
Dra. Anna Laura Lopes Rezende
Psiquiatra
Goianésia
Isso é algo bem comum! A motivação tem altos e baixos, e muitas vezes ela não é constante. O importante é tentar estabelecer uma rotina que funcione mesmo nos dias em que a motivação estiver em baixa. Uma estratégia legal pode ser dividir os estudos em pequenas metas e celebrar as conquistas, mesmo que pareçam pequenas. Isso ajuda a manter a sensação de progresso.

Você tem algum objetivo específico com os estudos ou alguma área que está tentando focar mais? Isso pode ajudar a planejar uma rotina mais efetiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Isso é super comum. A motivação pode ser como uma onda, ela sobe e desce. No começo, a empolgação de algo novo te dá aquele gás, mas depois, com o tempo, o cérebro começa a se acostumar e o interesse vai diminuindo. Isso não quer dizer que você não consiga manter o foco, mas talvez seja legal tentar encontrar formas de tornar o estudo mais interessante ou até estabelecer metas menores, mais fáceis de alcançar. A gente também precisa de pausas, né? Ficar se cobrando o tempo inteiro também não ajuda. Então, talvez seja o caso de ajustar um pouco a rotina para conseguir uma motivação mais constante.

Se você perceber que esse desinteresse afeta diretamente o seu desempenho ocupacional ou acadêmico, talvez seja o momento de buscar ajuda médica. Considere isso!
Dr. Jonathan Marcolini
Psiquiatra
São Paulo
Importante avaliar se há alteração de humor ou somente falta de motivação. Importante procurar um psiquiatra para melhor entender o quadro.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.