Betabloqueadores podem ser usados para ajudar no tratamento da ansiedade ou síndrome do pánico?

9 respostas
Betabloqueadores podem ser usados para ajudar no tratamento da ansiedade ou síndrome do pánico?
Sim. Os betabloqueadores podem ajudar em alguns efeitos colaterais ou desconfortos físicos como rubor facial, arritmias, pressão alta... Atuam também com efeitos positivos em relação ao estresse, adrenalina, tontura, sudorese, entre outros sintomas decorrentes de um estado de alerta constante. Assim são auxiliares do tratamento para ansiedade.

Olá! Olha, muitas são as razões que podem explicar essas dores e cansaço que você relata. Quando você cita que faz tratamento para ansiedade me deu a sensação de você está se referindo a um tratamento medicamentoso (que é importante). Acredito, porém que seria de grande valia procurar um psicólogo que pudesse complementar esse tratamento com o suporte emocional e até de avaliar mais pontualmente os motivos desses sintomas, que podem ter a ver com a ansiedade (por exemplo excesso de atividades e demandas que está te levando a uma estafa física e mental), como pode estar relacionada a outras realidades. Um bom psicólogo te ajudará a contextualizar e ampliar sua perspectiva sobre essa queixa e, consequentemente, melhorar sua qualidade de vida e bem estar.

Cuide-se bem! Forte abraço!
Prezado(a),
Beta-bloqueadores são excelentes para tratar os sintomas corporais associados, como sudorese, mãos frias e palpitações. Não provocam déficits cognitivos e não geram dependência, ou seja, você conseguirá dormir sem medicações depois que os sintomas cessarem.
Alguma cautela é necessária em quem tem diabetes ou algum tipo de bradirritimia cardíaca.
Fique bem. Abraços.
Sim. Ajudam no tratamento mas não tratam as questões emocionais que por vezes podem estar por trás dos sintomas da ansiedade. É recomendável também a psicoterapia para maior efetividade no tratamento.
Sim. Este tipo de remédio ajuda muito no combate das patologias citadas e a maioria dos usuários relatam não sofrer com efeitos colaterais indesejados. Importante salientar que para potencializar o efeito da medicação é aconselhável terapia, para que se possa entender quais os fatores que estão desencadeando estes sintomas e garantir uma qualidade de vida maior depois ao fim do tratamento medicamentoso.
Como já falaram os colegas a cima os Betabloqueadores podem sim ajudar no tratamento da ansiedade porem sugiro a psicoterapia para tratar ansiedade e síndrome do panico. Se puder, procure na tua cidade um psicologo/a que use o EMDR ou Brainspotting na sua pratica clinica com certeza poderá aliviar muitos teus sintomas e quem sabe se livrar do panico.
Sim, podem ajudar nos sintomas físicos, mas não tratam as questões emocionais, estas tratadas nas sessões de psicoterapia. A Terapia Cognitivo Comportamental tem excelentes resultados para esse tipo de tratamento.
Como já disseram os profissionais acima, os Beta-bloqueadores ajudam nos transtornos de ansiedade e pânico. Mas, é importante saber quem prescreveu, pois como é um medicamento de fácil acesso muitas pessoas fazem uso indiscriminado do mesmo.
Sugiro, caso não tenha, um médico psiquiatra e um psicólogo. A psicoterapia te ajudará a entender os motivos que te levaram a desenvolver a ansiedade e o pânico, buscando fortalecer suas defesas e ajudando-o a ressignificar os fatos. Espero ter ajudado.
Sim. Sempre verifique o uso de remédios com seu médico.
A ansiedade, hoje, é o mal do século. Temos uma vida muito desgastante em relação à tempos passados.
Tudo se resolve, se você acredita e toma as atitudes mais responsáveis possíveis para seu conforto.
Você pode vir ou não a precisar de tratamento medicamentoso e sempre, paralelamente, deve fazer uma psicoterapia para ajuda-lo a ter motivações positivas e coerentes a um bom comportamento, ter saúde e equilíbrio.
Emocionar-se é muito bom e viver ao máximo sob medida, não é? Estarmos bem é ter mente e corpo sãos!
Viva sempre estas máximas :
"Mens sana in corpore sano
e Conhece-te a ti mesmo", procure ajuda paralela com um terapeuta. É importante para este equilíbrio