Boa noite estou tomando mitrazapina 15 mg a noite mais no outro dia acordo com batimentos alterados
Boa noite estou tomando mitrazapina 15 mg a noite mais no outro dia acordo com batimentos alterados será que vou ter que tomar outro tipo de remedio para o dia
3 respostas
Retorne com o médico que lhe prescreveu o medicamento e conte o que está sentindo para avaliar direitinho.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
A mirtazapina é um antidepressivo utilizado principalmente para tratar transtornos depressivos maiores, mas também pode ser prescrita para ansiedade, insônia e outros quadros. Embora geralmente bem tolerada, ela pode causar efeitos colaterais. Abaixo estão os mais comuns e os menos frequentes: Efeitos colaterais comuns (mais de 1 em 10 pessoas): Sedação ou sonolência: Principalmente no início do tratamento, podendo ser útil para pacientes com insônia. Aumento de apetite e ganho de peso: É comum sentir mais fome, especialmente por carboidratos. Boca seca: Sensação de secura, que pode ser aliviada com boa hidratação. Tontura: Especialmente ao se levantar rapidamente (hipotensão postural). Náuseas ou desconforto gastrointestinal: Podem ocorrer, mas geralmente são leves. Efeitos colaterais menos comuns (1 em 100 a 1 em 10 pessoas): Constipação: Pode ser aliviada com aumento de fibras e líquidos na dieta. Confusão ou desorientação: Mais frequente em idosos. Pesadelos ou sonhos vívidos: Alterações no sono podem ocorrer. Inchaço (edema periférico): Retenção de líquidos em pés ou mãos. Dores de cabeça: Geralmente leves. Efeitos colaterais raros (menos de 1 em 100 pessoas): Agravamento da depressão ou pensamento suicida: Mais provável no início do tratamento, especialmente em jovens. Agranulocitose: Uma condição rara de redução dos glóbulos brancos, que pode levar a infecções. É essencial monitorar sintomas como febre ou dor de garganta. Hiperatividade ou agitação: Embora a mirtazapina seja sedativa, pode causar o oposto em algumas pessoas. Efeitos colaterais muito raros: Síndrome serotoninérgica: Quando combinada com outros medicamentos que aumentam a serotonina (como ISRS ou triptanos), pode causar sintomas como tremores, febre e confusão. Reações alérgicas graves: Erupção cutânea, inchaço ou dificuldade para respirar. Precauções: Idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos sedativos. Monitorar cuidadosamente pessoas com histórico de transtornos bipolares, pois a mirtazapina pode desencadear episódios de mania. Evitar álcool, pois pode intensificar os efeitos sedativos. Se ocorrerem efeitos colaterais preocupantes como seus batimentos alterados ou se eles persistirem, é importante conversar com um psiquiatra para ajustar a dose ou considerar alternativas. Qualquer dúvida ou interesse em agendar estou a disposição!
Boa noite! Alteração dos batimentos após iniciar mirtazapina precisa ser avaliada. Pode haver relação com o medicamento, mas ansiedade, arritmia, tireoide, anemia ou outros fatores também devem ser considerados. Não acrescente outro remédio por conta própria. Dor no peito, falta de ar, desmaio, palpitações persistentes ou fraqueza intensa exigem pronto atendimento. Minha orientação é agendar uma consulta inicial, para que eu possa avaliar os sintomas e os medicamentos em uso. Atendo pacientes adultos e idosos de todo o Brasil. Para sua segurança, recomendo que agende por aqui mesmo no Doctoralia. E se minha resposta te ajudou, deixe uma avaliação no meu perfil, nos motiva a responder mais pessoas por aqui :) Grande abraço e até breve! Dr. Davi Leonel Medicina do Idoso e Adulto Fundador e Médico-Chefe do Instituto LONGEV+
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
