Boa noite , eu tomo Fuoxetina e o médico associou com Amitriptilina . Tô com medo de ficar dopada .

5 respostas
Boa noite , eu tomo Fuoxetina e o médico associou com Amitriptilina . Tô com medo de ficar dopada . O que faço?
O ideal é você seguir a orientação do seu psiquiatra. Se está com receio, inicie o uso no fim de semana. A amitriptilina pode até lhe deixar um pouco sonolenta no dia seguinte, mas não ficará com uma sedação intensa.
Sempre tire dúvidas com o seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Hugo Araújo
Psiquiatra
Recife
Não existe problema em associar essas duas medicações, contanto que estejam bem indicadas. A amitriptilina tem tem uma ação sedativa que já é esperada. Sugiro abrir o diálogo com seu psiquiatra. Tire dúvidas dessa natureza em consulta. Se não souber o motivo pelo qual uma medicação está sendo prescrita, pergunte. Não saia da consulta insegura com alguma medicação prescrita.
Dr. Samuel Lopes Abath
Psiquiatra
Recife
Boa noite! Entendo sua preocupação, e é normal sentir receio ao adicionar uma nova medicação ao tratamento. A combinação de Fluoxetina e Amitriptilina é usada em alguns casos porque os dois medicamentos atuam de maneiras diferentes e podem complementar os efeitos no tratamento de condições como depressão, ansiedade ou dores crônicas.

A amitriptilina pode, sim, causar sonolência em algumas pessoas, especialmente no início do uso ou se a dose for alta. Por isso, é importante seguir exatamente a dosagem e o horário indicados pelo médico. Geralmente, ela é prescrita para ser tomada à noite, porque ajuda a dormir melhor e reduz a chance de você se sentir muito sonolenta durante o dia.

Se você está preocupada, pode começar observando como se sente nos primeiros dias. Normalmente, o corpo se adapta em pouco tempo, e os efeitos de sedação tendem a diminuir. Caso sinta que está muito "dopada" ou tenha dificuldade para realizar suas atividades, é importante relatar isso ao médico. Ele pode ajustar a dose ou até reavaliar a combinação.

O mais importante é não interromper o uso por conta própria, porque isso pode interferir no tratamento. Vá com calma, observe seu corpo e, se precisar, estou aqui para te apoiar!
A resposta à associação de tais medicamentos é bem particular de cada paciente. Ás vezes só podemos perceber certos efeitos colaterais adversos com a tentativa. Consulte o profissional que prescreveu e tire as dúvidas até sentir segurança na nova etapa do tratamento.
Toma Fluoxetina pela manhã e Amitriptilina a noite. A Amitriptilina dá um pouco de sono mas não deixa dopado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 973 perguntas sobre Amitriptilina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.