Boa noite existe alguma relação entre dislexia e gagueira?

11 respostas
Boa noite existe alguma relação entre dislexia e gagueira?
Bom dia!
Apesar da gagueira (disfluência) e a dislexia serem dificuldades linguísticas, uma não tem relação com a outra.
A Dislexia é uma dificuldade em "decodificar" a escrita, enquanto a gagueira, que na verdade é um dos sinais da disfluência, é uma dificuldade em manter o ritmo da fala.

Muitas vezes realmente uma pessoa pode ser disléxica, ou seja, ter mesmo um distúrbio na linguagem que provoca dificuldades na aprendizagem. Contudo, muitas vezes o que é aparentemente uma dislexia, pode ser uma interrupção em uma das fases de alfabetização, ocorrida na infância e que pode, através de métodos de alfabetizacao, ajudar a pessoa a avançar, até chegar à fase alfabética.
Não. A dislexia é o termo relacionado as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, já a gagueira ou disfluencia são dificuldades no ritmo da fala, geralmente associado a pausas e repetições de sílabas. Procure um Fonoaudiólogo caso apresente alguma dessas dificuldades.
Não tem relação. A dislexia tem dificuldade de decodificar a escrita e a gagueira a pessoa tem alteração na fluência da fala.
bom dia, nenhuma delas tem relação,mas pode ocorrer ambas ao mesmo tempo.
dislexia dificuldade no desenvolvimento da aprendizagem e gagueira alteração na fluência.
contudo causa na criança insegurança em todo seu contexto social, o que pode tornar-se agravante em todo seu processo clinico.
Não existe relação entre a Dislexia e a gagueira, mas ambos os quadros requerem a intervenção multidisciplinar: fonoaudiológica, psicopedagógica e psicológica. Não se deve negligenciar os diagnósticos. A intervenção na infância é de extrema importância para a superação da criança em outras fases da vida.
Não existe relação de Gagueira com a dislexia. Mas a pessoa pode ter fatores emocionais que prejudicam sua atenção na leitura e ao ficar nervoso apresentar disfluência na fala. Então vai depender de cada caso. Porém na teoria eles não estão interligados.
No diagnóstico da dislexia, a pessoa apresenta comprometimento neurológico, se não ocorre um comprometimento dessa natureza, não se trata de dislexia e sim de dificuldades de leitura e escrita. Caso seja uma dislexia, devido ao comprometimento neurológico estar envolvido, existem quadros de disfluência verbal (gagueira) com comprometimento neurológico. Pode ocorrer das duas patologias estarem simultâneas por um acaso não como via de regra.
Olá!
São transtornos diferentes, como os colegas já mencionaram.
Acrescento apenas que, em alguns casos, ambos podem estar relacionados com alteração de resolução temporal - uma habilidade auditiva relacionada com o processamento auditivo central. Uma falha na resolução temporal induz à falha na decodificação fonêmica (presente na dislexia) e na falha de fluência (presente na gagueira). Se uma pessoa tem esse duplo diagnóstico, vale a pena realizar o exame de processamento auditivo central.
Olá! apesar de gagueira e dislexia serem coisas diferentes uma pessoa pode apresentar ambas as queixas mesmo não estando relacionadas. Sugiro que procure uma fonoaudióloga para avaliação detalhada.
Olá!
Importante saber se os diagnosticos de dislexia e de gagueira foram dados por uma fonoaudióloga. Porque se não foi o caso, eu diria para você procurar essa profissional rapidamente, antes que o problema escolar e de fala se intensifiquem. Gagueira e dislexia são independentes. Mas quando ocorrem ao mesmo tempo, será bem difícil para a criança lidar com as duas condições sem supervisão profissional.
Boa sorte!