Minha filha tem 1 ano e 9 meses , ouve muito bem atende todos os comandos olha nos olhos brinca inte
1
respostas
Minha filha tem 1 ano e 9 meses , ouve muito bem atende todos os comandos olha nos olhos brinca interage normal , nasceu de 36 semanas no entanto não está falando nada agora q fala dá e muuu e só mais nada ainda. É normal?
Olá! Tudo bem? Acolho a sua preocupação, que é muito natural e demonstra um cuidado imenso. É maravilhoso saber que sua filha ouve bem, mantém contato visual, atende aos comandos, brinca e interage. Isso nos mostra que a base principal da comunicação dela, que é a compreensão do mundo e a intenção de se relacionar, está excelente.
Como ela nasceu de 36 semanas, consideramos o desenvolvimento dela para a idade corrigida de 1 ano e 8 meses. Mesmo fazendo esse reajuste, o esperado para essa fase é que a criança já utilize um repertório de palavras mais amplo além do "dá" e do "muuu". Ela entende tudo perfeitamente, mas a parte expressiva da fala está precisando de um estímulo direcionado.
Por isso, a orientação mais segura e afetuosa é não adotarmos a ideia de "esperar o tempo da criança". Ela está em uma janela de desenvolvimento incrível, onde o cérebro absorve os estímulos muito rápido. Uma avaliação fonoaudiológica nos ajudará a entender como destravar essa fala e orientar vocês sobre as melhores formas de estimulá-la no dia a dia em casa. Ficarei muito feliz em recebê-las no consultório para apoiar o desenvolvimento dela de perto. Caso não sejam da minha região, espero que encontre um fonoaudiólogo de sua confiança. Um abraço afetuoso!
Como ela nasceu de 36 semanas, consideramos o desenvolvimento dela para a idade corrigida de 1 ano e 8 meses. Mesmo fazendo esse reajuste, o esperado para essa fase é que a criança já utilize um repertório de palavras mais amplo além do "dá" e do "muuu". Ela entende tudo perfeitamente, mas a parte expressiva da fala está precisando de um estímulo direcionado.
Por isso, a orientação mais segura e afetuosa é não adotarmos a ideia de "esperar o tempo da criança". Ela está em uma janela de desenvolvimento incrível, onde o cérebro absorve os estímulos muito rápido. Uma avaliação fonoaudiológica nos ajudará a entender como destravar essa fala e orientar vocês sobre as melhores formas de estimulá-la no dia a dia em casa. Ficarei muito feliz em recebê-las no consultório para apoiar o desenvolvimento dela de perto. Caso não sejam da minha região, espero que encontre um fonoaudiólogo de sua confiança. Um abraço afetuoso!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- "Travada" na fala e voz embolada. O que pode ser??
- Meu filho tem 3 anos e tem dificuldade em falar palavras com a letra L e R. Será que é normal? Ele começou a falar frases com 1 ano e 10 meses. Ei tirei a chupeta faz 3 meses.
- Minha filha tem 1 ano e 10 meses,só fala dada, mamã e papai,sabe imitar tanto som como ritmos e normal , ela só não tá falando tudo,eu deve se preocupar.
- Por quais os motivos que eu devo me consultar com um fonoaudiólogo ?
- Adulto que tem dificuldade em falar palavras com x e som de ks, como táxi, complexo, anexo entre outras.
- Meu filho tem 1ano e 9meses e as únicas palavras que ele fala é Bi mam papa....mais ele se comunica nem tudo a gnt entende...tem hora q ele pega na nossa mão pra mostrar o q quer qnd ele tinha 1mes ele teve q dar um pique na língua pois era colada ...acha q devo procurar ajuda.....com especialista...
- minha filha tem 4 anos e tem dificuldade de pronunciar a letra L ,(por exemplo o próprio nome dela Alice ela diz aice, chinelo chineio) Devo procurar um fonoaudiólogo?
- Minha filha tem 4 anos e de três dias pra cá ela vem repetindo algumas sílabas e palavras, "mãe meu pé ta doendo-endo" "mãe eu não consi-i-go" "ela tá descendo-endo" "meu pé tá coça-ando" "quero ver você jogando-ando-ando". Parece que ela nem percebe, eu peço pra ela falar sem repetir mas parece…
- Olá meu filho tem 1 ano e 4 meses antes ele falava mamã e papa mas agr ele não ta mais falando eu peço pra ele falar algumas palavrinhas mais ele não fala de vez em quando ele fala Lalá eh normal ou levo ele pro pediatra? Não fala mais mamã e nem papá de jeito nenhum
- Meu filho tem 3 anos e fala algumas palavras enrolas,tipo fazer ele fala tazer,coloca o T na maioria das palavras,tem vez que ele vai falar que só sai tatatata,mais ele fala papai,mamãe corretamente é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 109 perguntas sobre Distúrbios da fala
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.