Boa noite! Faz muito tempo que quando cochilo rápido ( questão de segundos) eu vejo pessoas , cenas

14 respostas
Boa noite! Faz muito tempo que quando cochilo rápido ( questão de segundos) eu vejo pessoas , cenas , ouço pessoas falando....Mas TD muito rápido. E pior de cochilo muitas e muitas vezes por dia . Se estiver assistindo a tv , então , cochilo o tempo todo e sempre com essas visões de segundos. O que isso significa?
Olá! Espero que você esteja bem!

O fenômeno que você está descrevendo, de ver pessoas, cenas e ouvir vozes durante cochilos rápidos, pode ser um estado de sonolência ou um tipo de alucinação hipnagógica, que é uma experiência comum que pode ocorrer quando uma pessoa está prestes a adormecer ou acordar. Geralmente, essas experiências são breves e não são consideradas prejudiciais.

No entanto, se essas visões e vozes estiverem afetando sua vida diária ou causando desconforto, é essencial procurar a avaliação de um profissional de saúde mental ou um médico para uma análise mais aprofundada. A TCC é uma abordagem terapêutica que se concentra em identificar padrões de pensamento e comportamento que possam estar contribuindo para problemas emocionais ou comportamentais e, em seguida, trabalhar para desenvolver estratégias para lidar com esses problemas de forma mais saudável.

Se você estiver experimentando essas visões e cochilos frequentes, considere procurar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação completa e para discutir suas preocupações em detalhes.

Além disso, lembre-se de adotar hábitos de sono saudáveis, como manter um horário regular de sono, criar um ambiente de sono confortável e evitar estimulantes, como cafeína, antes de dormir. Essas práticas podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir as experiências incomuns que você está vivenciando.

Um forte abraço!

Olá!! Que bom que chegou até aqui.
Sonhos podem nos dizer muitas coisas: nosso cérebro agitado pelas situações do dia, pensamentos recorrentes que desencadeiam sensações, ansiedade ou preocupação com algo que esteja acontecendo ou um fato que nos "roube" a atenção. Entretanto, esse é apenas um dos sinais que nossa mente nos envia para nos solicitar atenção e ajuste de algo. O que fica aqui refletindo enquanto leio seu relato é: o que te faz ter tantos cochilos durante o dia? Como está o seu período de sono, de descanso noturno? Talvez o que esteja ocorrendo sejam ajustes orgânicos frente a outras questões da sua rotina que estejam disfuncionais. A resposta fidedigna será possível apenas com a investigação e o entendimento de sua individualidade e rotina.

Caso queira entender mais, sugiro que busque um profissional para te acompanhar. Caso queira, conte comigo!

Psicologa Christiane Teixeira
Olá. É importante destacar que a presença desses cochilos não são suficientes para fazer um diagnóstico. Se esse comportamento é excessivo e interfere nas atividades diárias ou no sono noturno, pode indicar distúrbios como insônia, hipersonia ou apnéia do sono. Esses problemas podem estar relacionados a questões de estresse, depressão ou outras condições de saúde mental. Muitos outros fatores devem ser considerados, e somente um profissional de saúde mental qualificado pode realizar uma avaliação completa para determinar um diagnóstico adequado e propor um plano de tratamento. Sempre à disposicão.
Olá, estas alucinações que você vem passando geralmente, ocorrem no estado de transição entre a vigília e o sono, quando o cérebro ainda está em um estado de atividade mental, mas o corpo está relaxando. Elas são breves, podendo ocorrer por conta de situações de estresse, exaustão mental, ansiedade ou outros distúrbios do sono, se isso vem te atrapalhando no dia a dia, seria interessante buscar um profissional de sua confiança. Um abraço!
Olá, como está?
Sobre essas questões de ver pessoas e cenas logo alguns segundos após começar a pegar no sono podem ter algumas questões interessantes aí, primeiramente seria legal procurar um médico do sono para olharem por que dos vários cochilos ao longo do dia, pelo que entendi você tira alguns cochilos ao longo do dia, isso aí pode ser trabalhado também com terapia para saber os motivos.
Além disso, visualizar cenas, pessoas nesses segundos logo após o início do cochilo é normal, os sentidos ainda são capazes de captar esses estímulos externos e a própria consciência também é capaz disso, talvez os sonhos tenham algum sentido legal de trabalhar em terapia.
Espero ter ajudado.
Olá, como você está?

Para se estabelecer um diagnóstico, é necessário que haja uma investigação mais aprofundada dos sinais e sintomas que apresenta, de forma contextualizada. Entretanto, as características que relatou são muito comuns em alucinações hipnagógicas. Essas alucinações, comumente, aparecem entre o estado de vigília (em que a pessoa está acordada) e o primeiro sinal de rebaixamento da consciência, ou seja, o sono. Geralmente, essas alucinações tendem a aparecer quando o indivíduo está muito cansado, com um estresse crônico, e com sono de má qualidade. É importante rever como está sendo a sua rotina, se você tem tido sono reparador e de qualidade, e como está a sua saúde mental. Esses cochilos frequentes, durante o dia, são indicativos que pode não estar tendo um sono de qualidade.
Procure um médico especializado em sono, e, se possível, um psicólogo, para trabalhar possíveis causas relacionadas com esses sintomas. Estabelecer uma rotina menos estressante e adotar a higiene do sono, também são estratégias para contornar esse problema. Espero ter ajudado, estou à disposição!

Abraço!
Olá, por vezes a agitação do momento pode levar a atividade cerebral acelerar alguns processos. Para um retorno mais efetivo sobre oq ué está ocorrendo é preciso um acompanhamento psicológico, pois os dados apresentados pode ser tudo e nada.
Caso necessite, tenho disponibilidade.
Se a necessidade de cochilos ao longo do dia é frequente, isso indica que tem alguma questão relacionada com o seu sono para ser vista. Sugiro que você procure um neurologista ou psiquiatra com especialização em sono. Antes de buscar entender o significado dos sonhos, busca entender o que está errado com o teu ciclo circadiano (responsável pelo sistema de sono). Espero que tudo fique bem.
Psicólogo @adrianogalocha aqui.
Seu relato me faz pensar em alucinações, normalmente aparecem entre o estado de vigília e os primeiros estágio do sono, quando esta adormecendo ainda naquele sono leve.
Podemos pensar que o ser humano tem dois estados: o tranquilo e o agitado.
Normalmente essas alucinações aparecem quando você está muito agitada, cansada, com índice de estresse elevado, e é lógico com sono de má qualidade.
É muito importante que você inicie um tratamento psicológico, nele o profissional poderá investigar melhor estes sintomas e sensações, e em seguida pensar em um tratamento adequado a você, que irá ajudar em sua melhora, em sua saúde e qualidade de vida.
Estou pronto para te ajudar e fico a sua disposição.
Inicialmente me fez pensar em narcolepsia, sugiro que procure um profissional de saude mental!
Não sei se podemos falar de alucinações.
A psicologia Junguiana foca muito no valor simbólico que as imagens, não importa onde elas são geradas, mas o que elas significam... se cochilos, os sonhos, ou fantasias acordas, o conteúdo é de fundamental importancia, porque é o teu lado mais essencial, o seu inconsciente tentando cmandar mensagens... conversar com você... coisas precisasm ser vistas...
sugiro psicoterapia focada em análise de sonhos. vamos?
O fenômeno que você está descrevendo é conhecido como "alucinações hipnagógicas". Essas alucinações podem ocorrer durante o processo de adormecimento ou logo após acordar. São experiências sensoriais vívidas, como ver pessoas ou cenas, ouvir vozes, entre outros, que geralmente duram apenas alguns segundos.

Essas alucinações podem ser relativamente comuns e geralmente não são motivo de preocupação. Elas podem ocorrer devido às transições entre estados de sono e vigília. No entanto, se essas alucinações forem perturbadoras, frequentes ou estiverem afetando negativamente sua qualidade de vida, é aconselhável conversar com um profissional de saúde, como um médico ou um especialista em sono. Eles podem avaliar sua situação mais detalhadamente e fornecer orientações específicas com base em sua história e sintomas.
Olá, espero que esteja bem.
Isso que esta vivenciando e o início do sono, e como se fosse o processo de transição entre estar acordado e iniciando o sono mas que duram pois segundos é e considerado normal, algumas pessoas lembram ao acordar e outras não.
É importante ressaltar que, somente, esse sintoma não é suficiente para realizar um diagnóstico assertivo. Porém, se está sintomatologia interfere em atividades diárias ou no sono noturno, é indicado que busque um profissional da neurologia (médico neurologista) para avaliação clínica. Se cuide! Abraços.