Boa noite fiz uma endoscopia deu gastrite cronica com com metaplasia intestinal porem deu helicobacter

3 respostas
Boa noite fiz uma endoscopia deu gastrite cronica com com metaplasia intestinal porem deu helicobacter pylore negativo fui ao meu medico ele me disse que não tenho nada mas vejo que isso pode virar um câncer. Porem fiquei meio assustado e ainda estou com medo de ser algo grave poderiam me responder melhor?
Olá! De facto, a metaplasia intestinal não é a mesma coisa de câncer de estômago. No entanto, há vários trabalhos na literatura médica que ainda estuda essa relação. Um bem interessante é um artigo publicado em 2001 por L. Rodrigues no Jornal Brasileiro de Patologia que sugere que "a metaplasia intestinal do tipo III pode ser um marcador de intensidade do processo metaplásico." Outra questão é que em alguns países da Ásia, o uso de endoscopia para o rastreio de câncer de estômago mostrou reduzir o risco de mortalidade pela doença, dando margens ao diagnósticos em estágios precoces. Portanto, é importante um acompanhamento médico periódico incluindo exames de endoscopia.

Olá. A metaplasia intestinal da mucosa gástrica é descrita como uma lesão pré-neoplásica, porém, somente uma pequena parcela progredirá para câncer. Aqueles com maior risco para que isso aconteça são, principalmente, os que têm metaplasia extensa, do tipo incompleta, esteja associada à H. Pylori ou à displasia. Nestes pacientes, é recomendado acompanhamento endoscópico com múltiplas biópsias.
Boa noite! Não se sabe ao certo o papel da metaplasia intestinal no processo de desenvolvimento do cancer gastrico. Se ha correlação, a metaplasia intestinal incompleta parecer ser a mais correlacionada. Nao se sabe se há certeza de relação de causa-efeito, porem as duas entidades ( cancer gástrico e metaplasia intestinal) sao muito frequentes juntas. Dependendo da idade, sintomatologia, historia familiar positiva para cancer de estomado ou outros canceres, ha necessidade de seguimento com realizacao periodicas de endoscopia. Em sendo negativo o H. Pylori, foi eliminado o carcinogeno gastrico mais importante.