Boa noite! Gostaria de saber dos riscos da cirurgia completa de retirada de nódulos malignos na ti

1 respostas
Boa noite!
Gostaria de saber dos riscos da cirurgia completa de retirada de nódulos malignos na tireóide, se é muito grande a chance de precisar fazer traqueostomia.
Bom dia!

Considerando a tireoidectomia total, que é a cirurgia para retirada completa da tireoide, temos algumas complicações possíveis, mas duas delas que vou destacar aqui por serem as mais comuns da gente ver na prática:
1- Rouquidão no pós-operatório, que acontece quando há lesão de um dos nervos da voz.
2- Queda do cálcio do sangue (hipocalcemia), por perda de função das glândulas paratireoides.

Essas duas complicações podem ser permanentes ou transitórias; e quando elas aparecem, cada pessoa tem que ser avaliada de forma individual em relação a tratamento e reabilitação.

Já sobre a traqueostomia, na maioria das vezes ela se associa com a lesão dos dois nervos da voz. Essa é uma situação bastante rara, mas de fato cai no grupo das complicações possíveis da cirurgia.

A mensagem mais importante sobre a cirurgia, e a forma mais eficiente de evitar as complicações, é buscar um cirurgião de cabeça e pescoço com prática na realização de tireoidectomia para fazer a sua cirurgia. Você pode pesquisar a especialização de um médico no site do CRM ou ver se ele está vinculado à Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Em mãos capacitadas a chance de complicação é muito pequena.

Espero ter ajudado, bom tratamento!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.