Boa noite, me chamo José Carlos , Bahia, recebi resultado laboratório de minha esposa dados de FERRE

2 respostas
Boa noite, me chamo José Carlos , Bahia, recebi resultado laboratório de minha esposa dados de FERREITINA baixo de 5,8 ng/mL,com valor de referência: 10,0 - 291,0 ng/ml . o que devo fazer?
Resultado da SATURAÇÃO DA TRANSFERRINA : 4,00% , o valor de referência : 20 a 50% . A chei muito baixo o resultado.
No meu exame de laboratório também da mesma data apresentou : CRISTAIS DE OXALATO DE CALCIO= POSITIVO, Na referência : Negativo.
Devo me preocupar?
Olá José Carlos! Você está com uma deficiência de ferro. Isso pode ocasionar anemia. Além disso, é fundamental avaliar qual a causa dessa deficiencia de ferro. Sugiro se consultar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Boa noite, José Carlos. Entendo sua preocupação com os resultados dos exames de sua esposa e também com os seus próprios resultados. Vamos tentar esclarecer as questões de uma forma que possa ajudar a entender melhor o que esses números significam e quais seriam os próximos passos recomendados.

Começando pelos resultados da sua esposa, a ferretina baixa de 5,8 ng/mL, quando comparada ao valor de referência que inicia em 10,0 ng/mL, indica uma deficiência de ferro. A ferretina é uma proteína que armazena ferro no corpo, e níveis baixos podem ser um sinal de anemia ferropriva, a forma mais comum de anemia, que ocorre devido à falta de ferro. Isso pode levar a sintomas como fadiga, palidez e fraqueza. A saturação da transferrina de 4%, significativamente abaixo do valor de referência de 20 a 50%, reforça a indicação de que há uma deficiência de ferro. A transferrina é uma proteína que transporta o ferro pelo corpo, e sua baixa saturação indica que há pouco ferro disponível para transporte.

Para sua esposa, o próximo passo seria consultar um médico, que pode recomendar suplementação de ferro e investigar a causa da deficiência de ferro. Isso pode incluir questões dietéticas, possíveis perdas de sangue ou outros problemas de saúde que afetam a absorção de ferro. O tratamento geralmente envolve suplementos de ferro e ajustes na dieta para aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro.

Quanto ao seu próprio exame, a presença de cristais de oxalato de cálcio indica que há cristais desse composto na sua urina. Embora possa ser um achado comum e muitas vezes sem significado clínico em pessoas saudáveis, em alguns casos, pode estar associado a um risco maior de formação de cálculos renais, especialmente se houver outros fatores de risco presentes, como baixa ingestão de líquidos, dieta rica em certos alimentos ou histórico familiar de cálculos renais.

Para ambos, a chave é o acompanhamento médico. No caso da sua esposa, para tratar e investigar a causa da deficiência de ferro, e no seu caso, para avaliar o significado clínico dos cristais de oxalato de cálcio e discutir possíveis medidas preventivas para reduzir o risco de cálculos renais. Manter uma dieta equilibrada e uma hidratação adequada são conselhos gerais úteis, mas as recomendações específicas devem ser personalizadas por um profissional de saúde após uma avaliação detalhada.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.