Anemia ferropriva - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é anemia?

Explicar o que é anemia requer primeiro entender o que é o sangue e qual o seu papel. O sangue é um tecido sobre o corpo humano, composto de células como os outros, mas que está em estado líquido, precisamente por causa do papel muito importante que é servir como um meio de comunicação e transporte de todas as substâncias necessárias para manter fornecido e todos os nossos órgãos funcionando.

As células que formam nosso sangue são basicamente:

Glóbulos vermelhos, eritrócitos

Eles são como sacos cheios de uma proteína chamada hemoglobina, que tem a particularidade de ligar facilmente a certos gases como oxigênio e CO2 (dióxido de carbono). Eritrócitos estão constantemente viajando, graças ao aumento da circulação do coração dos pulmões, onde ele capta oxigênio para os tecidos onde as células necessitam de oxigênio para o metabolismo e produtores de energia também precisam se livrar de seu produto principal resíduos metabólicos que é o de dióxido de carbono (CO2). O ciclo de oxigenação começa como uma célula vermelha do sangue no pulmão. Há a passagem através dos capilares pulmonares recebe oxigênio. Depois disso viaja para diferentes tecidos. Ao atingir os capilares desses tecidos das células vermelhas do sangue libera o oxigênio em células com as quais cruza, permanecendo ao mesmo tempo que emitem CO2. Ao retornar o sangue vermelho para os pulmões se livrar do CO2 a ser removido durante a expiração, assim, estar disponível novamente para relink oxigênio e, assim, iniciar um novo ciclo de oxigenação.

Glóbulos brancos

A este grupo pertencem todos aqueles que defendem as células contra os agentes externos que podem danificar nossos tecidos, tais como vírus e bactérias, entre outros, quando eles encontram a oportunidade de infectar-nos. Este grupo inclui, por exemplo, granulócitos (neutrófilos classificáveis, basófilos e eosinófilos), monócitos e linfócitos, basicamente.

Plaquetas

Eles são como telhas ou tijolos que podem romper nos vasos sanguíneos e escaparia sangue. Eles são indispensáveis ??para realizar todo o processo de coagulação, evitando assim, o sangramento contínuo quando está ferido.

Todas essas células nascem no complexo de produção de células sanguíneas órgão é medula óssea, localizado dentro dos ossos do tronco em um adulto saudável. Estas células são de vida limitada, para que haja uma renovação contínua da mesma pelo organismo e precisa ocorrer todos os dias em centenas de milhares de pessoas para evitar qualquer aparência de anemia, leucopenia (baixa contagem de células brancas do sangue) ou trombocitopenia ( falta de plaquetas).

O que é anemia ferropriva?

Quando o corpo está baixa disponibilidade o ferro não é absorvido porque o mínimo necessário para o sistema digestivo ou porque perderam em excesso, então produz uma quantidade insuficiente de hemoglobina e glóbulos vermelhos, são células de qualidade inferior ou menos vermelho, de modo que há uma deterioração da capacidade total do sangue para realizar o seu importante papel em oxigênio dos tecidos. Esta anemia por deficiência de ferro é chamada anemia ferropriva.

No entanto, o ferro não é o único elemento essencial na produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Também são necessários duas vitaminas, a vitamina B12 e ácido fólico. A falta de pelo menos uma deles, também provoca anemia mas é de outro tipo.

Quais são as principais causas de deficiência de ferro?

Crianças, atletas, mulheres grávidas e lactantes têm uma maior necessidade de ferro do que as outras pessoas. Em crianças, porque estão em fase de crescimento e um maior gasto de energia, em atletas, a razão reside no aumento do consumo de energia e exaustão física, devido ao esporte, e grávidas e lactantes é forçado pelo aumento das necessidades de nutrientes, em geral, para o bom desenvolvimento da deficiência de ferro. Estes três grupos de pessoas é muitas vezes devido a dieta pobre em ferro não fornecer a quantidade mínima necessária para necessitem especificamente.

As pessoas também podem ter anemia vegan por deficiência de ferro por renunciar voluntariamente a carne, que é um alimento-chave para ingestão diária adequada de ferro. No resto do povo, no entanto, a causa da criação de uma deficiência de ferro é muitas vezes a perda de sangue excessiva, regular ou temporária, a medula óssea é incapaz de compensar integralmente. Mulheres em idade fértil, com prolongada ou períodos menstruais abundantes, especialmente se forem fumantes, são particularmente propensas a esta perda excessiva de ferro.

Mas despercebidas hemorragias sustentado de qualquer espécie, mas, principalmente, as lesões digestivas da mucosa gastrointestinal como úlcera péptica ou outras, ou sangramento devido a ambos os tumores benignos (pólipos intestinais) ou malignos (câncer de cólon, e assim por diante. ) também são outras possíveis causas de perda de ferro, especialmente em idosos. Portanto, no diagnóstico de anemia é muito importante estabelecer com clareza a causa específica da perda de sangue para descartar processos graves e aqueles (tumores, sangramento gastrointestinal ...) onde é essencial para a causa e tratamento anemia em que não mais do que uma conseqüência adicional da doença subjacente.

Outra causa da deficiência de ferro é encontrado na má absorção digestiva do mesmo. Isso ocorre em algumas doenças menos comuns, tais como a doença celíaca (atrofia intestinal por intolerância ao glúten), doença de Crohn (doença inflamatória intestinal) ou acloridria (falta de secreção de ácido péptica-suco pelo estômago) e em alguns pacientes, a gastrectomia (retirada de uma parcela significativa do estômago).

Quais são os sintomas da anemia ferropriva?

A anemia ferropriva é geralmente uma forma de evolução crônica, de modo que, em geral, o corpo tem tempo que estar colocando em jogo alguns mecanismos compensatórios que impedem o problema pois a anemia mostra tão evidente desde o início. Portanto, os sintomas deste tipo de anemia não costuma aparecer em pessoa até que o nível de hemoglobina esteja muito baixo, 9 g / dl ou menos, quando o nível normal é superior a 11 g / dl em qualquer pessoa.

Neste ponto, a pessoa torna-se pálida e tem uma grande tendência a sonolência, uma sensação contínua de cansaço e menos tolerância ao exercício físico. Se surgir anemia piora palpitações (batimento cardíaco sentimento desagradável), tonturas, claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar pelo fornecimento insuficiente de sangue), insuficiência respiratória e até angina do coração (como dor no coração o sofrimento do infarto ).

Mas antes de tudo isto, há certos sinais e sintomas que aparecem em algumas pessoas com este tipo de anemia são a queda de cabelo mais profusa e aumento da fragilidade do mesmo, bem como unhas, lábios e feridas da boca, língua inchada (glossite) e da mucosa da boca (estomatite), garganta seca e, portanto, também a dificuldade em engolir.

Quando a evolução desta anemia é prolongada mudanças anormais podem ir e lugar permanente na mucosa do esôfago (síndrome de Plummer-Vinson) que podem servir de futura sede sobre as lesões como câncer.

Como o médico faz o diagnóstico de anemia ferropriva?

A melhor ferramenta para o diagnóstico de anemia, são os sinais acima descritos característicos desta doença - um teste de sangue CBC Elemental (análise da quantidade de hemoglobina e contagem e classificação de todos os células do sangue). A anemia é diagnosticada quando a hemoglobina está abaixo de 12 g / dl em mulheres e 13g/dl em homens. Na anemia ferropriva os glóbulos vermelhos são menores e mais pálidos sob o microscópio, e vários tamanhos.

Finalmente, para confirmar o diagnóstico definitivo deve realizar um estudo de ferro no organismo (níveis sanguíneos de ferro, transferrina, ferritina, etc.) Com que confirmam o seu déficite.

Qual é o tratamento da anemia ferropriva?

Primeiro você deve, se possível, para abordar especificamente a causa específica da deficiência de ferro, pois é muito importante uma boa entrevista e um bom exame físico do paciente. Causas como má absorção intestinal, sangramento crônico despercebido, ou um fornecimento insuficiente de ferro na dieta têm um tratamento diferente conforme o caso.

Em qualquer caso, e ao tentar corrigir a causa é geralmente necessário para o paciente tomar medicamentos com suplementos de ferro para tentar trazê-lo o ferro que você precisa. Após algumas semanas deste tratamento, e tendo controlado o que causou o déficit, anemia está desaparecendo, o que é aparente com o restabelecimento da normalidade em uma análise de controle, depois de três ou seis meses desde que começou a tratamento, e que o médico deve prescrever o adequado para monitorar o progresso do paciente.

Comprimido de ferro é melhor absorvido quando acompanhado por vitamina C e um estômago vazio, mas pode irritar algumas pessoas, assim você pode precisar tomá-lo com as refeições. Eles também muitas vezes tingem as fezes de preto.

Como prevenir a anemia por deficiência de ferro?

A melhor maneira de prevenir este tipo de anemia é para evitar atingir o estado de deficiência de ferro. Portanto, é aconselhável levar uma dieta saudável e variada em que não faltam alimentos ricos em ferro, como carnes, legumes, pão integral, ovos, cereais e nozes. Pessoas com maior desgaste físico por atividades como crianças ou atletas devem ter um cuidado especial com a sua dieta e mulheres com períodos menstruais ??ou que estão grávidas ou a amamentando. Estes grupos de pessoas tem mais risco de desenvolver anemia por deficiência de ferro, especialmente mulheres grávidas, e pode exigir suplementos de ferro profilático até mesmo para prevenir a ocorrência de anemia.

Finalmente não se esqueça que a fadiga sem justa causa ou palidez excessiva e perda de sangue espontânea por qualquer meio inesperada (fezes, urina, escarro, tosse, vômitos) deve sempre ser um sinal para consultar o seu médico imediatamente.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - anemia ferropriva

Fernanda Sizilio

Fernanda Sizilio

Médico de família, Pediatra

Montes Claros

Daniel de Melo Costa

Daniel de Melo Costa

Médico clínico geral

Natal

Rafael Brito Foureaux Ribeiro

Rafael Brito Foureaux Ribeiro

Hematologista

Brasília

Vanessa E. C. B. Dantas

Vanessa E. C. B. Dantas

Hematologista

Recife

Rui Lima Mesquita

Rui Lima Mesquita

Médico clínico geral, Intensivista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas sobre Anemia ferropriva

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Anemia ferropriva

Ola,
Anemia é uma condição com muitas causas, desde deficiência de ferro até doenças da medula óssea. Para achar o correto diagnóstico da causa de sua anemia e correto tratamento, deve…
1 respostas


Sim ela deve ser tratada desta verminose e receber ferro por um periodo . Seu pediatra deve te prescrever estes medicamentos.
Abraço
Dr Rubens Cat
2 respostas


Bom dia!! Está muito baixa sim. É preciso avaliar os outros exames do perfil do ferro para verificar se você está com anemia por deficiência de ferro.
1 respostas

Especialistas falam sobre Anemia Ferropriva

Anemia ferropriva é o tipo de anemia decorrente da privação, deficiência, de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias. O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos e seus níveis baixos no sangue comprometem toda cascata de produção das hemácias. Dentro dos glóbulos vermelhos existe uma proteína chamada hemoglobina que tem na sua estrutura bioquímica a presença de moléculas de ferro e de cobalto (o cobalto está presente na vitamina B12).

Helena Visnadi

Hematologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Anemia ferropriva?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.