Boa noite! Meu filho tem 6 anos, teve uma convulsão dormindo, tremeu os braços e depois apagou por

3 respostas
Boa noite!
Meu filho tem 6 anos, teve uma convulsão dormindo, tremeu os braços e depois apagou por uns minutos, depois de 4 dias deu outra do mesmo jeito, dormindo tremeu os braços e continuou dormindo.
Fizemos o eletroencefalograma que deu uma alteração e a ressonância do crânio deu tudo normal.
A médica receitou depakene 4 ml duas vezes ao dia. Meu filho está na alfabetização, é muito esperto, não tem nenhuma dificuldade na escola, andou dois dias antes de completar 1 ano, falou no tempo certo, tem um ótimo desenvolvimento.
A médica diagnósticou como epilepsia benigna.
Gostaria de saber se tem cura, depois de dois anos de tratamento ele pode ficar curado?
Hj faz 15 dias de medicação, não teve mais nenhuma convulsão, será que está controlado e ele não terá mais?
Fico muito agoniada, nem durmo direito tomando conta dele.
Boa tarde
A epilepsia é uma doença com diversas causas, porém algumas vezes não é identificado nenhuma alteração na RNM ou no eletroencefalograma. A medicação atua no sentido de evitar as crises mas não como tratamento do fator etiológico.
Muitas vezes pacientes bem controlados por vários anos podem ter a medicação suspensa e não terem mais crises, nesses casos os mecanismos do cérebro para evitar esse tipo de descarga se tornam suficientes.
Infelizmente não existe uma forma de se garantir que não haverá novas crises porém com acompanhamento próximo e com uso correto da medição é possível que seu filho tenha um desenvolvimento completamente igual as demais crianças.
Espero ter ajudado
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Nós não podemos falar em cura para pacientes com Epilepsia, infelizmente. Falamos em tratamento e controle das crises.
De fato, a medicação pode controlar as crises e evitar que elas aconteçam, porém não há como garantir que ele não terá novos eventos...
Muitas vezes a epilepsia é dependente do estágio de maturação do cérebro em desenvolvimento, logo, ao atingir certa idade ele pode não precisar mais de medicação e ficar livre das crises. Nesse caso, cada tipo de epilepsia tem sua "faixa etária" de maior risco, com tendencia a diminuição das crises e até sua cessação após alguns anos de seu início.
O mais importante é fazer uso da medicação da forma como prescrita pelo neurologista de seu filho!
Olá, entendo que é muito preocupante ver o seu filho passar por convulsões. É compreensível que você esteja ansiosa sobre o diagnóstico e o tratamento da epilepsia dele. A medicação prescrita pelo neurologista pode controlar as crises e evitar novos episódios, mas é importante que ela seja tomada exatamente como prescrita. Infelizmente, não podemos falar em cura para epilepsia, mas muitas vezes com o tratamento adequado as crises podem diminuir ou até mesmo cessar com o tempo. O acompanhamento regular com o neurologista e o seguimento das orientações médicas são fundamentais para o bem-estar do seu filho. Se houver dúvidas ou preocupações, lembre-se que é possível marcar uma teleconsulta com o médico para esclarecer todas as suas questões. Espero ter ajudado! Fico à disposição para mais esclarecimentos!

Especialistas

Rosana Cardoso Alves

Rosana Cardoso Alves

Neurologista

São Paulo

Magda Lahorgue Nunes

Magda Lahorgue Nunes

Neurologista pediátrico

Porto Alegre

Luan Lucena

Luan Lucena

Neurocirurgião

Chapecó

Letícia Nogueira

Letícia Nogueira

Neurologista

Florianópolis

Fernanda Schuh Martins

Fernanda Schuh Martins

Neurologista, Neurofisiologista

Porto Alegre

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 465 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.