Boa noite! Minha filha de 6 anos está tomando o antibiótico Ceclor 375mg 5 ml de 12 em 12 hs (11:30

Boa noite! Minha filha de 6 anos está tomando o antibiótico Ceclor 375mg 5 ml de 12 em 12 hs (11:30 da manhã antes do almoço e 23:30 da noite 2 horas após a janta ). Iniciei o tratamento, mas hoje eu dei as 11:30 da manhã e depois por engano as 18:30!! :( Estou muito preocupada sem saber como devo proceder agora. Desde já agradeço a quem puder me ajudar!

2 respostas


É compreensível que você esteja preocupada após administrar uma dose antecipada do antibiótico Ceclor (cefaclor) à sua filha. A medicação foi dada corretamente às 11h30 da manhã, mas por engano foi repetida às 18h30, o que resultou em um intervalo de apenas 7 horas entre as doses, em vez das 12 horas recomendadas. Em geral, o cefaclor é considerado um antibiótico seguro, e uma dose isolada administrada fora do horário correto raramente causa efeitos adversos graves. O que pode acontecer, de forma leve, são sintomas como dor abdominal, náuseas ou diarreia. Esses efeitos, se surgirem, costumam ser autolimitados e não representam risco sério à saúde na maioria dos casos.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa noite, não há problema algum antecipar algumas horinhas conforme a senhora descreveu, continue dando a medicação de 12/12h.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.