Boa noite! Minha psiquiatra me receitou Olanzapina, mas me pediu pra começar com a metade das doses

2 respostas
Boa noite! Minha psiquiatra me receitou Olanzapina, mas me pediu pra começar com a metade das doses e falou que eu poderia partir o comprimido. Ela me receitou X/2mg* durante 6 dias e após isso Xmg*. Porém, a olanzapina que comprei possui comprimidos revestidos, e na própria bula diz que eles não devem ser partidos. O que devo fazer?

*removi a quantidade receitada por orientações do site
Converse com seu psiquiatra para ele avaliar a melhor solução para você, já que vai depender do seu diagnostico, dos seus sintomas, do seu historico, da presença ou não de outras doenças.

Olá!
A prescrição inicial de metade da dose de olanzapina é uma estratégia comum para minimizar possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer no início do tratamento. Ao começar com uma dose menor, o corpo tem a oportunidade de se adaptar gradualmente à substância ativa do medicamento, o que pode ajudar a minimizar a intensidade desses efeitos.
Nesse caso, é aconselhável entrar em contato com a sua psiquiatra novamente para discutir essa situação. Explique a ela o que está acontecendo, mencionando que a olanzapina que você adquiriu tem comprimidos revestidos que não podem ser partidos conforme indicado na bula. Ela poderá oferecer orientações específicas sobre como proceder, seja ajustando a dose, prescrevendo uma formulação diferente do medicamento ou fornecendo alternativas. É fundamental não alterar a dosagem ou forma de tomar um medicamento sem a orientação adequada de um profissional de saúde, especialmente quando se trata de medicamentos psiquiátricos.
Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!