Boa noite ,minhas plaquetas estão em 241 .meu férreo em 108 e minha ferrentina em 11;5 devo mim preo

2 respostas
Boa noite, minhas plaquetas estão em 241, meu ferro em 108 e minha ferritina em 11;5, devo me preocupar?
Bom dia, os valores padrão mudam de acordo ao gênero e do laboratório, seria muito bom consultar para analisar cada caso, seus valores estão no limite baixo da normalidade.
Não precisa preocupar mas sim é importante melhorar esses valores.

Boa noite! Vamos analisar seus resultados de exames dentro de um contexto que possa ajudar a entender melhor o que eles significam para a sua saúde.

Primeiramente, o nível de plaquetas em 241 mil por microlitro de sangue está dentro do intervalo considerado normal para adultos, que geralmente varia de 150 a 450 mil plaquetas por microlitro. Isso indica que, no que diz respeito ao número de plaquetas, você parece estar dentro da normalidade.

Quanto ao ferro sérico, um nível de 108 microgramas por decilitro também está dentro do intervalo considerado normal para a maioria dos adultos, que pode variar dependendo do laboratório, mas geralmente está entre 60 e 170 mcg/dL para homens e 30 a 160 mcg/dL para mulheres. Isso sugere que a quantidade de ferro no seu sangue está adequada.

No entanto, sua ferritina, que é um indicador das reservas de ferro no corpo, está em 11,5 nanogramas por mililitro, o que é considerado baixo. Os níveis normais de ferritina variam bastante, mas muitos especialistas consideram um intervalo de cerca de 20 a 250 ng/mL para mulheres e 20 a 500 ng/mL para homens como referência. Níveis baixos de ferritina podem indicar que suas reservas de ferro estão diminuídas, o que pode ser um sinal precoce de deficiência de ferro, mesmo que o nível de ferro sérico esteja normal.

A deficiência de ferro pode levar a condições como anemia ferropriva, que pode causar sintomas como fadiga, palidez, falta de ar e fraqueza. É importante, portanto, investigar a causa da baixa ferritina. Isso pode envolver avaliar sua dieta, possíveis perdas de sangue (como menstruações pesadas, no caso de mulheres), ou outras condições médicas que podem afetar a absorção de ferro ou causar perda crônica de sangue.

Dado o nível baixo de ferritina, seria aconselhável discutir esses resultados com seu médico, que pode recomendar medidas adicionais, como suplementação de ferro, mudanças na dieta para aumentar a ingestão de ferro (por meio de alimentos ricos em ferro e vitamina C, que ajuda na absorção de ferro), ou investigações adicionais para determinar a causa da baixa ferritina e tratar adequadamente.

Lembre-se, a abordagem ideal sempre considera o quadro clínico completo, incluindo seus sintomas, histórico médico e todos os resultados de exames. A colaboração com seu médico é essencial para determinar o melhor plano de ação para sua saúde específica.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.