Boa noite, nobilíssimos doutores! Espironolactona 50 mg é uma dose segura? Minha mãe tem 67 anos e

1 respostas
Boa noite, nobilíssimos doutores!
Espironolactona 50 mg é uma dose segura?
Minha mãe tem 67 anos e sofre esporadicamente de edema de membros inferiores em decorrência de um problema linfático e circulatório, ela também apresenta hepatopatia crônica moderada sob controle.
Certa feita, andei pesquisando sobre reações adversas do uso do espironolactona e constatei que na literatura médica havia relatos de hipercalemia, isto é, o aumento nos níveis séricos de potássio que poderia levar ao surgimento de sintomas graves e preocupantes. Ante o exposto nos relatos científicos acerca da hipercalemia causada pelo uso da espironolactona, devo me preocupar com a dosagem de 50 mg que minha mãe faz uso? A hipercalemia é apenas observada em dosagens mais altas?
Grato!
Bom dia!! A espironolactona é um diurético poupador de potássio, pois diminui a excreção renal desta substância, podendo causar aumento de potássio no sangue. Quanto maior a dose maior a retenção de potássio. A dose de 50 mg é de baixa a moderada, podendo chegar a 400 mg/dia em casos mais graves de hipertensão ou de doença hepática. O ajuste de dose depende de exames específicos como relação de sodio/potássio urinário, devendo aumentar a dose quando essa relação é < 1. Sugiro agendar consulta com cardiologista para melhor avaliação do caso. A consulta é necessária para colher uma história clínica, conhecer sua saúde geral, examinar, dar as informações corretas e realizar a prescrição específica para o seu caso. Atenciosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 164 perguntas sobre Aldactone
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.