Boa noite, pode o pai transmitir hidrocefália para o filho no nascimento?

14 respostas
Boa noite, pode o pai transmitir hidrocefália para o filho no nascimento?
Olá! Não pode, pois é uma doença congênita.

HDROCEFALIA é o acúmulo de líquido nos espaços normais do cérebro que não podem ser normalmente drenados, em consequência de um defeito congênito, ou por hemorragia cerebral ou mesmo um tumor.
Portanto um pai NÃO transmite a hidrocefalia para seu filho.
É uma doença que pode ser contornada com o implante de uma válvula para drenar o líquido para outras partes do corpo.
Boa tarde! Entendo que essa preocupação possa ser angustiante. É importante esclarecer que a hidrocefalia não é transmitida geneticamente de pai para filho no nascimento. Geralmente, a hidrocefalia pode ocorrer devido a uma variedade de razões, incluindo complicações durante a gravidez ou após o nascimento. Recomendo que você converse com um médico especialista para obter informações mais detalhadas sobre o seu caso específico e para receber o apoio necessário.
A hidrocefalia pode ser causada por malformações cerebrais ou pela presença de tumores cerebrais.
Onde, pode ocorrer devido a fatores que levam à má-formação do sistema nervoso central. Entre as causas, podemos citar o uso de drogas pela gestante durante a gravidez ou infecções trazidas por alguma doenças Sexualmente transmissível.
Olá. O medo de transmitir doenças aos filhos pode ser entendido à luz de várias teorias psicológicas, que enfocam aspectos como a história pessoal, os relacionamentos familiares, o desenvolvimento moral, a cognição e as estratégias de enfrentamento. Essas teorias fornecem uma estrutura para compreender as origens e o impacto desse medo e para desenvolver estratégias eficazes para lidar com ele. Importante fazer um acompanhamento psicológico para tornar a vida mais leve. Sempre à disposição.

Olá! Não, a hidrocefalia não é transmitida geneticamente dos pais para os filhos. Ela é geralmente causada por um acúmulo de fluido no cérebro, o que pode ocorrer devido a diferentes fatores, como infecções durante a gravidez, problemas no desenvolvimento do sistema nervoso central, hemorragias cerebrais, tumores ou lesões na cabeça. A hidrocefalia não é uma condição genética, portanto, os pais não transmitem diretamente essa condição para seus filhos no nascimento.
Como pai, é natural sentir-se preocupado e ansioso ao descobrir que seu filho pode ter hidrocefalia. É importante lembrar que essa condição não é causada por algo que você tenha feito ou transmitido, mas sim por fatores que estão além do seu controle. Busque apoio emocional de pessoas próximas a você, como familiares e amigos, e não hesite em procurar aconselhamento psicológico para lidar com suas emoções e encontrar formas saudáveis de enfrentar essa situação. Lembre-se de que não está sozinho e que existem recursos disponíveis para ajudá-lo a enfrentar esse desafio. Espero ter ajudado.
Boa tarde. Não, pois não é uma doença transmissível. Se você estiver com mais dúvidas ou apresentar sintomas, sugiro que procure um médico de sua confiança.
Bom dia!
Sempre pensei que a hidrocefalia, não tinha origem genética, contudo pode estar associada a outros diagnóstico, como Síndrome de Lhermitte-Duclo , entre muitos outros exemplos A hidrocefalia congênita é uma condição em que há um acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais, levando ao alargamento dessas cavidades e à compressão do tecido cerebral. Essa condição está presente no nascimento ou se desenvolve logo após o nascimento devido a anormalidades no desenvolvimento do sistema nervoso central. Pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo anomalias genéticas, infecções durante a gravidez, hemorragias cerebrais ou defeitos do desenvolvimento fetal. O tratamento geralmente envolve a drenagem do excesso de líquido por meio de uma válvula implantada cirurgicamente ou outras intervenções médicas, dependendo da gravidade e da causa subjacente da hidrocefalia. Converse com o neurologista, porque esses dados são superficiais. Um forte abraço
Olá. Isso não é possível.
Os estudos sobre a hidrocefalia não atestam a transmissão genética. Parece haver na sua pergunta uma preocupação com a transmissão especificamente no nascimento, o que não ficou muito claro. Se isso é uma questão não apenas de dúvidas, mas de preocupação que te afeta, pode conversar com um psicólogo que te auxilie a lidar com a questão.
A hidrocefalia congenita pode ocorrer oriunda de fatores genéticos que levam a má formação do cérebro apresentando líquidos em áreas cerebrais que normalmente não podem ser drenadas, sendo decorrentes também de infecções como toxoplasmose, sífilis e uso de drogas. Infelizmente não tem cura, mas pode ser tratada com o devido acompanhamento do neurocirurgião e da equipe multidisciplinar visando conferir suporte à família. O paciente acometido pode apresentar comumente declínio da memória, da concentração e de outras habilidades. As mães, que geralmente são as cuidadoras principais passam a dedicar mais tempo ao filho e usualmente carecem de informações e suporte psicológico para compartilhar suas angústias, necessidade de autocuidado geralmente negligenciandas diante da sobrecarga de cuidados, assim como trabalhar a resiliência auxiliando na regulação dos efeitos adversos da vida. Vale ressaltar que as informações não tem a finalidade de encerar ou substituir o tratamento clínico adequado. Espero ter ajudado, estou a disposição.

Olá, a hidrocefalia não se transmite de pai para filho, na verdade é uma doença congênita.
Olá. Não, pois é uma doença congênita ou adquirida, mas entre as suas formas de aquisição não está a transmissão!
Engravidar é uma problemática pra quem tem hidrocefalia? Tenho 30 anos tive um filho saudavel tem perigo engravidar novamente? Olá! A maioria dos casos de hidrocefalia não tem origem determinada e, também, não possuem componente hereditário não sendo transmitida aos seus filhos.