Hidrocefalia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em hidrocefalia

Encontre um especialista em Hidrocefalia na sua cidade:
Iuri Nicolai Weinmann

Iuri Nicolai Weinmann

Neurocirurgião

Campo Grande

Rodrigo Becco de Souza

Rodrigo Becco de Souza

Neurocirurgião

Fortaleza

Júlio Sampaio

Júlio Sampaio

Neurocirurgião

Salvador

Pedro Augusto Deja Teixeira

Pedro Augusto Deja Teixeira

Neurocirurgião

São Paulo

Francisco Azeredo Bastos

Francisco Azeredo Bastos

Neurocirurgião

Aparecida de Goiânia

Aline Saré de Melo

Aline Saré de Melo

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas sobre Hidrocefalia

Nossos especialistas responderam a 347 perguntas sobre Hidrocefalia

Concordo com o neurologista: sua esposa é uma gestante "comum", apesar disso, no caso de parto cesárea, a anestesia é sempre definida pelo anestesista e segue os critérios de sua área…
2 respostas

 Aline Saré de Melo
Aline Saré de Melo
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Pode sim.
Mas, a resposta correta só pode ser dada após avaliação do caso. Peça que ela procure o Neurocirurgião que a operou ou outro.
1 respostas

 Aline Saré de Melo
Aline Saré de Melo
Neurocirurgião
Rio de Janeiro
Boa tarde,
A terceiroventriculostomia não é um procedimento com 100% de eficácia, mesmo feito por profissional qualificado. Esta taxa de sucesso cai antes de 1 ano de vida. Em muitas…
2 respostas

Especialistas falam sobre Hidrocefalia

A hidrocefalia consiste no acúmulo de LCR nas cavidades ventriculares do cérebro. O tratamento das Hidrocefalias pode ser realizado através de Derivação Ventriculo Peritoneal ou Ventriculostomia Endoscópica (neuroendoscopia). Procure um especialista para avaliar a melhor técnica a ser usada em cada caso.

Isaias Fiuza Cabral

Neurocirurgião, Neurologista

Macapá


É o acúmulo do liquor no cérebro. Pode ser de origem congênita ou devido a hemorragias intracranianas, tumores, obstruções das vias de drenagem, meningite, cistos ou infecções. Os sintomas variam de dor de cabeça, vômitos, sonolência, déficits neurológicos, fraqueza, dificuldade para andar, aumento da cabeça nas crianças, alterações na motricidade ocular e queixas visuais. O diagnóstico é confirmado com TC ou RM. Podem causar hipertensão intracraniana, risco de vida e muitas vezes demanda tratamento imediato pelo Neurocirurgião.

A hidrocefalia é o acúmulo exagerado de líquor nas cavidades ventriculares do cérebro. Pode ser causada pelo aumento da produção do lçiquor ou dificuldade em absorção, sendo seu tratamento variável dependendo da causa. Principais modos de Tratamento Terceiroventriculostomia Endoscópica Derivação ventriculo-peritoneal - DVP Derivação Ventricular Externa - DVE

Marcos Tweedie Spadoni

Neurocirurgião

Goiânia


Hidrocefalia é mais facilmente explicada como o acúmulo de liquor no crânio. Popularmente, identificamos muitas crianças com aumento do perímetro cefálico devido hidrocefalia. No entanto, uma grande parte dos casos de hidrocefalia se apresenta na fase de adulto jovem e o primeiro sintoma é a cefaléia. A hidrocefalia precisa ser muito bem investigada, pois podemos confundi-la com dilatação ventricular, quadro de tratamento conservador. Para o tratamento cirúrgico, podemos optar pelo tratamento por endoscopia ou pelas derivações. E importantíssimo que o paciente passe em consulta com neurocirurgião e permaneça em acompanhamento, mesmo quando o tratamento for o conservador.

Egmond Alves

Neurocirurgião

Sorocaba

Agendar uma visita

A Hidrocefalia caracteriza-se por um aumento desprorpocional da quantidade de líquido intracerebral (líquor). Existem diversas causas/doenças que podem acarretar em Hidrocefalia, sendo imprescindível a avaliação do Neurocirurgião para indicar a melhor modalidade de tratamento. Existem hoje novas modalidades de tratamento como a neuroendoscopia que podem ser benéficas em casos selecionados.

Doralice Batista

Neurocirurgião

Campos Dos Goytacazes

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Hidrocefalia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.