Boa noite. Tenho 47 anos e por enquanto meus exames estão ok. Já realizei todos os exames solicitados,

3 respostas
Boa noite.
Tenho 47 anos e por enquanto meus exames estão ok. Já realizei todos os exames solicitados, tive gravidez de ovo cego, fiz esterossalpingografia, tudo correto, meu companheiro realizou cirurgia de varicocele e tem motilidade diminuída. Existe chances de uma gravidez?
Grata
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Após os 35 anos, ocorre uma redução da fertilidade e aumento do risco de malformações e de abortos. Aos 47 anos, uma gravidez espontânea é pouco provável.
Lembre dos riscos de malformações e de abortos.
A gravidez em mulheres acima dos 40 anos está associada a riscos como trombose, hipertensão arterial e diabetes, além de parto laborioso.
Em casos de baixa reserva ovariana, os procedimentos de reprodução assistida com óvulo de doador pode ser uma alternativa.
A adoção sempre é uma alternativa.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Ola
Enquanto a mulher apresenta níveis hormonais dentro da normalidade ,menstrua regularmente ,não apresenta alterações mecânicas e funcionais no aparelho reprodutor e mantém atividade sexual regular ,A mesma tem possibilidade de gravidez espontânea.
Porém com o avançar da idade ,isto é, A partir de 35 anos a chance de engravidar diminui chegando praticamente a zero a partir de 44 anos.
A partir de 44 anos mesmo engravidado a paciente tem maior chance de ter abortamento,mal formações fetais,trabalho de parto prematuro e doenças como hipertensão e diabetes.
Nessa faixa de idade as clínicas de Reprodução humana recomendam o tratamento por meio de ovodoacao,pois até o momento não há relato no munxo de gravidez de paciente de 47 anos após captação de óvulos nessa idade da própria paciente e seu uso para fertilização assistida.
Toda mulher que menstrua regularmente e não apresenta problemas nas vias de reprodução tem chances de engravidar; a idade "avançada" pode atrapalhar porque seu óvulos ficam "mais velhos" e menos funcionais mas não é impedimento para uma gestação. A varicocele pode atuar na diminuição da motilidade do espermatozoide e o espermograma está indicado após a cirugia para nova avaliação. Se seu companheiro já fez isso então o ideal é que vocês procurem um especialista em infertilidade para seguimento do caso.