Boa noite. Tenho desvio do septo e apneia do sono Se eu fizer a cirurgia do desvio septo acaba com a

5 respostas
Boa noite.
Tenho desvio do septo e apneia do sono
Se eu fizer a cirurgia do desvio septo acaba com apnéia do sono?
ATT.
Dr. Hugo Fraga Barbosa Leite
Otorrino
Rio de Janeiro
Não. A cirurgia para correção do desvio de septo tem como objetivo melhorar a respiração nasal. Ela pode fazer parte do tratamento da apneia do sono, sendo necessária muitas vezes para melhorar o quadro geral da respiração. Mas como tratamento isolado não há como garantir que resolverá o problema. O ideal é consultar um otorrino com experiência no assunto para avaliar seu caso, pois há muitas variáveis individuais a serem consideradas para indicar a melhor opção de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Provavelmente não. Mas vai fazer você respirar melhor pelo nariz e facilitará algum tratamento que poderá ser feito em conjunto (por exemplo, o uso de CPAP, aquele aparelhinho que serve para abrir mais as vias aéreas durante o sono). A maioria dos casos de apneia do sono tem obstrução das vias aéreas em mais de uma região, não somente no nariz. Sugiro procurar um otorrino que também seja especialista em sono.
Dr. Everton Cardoso
Otorrino
São Paulo
OLá, a apnéia do sono é multifatorial, a cirurgia de correção do sept pode ser um passo importante para vc respirar melhor e melhorar a sua apnéia, mas sem uma avaliação completa , não é possivel afirmar que somente isso vai acabar com a sua apnéia.
Os nobres colegas acima disseram tudo.
Acrescento que 65% dos meus pacientes com Apneia do sono e desvio do septo nasal tiveram significativa melhora apenas com a cirurgia do septo. Obrigado
Dra. Juliana Teixeira
Otorrino
Fortaleza
A cirurgia para correção do desvio de septo (septoplastia) pode melhorar a respiração nasal, mas nem sempre resolve a apneia do sono. A apneia ocorre devido ao colapso das vias aéreas durante o sono, podendo envolver não só o nariz, mas também a garganta, amígdalas, base da língua e outros fatores estruturais ou funcionais.

Se o desvio de septo estiver contribuindo significativamente para a obstrução nasal, a cirurgia pode ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a qualidade do sono. No entanto, a apneia do sono pode exigir um tratamento mais abrangente, que pode incluir controle do peso, uso de CPAP ou outras abordagens personalizadas.

O ideal é passar por uma avaliação com otorrinolaringologista para entender qual o melhor tratamento para o seu caso.

Especialistas

Ana Carla Campelo Duarte

Ana Carla Campelo Duarte

Médico do sono, Pneumologista

Manaus

Adriana Esteves Rabello

Adriana Esteves Rabello

Otorrino

Vitória

Rafael Chaves Ferreira

Rafael Chaves Ferreira

Médico clínico geral

São João del Rei

Rafael Leonardo Martins

Rafael Leonardo Martins

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 58 perguntas sobre Síndromes da apneia do sono
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.