Boa noite Tenho estenose aórtica moderada por calcificação, assintomática Tomo 20 mg de enalapril

Boa noite Tenho estenose aórtica moderada por calcificação, assintomática Tomo 20 mg de enalapril, duas tomadas, e anlodipino 5mg, e minha pressão fica em média de 10x6, tenho 65 anos. É necessário ficar com pressão arterial baixa para preservar o coração?

5 respostas


A pressão tem que ficar na faixa da normalidade, isto é, entre 90x60 e 120x80 mmHg. Mantendo a pressão arterial controlada, você não agrega sobrecarrega ao seu coração.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, em pacientes com Estenosa Aórtica é indicado o controle de fatores de risco como hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia. Com relação a pressão, está indicado o controle, porem caso a pressão esteja baixa e você tenha sintomas da pressão baixa as doses podem ser reavaliadas


Olá! Não necessariamente. Em pacientes com estenose aórtica, o objetivo não é manter a pressão arterial excessivamente baixa, mas sim em níveis adequados para controlar a hipertensão sem provocar sintomas relacionados à queda da pressão, como tontura ou desmaios. Além disso, não é possível definir se a pressão arterial está adequada com base em uma única medida. É importante considerar o padrão das aferições, a presença de sintomas, a gravidade da estenose aórtica avaliada pelo ecocardiograma e os demais exames realizados. Recomendo uma avaliação cardiológica para reavaliar a pressão arterial, a necessidade e as doses dos medicamentos anti-hipertensivos, além do acompanhamento periódico da estenose aórtica. Caso apresente dor no peito, falta de ar, desmaios ou redução importante da capacidade para realizar suas atividades habituais, procure atendimento médico imediatamente. Espero ter ajudado!


Boa noite! Não é necessário manter a pressão arterial baixa de propósito para “preservar” o coração. Na estenose aórtica, queremos uma pressão bem controlada, mas também evitamos quedas excessivas. Uma pressão em torno de 10/6 pode ser perfeitamente tolerável se você estiver se sentindo bem. Porém, se estiver apresentando tontura, fraqueza, visão escurecendo, sensação de desmaio ou piora da tolerância aos esforços, é importante conversar com seu cardiologista para avaliar se a pressão está ficando baixa demais e se as doses precisam ser revistas. Como você tem estenose aórtica moderada, o acompanhamento periódico com ecocardiograma é especialmente importante para observar a evolução da válvula. Também é fundamental avisar o cardiologista se surgirem sintomas como falta de ar aos esforços, dor no peito ou desmaio. Não reduza o enalapril ou o anlodipino por conta própria. Leve ao cardiologista algumas medidas de pressão feitas em casa, em horários diferentes, para que ele avalie se esse nível de pressão está adequado para você.


Na estenose aórtica, a pressão deve ser acompanhada com cuidado, mas não há uma meta única válida para todos. Pressão 10x6 pode ser aceitável se não houver sintomas, mas tontura, fraqueza ou desmaio exigem reavaliação. Não ajuste enalapril ou anlodipino por conta própria; converse com seu cardiologista.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.