Estenose aórtica valvar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A estenose aórtica valvar ou estenose da valva aórtica é uma doença cardíaca. Trata-se da redução da abertura da valva aórtica dificultando a passagem do sangue do ventrículo esquerdo do coração para a aorta. O coração tem quatro câmaras. As duas superiores são chamadas de átrios. As inferiores, ventrículos. Os ventrículos são sensivelmente maiores que os átrios. Cada ventrículo possui duas válvulas. Uma para saída e outra para entrada do sangue. A válvula aórtica é responsável pelo envio de sangue para a aorta, que o distribuirá pelo corpo. Se a válvula aórtica não funciona bem, o fluxo de sangue que sai do coração diminui.

Qual é a causa?

A estenose aórtica valvar normalmente surge na velhice. Costumeiramente seu desenvolvimento começa após os 60 anos em homens e mulheres, embora seja mais frequente entre pacientes do sexo masculino. É resultado do acúmulo de cálcio no local. Nesse caso geralmente ela se manifesta apenas após os 70 ou 80 anos. Outra causa comum é sua provocação por uma febre reumática contraída na infância. Nesse caso ela associa-se a um problema na válvula mitral. Nos mais jovens, todavia, a causa mais frequente da estenose da valva aórtica é genética. Por vezes o estreitamento da válvula aórtica pode ser assintomático durante toda a infância, mas causará problemas mais tarde.

Quais os sintomas?

A doença pode não apresentar qualquer sintoma até atingir um estágio mais avançado. Os sintomas que sinalizam sua ocorrência são:- falta de ar durante os exercícios - sensação de esmagamento, constrição ou pressão no peito - dor no peito durante os exercícios, mas que passa com o corpo em repouso - desmaios- tonturas- fraquezas- palpitações Em bebês e crianças a doença pode causar:- cansaço ou fadiga em excesso - problemas respiratórios já a partir do nascimento

Como fazer o diagnóstico?

O primeiro passo é o exame clínico. O médico pode sentir o movimento e a vibração do coração do paciente ao tocar o local e perceber alguma anormalidade. O uso do estetoscópio pode auxiliar no diagnóstico. Outros itens que podem indicar o problema na válvula aórtica são o pulso fraco e a pressão arterial muito baixa. Com indicativos como esses, é possível recorrer a exames como: raios-X do tórax, ecocardiograma com doppler, eletrocardiograma, teste de esforço físico, cateterização cardíaca esquerda, ressonância magnética do coração e ecocardiograma transesofágico para confirmar a anomalia.

Qual o tratamento?

Se não houver sintomas graves, a doença pode ser apenas monitorada sem que haja necessidade de qualquer tratamento. É recomendável que os pacientes visitem o médico a cada três ou seis meses. Constatada a condição, mesmo que de forma assintomática, os pacientes são aconselhados apenas a praticar atividades físicas de forma moderada. No caso de fumantes, é recomendado o corte do hábito. Em alguns casos é recomendado o uso de medicamentos. Para casos mais graves há necessidade de cirurgia para reparar ou mesmo substituir a válvula. Em crianças pode ser utilizado um procedimento menos invasivo chamado de valvoplastia. Um balão é introduzido em uma artéria da virilha e levado até o coração. Quando posicionado na válvula, é inflado aliviando o bloqueio.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - estenose aórtica valvar

Bruno Sepúlveda

Bruno Sepúlveda

Cirurgião cardiovascular

Brasília

Henrique Madureira da Rocha Coutinho

Henrique Madureira da Rocha Coutinho

Cirurgião cardiovascular

Rio de Janeiro

Anna Carolina Franco

Anna Carolina Franco

Cirurgião cardiovascular

Cuiabá

Gustavo Bento Rodrigues

Gustavo Bento Rodrigues

Cirurgião cardiovascular

Cascavel

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas sobre Estenose aórtica valvar

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Estenose aórtica valvar

Prezado (a),
neste período curto de pós-operatório não deveria ocorrer este tipo de complicação. Como foi colocado uma prótese metálica aórtica recentemente, tem que se pensar no que pode…

Estenose aortica com coração fraco (40%) é doença grave e é pra ser operará pra ontem.
A avaliação da estenose pode apenas parecer moderada quando p coração está mais fraco e a sua graduação…

A valvuloplastia aórtica não é capaz de impedir a progressão e reagravamento da estenose. Hoje só é usada em casos especiais, em pacientes muito graves, instáveis, como "ponte" para…

Especialistas falam sobre Estenose aórtica valvar

As pessoas com estenose aórtica que até então eram encaminhadas para troca cirúrgica hoje podem realizar o implante percutâneo ou seja por cateterismo com a mesma segurança e eficácia quando bem indicado.

Tammuz Fattah

Cardiologista

São José


A estenose aórtica valvar é uma doença da valva aórtica que dificulta a saída de sangue do coração. Ocorre uma diminuição no orifício de abertura da valva aórtica ocasionando resistência e estreitamento a passagem do sangue pelo local. Classicamente o tratamento da estenose aórtica é realizado por cirurgia cardíaca de troca da valva. Nos últimos anos foi desenvolvido um tratamento percutâneo para pacientes que possuam contra indicação para cirurgia devido a alto risco cirúrgico. Cada caso deve ser avaliado de maneira pormenorizada por cardiologista para decisão da indicação e estratégia de tratamento.

Rodrigo Esper

Cardiologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Estenose aórtica valvar?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.