Boa noite! Tenho um ouvido com uma perfuração timpanica. Quando é necessário fazer uma limpeza /desi

2 respostas
Boa noite! Tenho um ouvido com uma perfuração timpanica. Quando é necessário fazer uma limpeza /desinfecção ao ouvido como devo proceder. Há dispositivos medidos que aspiram secreções ou líquidos, ou com acção anti séptica de forma a manter o ouvido desinfectado e seco? Obrigada pela atenção.
Dra. Juliana Lemes
Otorrino
Santo André
Existem algumas alternativas no caso de perfuração de membrana timpânica. Nesse caso damos preferência para não realizar a lavagem do ouvido e sim realizar a limpeza com aspiradores/curetas ou pinças especiais. No entanto em alguns casos pode ser necessário a lavagem. Nestes casos é importante a realização de cuidados adicionais como utilização de gotas profiláticas.
Tudo depende do tipo de secreção, textura, localização, história clínica, etc.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os paciente com perfuração do tímpano requerem um acompanhamento regular, pois o ouvido pode estar inflamado sem o paciente ter alguma queixa específica. Não é recomendado limpeza de rotina, apenas se puder cerume acumulado, pus ou fungo no canal. Também não há um método de limpeza ou substância de uso recorrente para evitar infeções, de forma geral apenas evitar entrada de água e manipular o ouvido. Somente durante o exame físico o médico vai decidir se precisa limpar e forma com a qual essa limpeza será feita. De forma geral tentamos limpar a seco, mas limpeza com lavagem não é contraindicada- tudo depende do caso. Boa tarde.

Especialistas

Erich dos Santos Ramos

Erich dos Santos Ramos

Otorrino

Aracaju

Bruna Souza Magalhaes

Bruna Souza Magalhaes

Otorrino

Itapevi

Mariana Renata Nunes

Mariana Renata Nunes

Otorrino

Brusque

Larissa Matos Silveira

Larissa Matos Silveira

Otorrino

Itapevi

Maíra Torres

Maíra Torres

Otorrino

Barbacena

Gabriel Jesus

Gabriel Jesus

Otorrino

Itatiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 119 perguntas sobre Perfuração da membrana timpânica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.