Boa noite tive um cancer de esôfago e isso atacou a corda vocal direita que ficou paralisada. Quero

Boa noite tive um cancer de esôfago e isso atacou a corda vocal direita que ficou paralisada. Quero saber se tem cura?

6 respostas


Bom dia, pode haver melhora sim, a sua voz pode voltar de forma funcional , mas o seu caso precisa ser estudado com muita atenção, pois dependendo do local e da quimioterapia a voz pode não voltar completamente ou da forma como a senhora espera. Consulte um profissional fonoaudiólogo para que ele possa avaliar seu caso e iniciar um tratamento adequado. Espero ter ajudado.

Gisele Braga

Gisele Braga

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa tarde, se a paralisia foi definitiva talvez podemos fazer compensações para melhorar a qualidade da sua voz, marque uma consulta para avaliar e iniciar o tratamento.


Olá sugiro que antes da consulta passe por um exame de nasofibroscopia , para definir como está a funcionalidade das pregas vocais e que o profissional possa, realizar um planejamento Fonoaudiológico com auxilio de fotobiomodulação

Dr. Alan Fernandes

Dr. Alan Fernandes

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar consulta

Olá, a paralisia de prega vocal tem tratamento. Não é garantido que a voz irá voltar a ser como era antes, mas com o tratamento fonoaudiológico aliado ao comprometimento do paciente com a terapia, é possível alcançar uma melhor qualidade vocal.

Gabriel do Nascimento

Gabriel do Nascimento

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Agendar consulta

A paralisia de pregas vocais é tratável. Procure uma fonoaudióloga especialista em voz para avaliar o prognóstico


A paralisia da prega vocal direita após um câncer de esôfago é algo que pode, sim, ser tratado — e, mesmo que a movimentação da prega não retorne totalmente, é possível melhorar muito a qualidade da sua voz e da sua deglutição com os cuidados adequados. Cada caso é único, mas com o acompanhamento fonoaudiológico especializado e, em alguns casos, com apoio médico, conseguimos alcançar ótimos resultados. Trabalhamos para que sua voz seja mais eficiente, com menos esforço, mais projeção e segurança ao falar ou se alimentar. Fico à disposição para uma avaliação personalizada. Será um prazer te ajudar nesse processo de recuperação e adaptação com acolhimento, técnica e respeito à sua história. Conte comigo!

Dra. Mariana Santos

Dra. Mariana Santos

Fonoaudiólogo

São Paulo

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.