Boa noite, tomo Escitalopram 15mg há um mês. Percebi bastante melhora nas crises de pânico e ansieda

4 respostas
Boa noite, tomo Escitalopram 15mg há um mês. Percebi bastante melhora nas crises de pânico e ansiedade. Porém, ainda sinto angústia e tristeza em alguns momentos do dia. Ainda há chance do remédio agir nesses sintomas? Qual é o tempo de ação total da medicação?
Certamente há esta possibilidade, sobretudo se você vem melhorando continuamente, mesmo que pouco a pouco. Caso contrário, se houve estabilização já há muitos dias, é possível que seu médico queira repensar a dose. Mas, apenas seu médico consegue avaliar o quanto de melhora justifica manter a dose ou se é necessário um aumento. Finalmente, mesmo quando estabilizados, sem controle completo, durante bastante tempo, já vi pessoas que faltaram às minhas consultas estarem bem melhor, passados, por exemplo, dois meses. Resta saber o quanto desta melhora terá sido independente da medicação, pois mesmo sem medicação a maioria das depressões acaba remitindo. A questão é que com medicação a melhora costuma ser mais rápida e a manutenção dela previne recaídas, o que é muito importante.

Olá! Os transtornos psiquiátricos de modo geral, incluindo os transtornos de ansiedade e do humor costumam demandar acompanhamento médico e psicológico. É importante fazer o acompanhamento da medicação com seu médico. O acompanhamento psicológico é também muito importante, para que você possa identificar e modificar aspectos de sua vida, com o objetivo de manejar ou resolver esses transtornos. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Dado o pouco tempo de utilização da medicação, sugiro que vc se autobserve em relação aos seus sintomas e leve esses apontamentos ao seu psiquiatra em seu retorno, pois talvez seja necessário um reajuste na dose (algo comum). Também sugiro a busca pela psicoterapia, onde vc terá apoio para identificar e modificar comportamentos disfuncionais comuns deste transtorno.
Você já ouviu falar em hipnoterapia? A hipnoterapia é a terapia a base de hipnose, é claro que não substitui as medicações porém lhe revela o que está em oculto em suas emoções que estão lhe causando tamanho dano. Se quiser saber mais, entre no meu perfil e se beneficie das meditações guiadas que fiz especialmente para o controle da ansiedade. Sou Marcos Mastri hipnoterapeuta.