Boa noite! Tudo bem? Me lesionei treinando na academia. Fiz um agachamento búlgaro e acabei colo

2 respostas
Boa noite! Tudo bem?

Me lesionei treinando na academia. Fiz um agachamento búlgaro e acabei colocando um peso excessivo no pé de apoio, lembrando que não estava com peso adicional, apenas o peso do meu corpo. O tornozelo tem doído muito e estou sem treinar esses dias. Não inchou e não houve hematoma, apenas uma dor grande e dificuldade para planar o pé. Fico impaciente com a recuperação, porque sou professora e geralmente na escola tenho sempre que ficar em pé e gostaria muito de voltar com meu pezinho saudável. Geralmente, quanto tempo de recuperação? Detalhe, adoro corrida e queria estar correndo como de costume.
Boa noite! Entendo sua preocupação com a lesão no tornozelo e a importância de uma recuperação rápida, especialmente considerando sua profissão e sua paixão pela corrida. No entanto, é crucial cuidar adequadamente do seu tornozelo para evitar complicações a longo prazo. Aqui estão algumas informações gerais sobre a recuperação de lesões no tornozelo:

Descanso e Imobilização: É importante descansar o tornozelo lesionado para permitir que ele se recupere. Evite qualquer atividade que coloque pressão sobre o tornozelo afetado. Você pode precisar de uma imobilização temporária, como uma tala ou uma bota ortopédica, para evitar movimentos indesejados.

Gelo e Compressão: Aplicar gelo na área lesionada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Use um pano ou toalha fina como barreira entre o gelo e a pele e aplique por 15-20 minutos a cada 2-3 horas. Compressão com uma bandagem elástica também pode ser útil.

Elevação: Elevar o tornozelo acima do nível do coração sempre que possível pode ajudar a reduzir o inchaço.

Fisioterapia: Após o período inicial de repouso e recuperação, a fisioterapia pode ser recomendada para fortalecer os músculos ao redor do tornozelo, melhorar a mobilidade e prevenir futuras lesões.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa e depende da gravidade da lesão. Lesões leves podem melhorar em algumas semanas, enquanto lesões mais graves podem levar vários meses para se recuperar completamente. É importante não apressar o processo de recuperação para evitar recaídas.

Como você adora corrida, é fundamental seguir as orientações do seu médico ou fisioterapeuta. Eles podem avaliar sua lesão, determinar o grau de gravidade e dar uma estimativa mais precisa do tempo de recuperação. Evite voltar a correr até que seu tornozelo esteja completamente curado para evitar recaídas ou lesões crônicas. Siga as recomendações de cuidados e reabilitação e, gradualmente, você poderá retomar suas atividades físicas, incluindo a corrida, quando estiver totalmente recuperada.

Lesões decorrentes de atividades físicas, como a que você descreveu, podem variar bastante em termos de gravidade e, consequentemente, no tempo de recuperação. Considerando que você está sentindo dor significativa no tornozelo, mas sem inchaço ou hematoma, é possível que tenha sofrido uma distensão ou torção leve.

O tempo de recuperação para lesões leves no tornozelo pode variar de algumas semanas a um mês, dependendo da gravidade da lesão e da resposta do seu corpo ao repouso e tratamento. No entanto, é crucial não apressar esse período para evitar agravar a lesão.

Aqui estão algumas recomendações para a recuperação:

Descanso: Evite colocar peso sobre o tornozelo lesionado tanto quanto possível nos primeiros dias após a lesão.
Gelo: Aplicar gelo na área afetada por 20 minutos várias vezes ao dia pode ajudar a reduzir a dor.
Compressão: Usar uma bandagem de compressão pode ajudar a minimizar o movimento do tornozelo e oferecer suporte.
Elevação: Mantenha o pé elevado acima do nível do coração para reduzir o inchaço.
Reabilitação: Após a fase inicial de recuperação e conforme recomendado por um profissional de saúde, exercícios de fortalecimento e alongamento específicos para o tornozelo podem ajudar na recuperação.
Importante: Como você mencionou que a dor está dificultando a execução de atividades diárias e há um interesse específico em voltar a correr, seria prudente consultar um fisioterapeuta ou médico especializado. Eles podem avaliar a extensão da sua lesão com precisão e fornecer um plano de recuperação personalizado, que pode incluir fisioterapia e exercícios específicos para facilitar seu retorno seguro às atividades físicas e à corrida.

A paciência é chave na recuperação de lesões, especialmente para atletas e pessoas ativas. Seguir as orientações profissionais e dar ao seu corpo o tempo necessário para se curar pode ajudar a prevenir futuras lesões e garantir que você volte às suas atividades preferidas com segurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!