Boa tarde! A dúvida é sobre os pontos de aurículo, por que alguns caem ou tem dificuldade de serem

Boa tarde! A dúvida é sobre os pontos de aurículo, por que alguns caem ou tem dificuldade de serem fixados, parece que o corpo expulsa o estímulo?. Também existe um número máximo de pontos a serem utilizados e podem ser misturadas, técnicas de sementes, cristais e agulhas em uma sessão?

6 respostas


Boa tarde! Do ponto de vista da Auriculoterapia Chinesa, pode-se utilizar tanto sementes quanto agulhas e cristais. O auriculoterapeuta pode, por exemplo, utilizar agulhas sistêmicas, deixar por 20 minutos, e após retira-las colocar as sementes ou cristais, para que o estímulo permaneça durante a semana. Também é possível usar agulhas em alguns pontos, e sementes em outros, não há problema. Para os pontos que parecen expelir a semente, entende-se que há um excesso relacionado àquela estrutura - por exemplo, um quadro de calor no estômago (gastrite). Do ponto de vista da Auriculoterapia Francesa, o ideal é que um ponto só seja tratatado após detectarmos que ele está “doente” (detecção elétrica ou dolorosa). Utilizamos agulhas ou frequências luminosas no tratamento (nunca sementes ou cristais), e espera-se que as agulhas sejam expelidas naturalmente quando o ponto estiver tratado. As ahulhas podem permanecer de 1 a 20 dias. O ideal é que utilizemos o mínimo de pontos possível.

Bruna Freitas

Bruna Freitas

Terapeuta ocupacional

Sorocaba

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa tarde! É uma técnica muito utilizada e eficaz para pessoas que querem parar de fumar, procure pelo terapeuta para nova fixação nos pontos do aurícula. Atenciosamente


Boa tarde !. Não tenho proficiência para poder responder o seu questionamento.


Perfeita definição e explicação da colega de Sorocaba, concordo!

Dra. Anne Oliveira

Dra. Anne Oliveira

Médico Acupunturista

Florianópolis

Agendar consulta

Normalmente fica 5 dias com as sementes. Depois troca-se de orelha. Caindo não tem problema algum. Pode ser por suor, no banho, etc... Deve-se ter cuidado para que eles não caiam. Pode-se misturar sementes com cristais... À disposição!


Os pontos caem geralmente em função da oleosidade no pavilhão auricular dificultar a aderência do adesivo de fixação, uma cuidadosa assepsia com álcool 70, ajuda melhorar a aderencia. Sobre usar agulhas, cristais, sementes e outros estimuladores, geralmente fica a critério do profissional. A quantidade de pontos esta relacionada à necessidade diagnóstica, porém pode-se levar em consideração os 5 elementos do equilíbrio energético, mais os pontos específicos. Um profissional experiente geralmente estabiliza com poucos pontos. Com período fixação de cinco dias, alternando orelha esquerda e direita. IMPORTANTE: Uso de agulhas com permanência fora da clínica, deve ser cuidadosa, na assepsia, local e profundidade. Pois tecido cartilaginoso uma vez infeccionado é de difícil tratamento.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.