Boa Tarde, A Ozempic pode causar a perda da Libido??

2 respostas
Boa Tarde,
A Ozempic pode causar a perda da Libido??
Não é um efeito colateral comum. Os efeitos mais comuns são gastrointestinais, como náuseas, vômitos, desconforto abdominal.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Boa tarde! A sua pergunta sobre a relação entre o uso de Ozempic (semaglutida) e a possível perda da libido é muito relevante, especialmente considerando a importância de entender todos os efeitos que um medicamento pode ter sobre o corpo e o bem-estar geral. Ozempic é um medicamento amplamente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, atuando por meio da melhoria do controle glicêmico. Ele faz isso imitando um hormônio intestinal que ajuda a baixar o açúcar no sangue após as refeições e também tem efeitos sobre a redução do apetite e promoção da perda de peso em muitos pacientes.

Quando falamos sobre a perda da libido, estamos nos referindo a uma complexa interação de fatores físicos, emocionais e relacionais que afetam o desejo sexual. A literatura científica atual não estabelece uma ligação direta entre o uso de Ozempic e a perda da libido como um efeito colateral comum. No entanto, é importante reconhecer que as experiências individuais com medicamentos podem variar significativamente. Além disso, fatores como o controle glicêmico, alterações de peso, saúde emocional e outros aspectos médicos podem influenciar a libido.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem para questões como a perda da libido envolve olhar além dos sintomas isolados e considerar o paciente como um todo. Isso significa avaliar não apenas o impacto direto do medicamento, mas também como a saúde geral, o bem-estar emocional, o estresse, a dieta e o exercício físico podem estar contribuindo para a situação.

Se você está experimentando uma diminuição da libido desde que começou a usar Ozempic, é importante discutir isso com seu médico. Uma avaliação cuidadosa pode ajudar a determinar se essa mudança está relacionada ao medicamento ou se outros fatores podem estar influenciando seu desejo sexual. Em alguns casos, ajustes no tratamento, aconselhamento ou intervenções de estilo de vida podem ser recomendados para ajudar a abordar esse problema.

Lembre-se, a comunicação aberta com seu médico é fundamental para encontrar soluções que funcionem para você, respeitando seu corpo e suas necessidades individuais. A medicina integrativa oferece uma abordagem holística que pode ajudar a identificar e tratar não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes, promovendo uma saúde melhor e mais equilibrada.

A importância de um plano de cuidados realizado por um profissional com prática integrativa é fundamental para abordar questões como a perda da libido de maneira holística e personalizada, visando não apenas o tratamento de condições específicas, mas também a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.