Boa tarde, estou tomando antibiótico (azitromicina) para tratar gripe. Porém estou fazendo uso de Ox

3 respostas
Boa tarde, estou tomando antibiótico (azitromicina) para tratar gripe. Porém estou fazendo uso de Oxandrolona. Gostaria de saber se preciso interromper o uso da oxandrolona durante o tratamento? Grato pela atenção!
Dra. Melissa Zakia
Endocrinologista, Nutrólogo
Campinas
Boa tarde! A azitromicina é um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas respiratórias, mas a gripe é causada por vírus, então pode não ser o tratamento adequado. Se estiver tomando por conta própria melhor passar por avaliação médica.
Sobre o uso da oxandrolona, não há uma interação direta entre os dois medicamentos, pois a azitromicina não interfere na metabolização da oxandrolona.
No entanto, ambos são metabolizados no fígado.
A azitromicina é metabolizada principalmente pelo fígado, mas não sofre metabolização significativa pelo sistema do citocromo P450. Ela é eliminada lentamente, com uma meia-vida longa, sendo excretada principalmente pela bile e em menor quantidade pela urina.

Já a oxandrolona é um esteroide anabolizante metabolizado pelo fígado, especificamente pelas enzimas do citocromo P450 e pode aumentar sobrecarga hepática.
Se você já tem alguma alteração no fígado ou apresentar sintomas como dor abdominal, urina escura ou amarelamento da pele, é importante reavaliar o uso.
Lembrando que é sempre importante passar seu histórico médico completo e uso de todas as medicações em uso durante as consultas médicas. Se você não fez isso, é recomendado que passe novamente em consulta médica.
Att, Dra Melissa

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Mateus Osório
Nutrólogo
São Paulo
Durante o uso de antibióticos, como a azitromicina, é recomendável suspender o uso de anabolizantes como a oxandrolona, já que a combinação pode sobrecarregar o fígado e aumentar o risco de efeitos colaterais. O ideal é finalizar o tratamento com o antibiótico e só depois retomar o uso da oxandrolona, sempre com orientação médica adequada.
Dr. Renato Lobo
Nutrólogo, Médico do esporte
São Paulo
Olá! Boa tarde

A azitromicina geralmente não tem interação direta grave com a oxandrolona, então em muitos casos não é preciso interromper o uso.
No entanto, é importante avaliar o motivo do uso da oxandrolona, o tempo de uso e como está seu fígado e sistema imunológico — já que tanto o antibiótico quanto o anabolizante passam por metabolização hepática, e o organismo pode estar mais exigido nesse momento.

O ideal é avaliar seus exames e ajustar o plano de forma personalizada, garantindo que o uso seja seguro e que o resultado que você busca (performance, composição corporal, recuperação, etc.) não seja prejudicado.

Se quiser, posso te orientar pessoalmente com uma avaliação completa de metabolismo, fígado e hormônios, para definir a melhor conduta e otimizar seu resultado com segurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.