Boa tarde estou tomando desvenlafixina 50 mg por dez dias depois vou tomar 100 mg. tenho sentido cal

3 respostas
Boa tarde estou tomando desvenlafixina 50 mg por dez dias depois vou tomar 100 mg. tenho sentido calorão tremor no corpo e aceleração do coração devo parar de toma o remédio ou os sintomas vai passa ????
Dr. José Lucas Carvalho
Psiquiatra
Vila Velha
Não temos como te orientar quanto ao que você deve fazer apenas com essas informações, sem ter conhecimento do caso, comorbidades, etc. Sugiro que converse com seu psiquiatra ou passe por uma avaliação médica. É comum que durante o período inicial de uma medicação a pessoa apresente efeitos colaterais que podem ser transitórios e que tendem a diminuir com o tempo. Porém se esse efeitos forem muito intensos e persistentes é sugerido que passe por uma nova avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Desvenlafaxina faz parte da classe conhecida como IRSN (ou duais, já que inibem a recaptação de 02 neurotransmissores principalmente: a Serotonina e a Norepinefrina). Importante entender que temos receptores dessas importantes moléculas por todo o corpo e não somente a nível cerebral. Ao iniciarmos tais medicações é muito comum efeitos colaterais, que na verdade é melhor explicado como "efeitos adaptativos à medicação" principalmente nas 2 primeiras semanas e também quando ocorre o aumento da dose. O Psiquiatra deve sempre explicar ao paciente sobre a possibilidade desses efeitos colaterais iniciais, recomendando medidas de suporte para que não haja a interrupção precoce da medicação. Há diversas medidas para reduzir a possibilidade desses efeitos colaterais, mas o mais importante é que o paciente esteja bem orientado de que aquele "chato" momento inicial é como se fosse "um passo para trás para dar vários para frente". Nos casos em que os possíveis efeitos adaptativos perduram por mais tempo, deve-se avaliar se o diagnóstico e consequentemente a medicação está adequada.
No período de adaptação da molécula (5 a 10 dias), o remédio pode gerar não só ansiedade, como pode gerar estímulos físicos secundários à adaptação.
Pode ser que seja algo mantido ou algo passageiro.
Desvenlafaxina é uma excelente molécula, mas que vale a pena fazer um eletrocardiograma com laudo, vale a pena.
Normalmente eu começo com meio comprimido de 50mg por 10 dias e depois eu escalono para 50mg 1 comprimido pela manhã, para meus pacientes.
Me coloco à disposição para eventuais novos esclarecimentos.
Tenha um ótimo dia!

Especialistas

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.