Boa tarde! Eu faço acompanhamento psiquiátrico online em uma plataforma da minha empresa em que não
3
respostas
Boa tarde! Eu faço acompanhamento psiquiátrico online em uma plataforma da minha empresa em que não tenho contato com meu médico entre consultas. Na última consulta, ele mudou minha medicação: eu tomava valproato de sódio, duloxetina e trazodona. Ele adicionou o bromidrato de vortioxetina para substituir a duloxetina mas disse que não podíamos fazer essa transição de uma vez só, então estou há um mês, por indicação dele, tomando a vortioxetina e a duloxetina, só que agora apenas metade da dose. Acontece que ele remarcou a consulta desse mês para daqui a duas semanas e a duloxetina acabou. Estou com medo de já parar de tomar sem falar com ele, ate pq esse era o objetivo, mas também não estou com muito dinheiro para comprar e não precisar. Corro algum risco ou é seguro? Vou sentir algum sintoma de abstinência?
Você estava tomando duloxetina em meia dose enquanto iniciava a vortioxetina, o que reduz bastante o risco de abstinência. Parar a duloxetina de repente pode causar sintomas como tontura, “choques”, ansiedade e mal-estar, mas normalmente não é perigoso, só incômodo , e como você já reduziu a dose e está com a vortioxetina ativa, o risco é menor.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Na descontinuação ou interrupção da duloxetina, é comum surgirem sintomas como vertigem e dor de cabeça. Esses efeitos costumam desaparecer em alguns dias, mas podem ser bastante desconfortáveis. Por isso, é importante que a suspensão seja feita de forma gradual, conforme orientação do psiquiatra.
Em primeiro lugar, fique tranquilo. Alguns profissionais optam pela troca direta da medicação e outros pela troca cruzada. Mantenha a medicação restante e aguarde o retorno. A Abstinência só seria sentida se vc extinguisse a oferta de serotonina. Ambos os remédios te protegem disso. Um abraço!
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.