Boa tarde, eu gostaria de agradecer de coração a vcs que nos ajuda aqui, porque temos acompanhamento
3
respostas
Boa tarde, eu gostaria de agradecer de coração a vcs que nos ajuda aqui, porque temos acompanhamento mais é de consulta em consulta, e vcs nos ajudam tirando nossas dúvidas. Eu estou tomando o clonazepam 2,5 gotas para as crises que por sinal não estou tendo mais, e 10 gotas para dormir porque fiquei sem meu sono. Gostaria de saber se essa dosagem ela pode me causar dependência?
Dependência, no sentido estrito da palavra, como as pessoas podem ficar dependentes de nicotina ou álcool, não é comum, a não ser em alguns casos, como algumas pessoas com ansiedade muito grave ou que fazem uso de outras substâncias causadoras de vício. Porém, é comum haver tolerância aos efeitos hipnóticos, levando a aumentos progressivos da dose. Além disto, mesmo sem causar dependência, o uso está relacionado a aumento dos riscos de quedas e prejuízos da memória e o uso prolongado a prejuízos de memória que podem não ser totalmente reversíveis. Deste modo, na imensa maioria dos casos, o uso deve ocorrer apenas por períodos limitados a semanas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Todos os medicamentos da classe dos benzodiazepinicos (incluindo o clonazepam) tem risco potencial de causar dependência. Nessa caso deve-se avaliar a criação de tolerância ao uso do medicamento (ou seja, precisar cada vez mais de uma dose maior para obter o mesmo efeito), abstinência e abandono ou redução importante de outras atividades sociais, laborais etc... Por isso é importante não abusar do uso desse tipo de medicamento e sempre fazer o acompanhamento com seu médico para que você consiga fazer o desmame e suspender o medicamento o quanto antes.
Olá, tudo bem? Fico muito feliz em poder ajudar de alguma forma. Sim...o clonazepam é um medicamento benzodiazepínico, usado para uma série de condições, como transtornos de ansiedade, pânico e epilepsia, porém por atuar em sistema nervoso central, possui efeito sedativo, causando dependência se usado à longo prazo. O desmame deve ser feito com muito cuidado para não causar abstinência, sendo uma retirada bem gradual, podendo até introduzir outro medicamento não benzodiazepínico durante a retirada, caso sintomas de insônia.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.