Boa tarde! Eu gostaria de tirar uma dúvida ... A minha mãe iniciou um tratamento passado pelo médico

3 respostas
Boa tarde! Eu gostaria de tirar uma dúvida ... A minha mãe iniciou um tratamento passado pelo médico contra a ansiedade e início de depressão, ou seja, ela está tomando escitalopram de 20 mg há 25 dias e observo que não houve tanta melhora, sempre se acorda tão nervosa, com tremor. Realmente com quanto tempo o medicamento faz efeito?
Primeiramente, por aqui não há como saber se o tratamento prescrito está correto, sem conhecer pessoalmente o caso de sua mãe. Quando a prescrição está correta e a medicação for boa para a paciente (pois mesmo medicações corretamente prescritas podem não funcionar), os primeiros efeitos são observados em geral entre 2 e 4 semanas de uso. Quando não ocorre nenhum melhora, após este tempo geralmente se ajusta a dose. Mas, quando você diz que não houve "tanta melhora", parece que já houve alguma. Nesse caso, muitas vezes se deve esperar ainda mais, até que a pessoa fique boa ou a melhora estacione. Fale com o psiquiatra de sua mãe e tire suas dúvidas com ele, que a conhece pessoalmente e sabe dos detalhes do tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em média, os antidepressivos da família do escitalopram começam a fazer efeito a partir da 3a-4a semana, se o medicamento for o mais indicado para o paciente. É necessário lembrar que a maioria dos pacientes com quadros graves não melhoram com a dose inicial do medicamento, portanto a reavaliação é fundamental para entender o quanto o paciente melhorou e qual a melhor conduta farmacológica (aumentar dose, associar outro medicamento, trocar a medicacao)
Olá!
O **escitalopram** geralmente começa a apresentar efeitos **parciais em 2 a 4 semanas**, mas o efeito **completo no humor e na ansiedade pode levar de 6 a 8 semanas**.
Sintomas como **tremor ou nervosismo** podem ser **efeitos colaterais temporários**, principalmente no início do tratamento, e tendem a diminuir com o tempo.
É importante **não interromper o medicamento** e manter acompanhamento com o médico que prescreveu, para **avaliar a resposta ao tratamento** e ajustar a dose se necessário.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.