Boa tarde, Eu namoro a 2 anos e três meses, no meu primeiro ano de namoro foi um sucesso, porém

30 respostas
Boa tarde,

Eu namoro a 2 anos e três meses, no meu primeiro ano de namoro foi um sucesso, porém desde o ano passados tivemos muitas brigas e discussões . Tanto eu quanto ele estamos esgotados, moramos longe, a distancia atrapalha bastante. No começo ate falamos em ter uma família, mas nos últimos meses não conseguimos ter um dialogo. Ele anda muito estressado, não tem paciência, não se coloca em meu lugar em determinadas situações. Eu sou sentimental, gosto de me sentir importante na vida das pessoas, ele esta fazendo eu me sentir uma pessoa horrível. O que devo fazer ? Acha que uma terapia ajudaria?
 José Lucas Verteiro Pimenta
Psicólogo
Contagem
Ola bom dia.
Quando o sentimento floresce é um inicio de conhecer lindo, repleto de desejos, realização, construção de sonhos, e outros que vem a partir da paixão e seus encantamentos. Porém com o tempo esse sentimento se transforma e começa a transparecer as qualidades e os defeitos do outro e é difícil, pode ser um divisor em continuidade ou distanciamento e importante sim que possa ir a uma terapia, vai lhe ajudar bastante a entender se e poder trabalhar a melhor decisão e sem culpa para que possa continuar caminhando de maneira mais segura e sabendo o que quer e onde quer chegar.
Espero ter lhe ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Taisa Borges Grün
Psicólogo
Florianópolis
Olá!! Um relacionamento mantido à distância tem seus desafios particulares, principalmente quando a situação se prolonga por mais tempo. A terapia pode ajudar sim a entender o que está acontecendo e aprender a lidar com as situações que estão causando sofrimento a você! Abraços.
 Eliana Benedetti
Psicólogo
Americana
Olá.
Reafirmo o que a colega disse sobre os desafios que um relacionamento à distância apresentam. A psicoterapia será importante para você se fortalecer e resignificar pensamentos disfuncionais de que "só me sentirei bem se tiver apoio e aprovação do outro". Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços.
 Mariana Montes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá! Com certeza uma terapia te ajudará muito a ressignificar essa relação e entender melhor tudo que está se passando.
Pelo seu relato parece que a relação de vcs está desgastada e a comunicação prejudicada. Acredito que a terapia possa te ajudar a enxergar outras possibilidades e outros meios para se aproximar e reconstruir uma relação saudável com seu namorado.
 Flávia Camargo
Psicólogo
João Pessoa
Concordo com os colegas. A terapia poderá te ajudar a compreebder melgor os seus sentimentos, estando mais segura para escolher seus caminhos. Estou a disposição.
Seria interessante iniciar com uma terapia de casal para se avaliar as demandas, queixas e objetivos de cada um no relacionamento. Depois verificar a necessidade de uma terapia individual para se resolver a bagagem que cada indivíduo carrega e que está atrapalhando o relacionamento.
 Liliane da Cunha Paula
Psicólogo
Niterói
A terapia de casal pode ser um recurso precioso para que vocês possam estabelecer melhor comunicação, compreensão das demandas e expectativas de um e do outro e construir uma relação mais satisfatória para ambos.
Se puder ajudar, disponha.
Abs.
 Sirre Shin
Psicólogo
Salvador
Certamente a terapia vai te conduzir a uma compreensão do que não está fluindo na sua vida e/ou no relacionamento. Não existe uma resposta ou solução ideal para todos, o problema tem de ser encarado caso a caso, pois ainda que possa parecer um problema comum, somos seres únicos com a singularidade pertinente a cada história de vida. Buscar uma terapia e tentar se entender é o primeiro passo para clarear um pouco a situação e assim buscar um melhor entendimento do que está acontecendo.
Espero ter ajudado.
 Taciane Motta Marconato
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Bom dia,
Toda relação trará impasses e divergências, além de despertar nos indivíduos alguns sentimentos que dizem respeito às questões que podem ser trabalhadas e aprimoradas em psicoterapia individual ou terapia de casal.

Sugiro que busque um profissional idôneo que possa ajudar vocês nesse momento. Mesmo que seu parceiro não aceite a terapia de casal, você poderá se beneficiar de uma psicoterpia individual e isso irá refletir na relação de vocês, certamente.

Um abraço!
 Célia Naime
Psicólogo
Londrina
A terapia de casal ajudara a considerar suas idéias e premissas , examinará junto com vcs como foi o pacto de casamento que as vezes nao se tornou consciente suficientemente para ambos, e assim poder se tornar agora. O objetivo da terapia é dar um equilibrio mais funcional à vida do casal, e para que isso possa acontecer, o terapeuta precisa saber qual é a idéia de cada um sobre a relação e como gostariam que fosse . Ajudará a descobrirem juntos o que precisa ser feito
Olá, pelo que você disse, uma terapia individual seria importante para entendermos melhor essa relação, pra onde está caminhando, e qual melhor escolha a seguir! Pois na vida temos escolhas, e as vezes nos sentimos presos e perdidos para tomar uma decisão. É importante ressaltar que não temos controle sobre o outro, e a mudança tem que vir de você, por isso a ressalva para terapia individual. Para o relacionamento sugiro uma terapia de casal, se possível, é uma forma de entender os dois lados e realizar uma intervenção com um dos objetivos a melhora da comunicação por exemplo. Esperamos ter ajudado! Abraço
Olá! Concordo com a colocação dos colegas, uma terapia ajudaria a entender seus sentimentos e suas expectativas nesta relação. Porém, seria importante também manter um diálogo aberto e sincero com seu namorado. Entender como ele está se sentindo, o que pensa e o que deseja para o relacionamento de vocês. E, assim lidarem juntos com as dificuldades que surgirem. Espero ter ajudado.
 Aline Santos Silva
Psicólogo
Manaus
A terapia ajuda você entender melhor o que pensa a respeito de você, dele e do relacionamento.
Além disso, ao longo do caminho você acaba fazendo um exercício de se auto conhecer, com isso acaba trabalhando várias demandas que surgem não apenas as do relacionamento, mas também as suas.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Olá boa noite, como já meus colegas sugeriram é importante frequentar uma psicoterapia num primeiro momento individual para se conhecer melhor e ver se o que está exigindo do parceiro condiz com o bem estar do casal e não somente seu.
Estar afastados por necessidades pode com o tempo gerar incomprenções, é preciso muito jogo de cintura para se compeender e continuar se amando. Procure ajuda de um psicologo/a e trate de compreender melhor as exigencia que voçe tem com seu parceiro. Em seguida se necessario seria oportuna uma terapia de casal.
OLá, como vocês moram distantes, penso que a terapia de casal seria difícil. Mas se você começar a fazer terapia individual já vai ajudar bastante.
abraço
Psicóloga Roberta Bouchardet
 Fernando Robles
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sem dúvidas ajudaria, tanto individual, quanto de casal, independente de se para um desfecho menos traumático ou uma reconciliação... Além de outras questões mais profundas relacionadas, que podem ser desenvolvidas tanto em terapia pessoal quanto de casal também, com as particularidades que envolvem cada.
 Lilian Beatriz Zucca
Psicólogo, Psicanalista
Caraguatatuba
Acho que uma terapia para você seria o ideal. Porque você está sentindo que esta relação está correndo risco, mas não está sabendo analisar bem quais seriam os prós e os contra para manter esse relacionamento. Um relacionamento à distância é muito difícil, pois o amor exige proximidade, carícias, abraços, para a pessoa se sentir importante e desejada como você quer se sentir. Talvez vocês poderiam tentar uma consulta psicológica para o casal, para identificar mais claramente os problemas e o que cada um realmente almeja nesse relacionamento.
Olá
Sim com certeza a terapia fará você entender melhor o que esta acontecendo, tanto com você, individualmente como com seu relacionamento. Pode ser que ambos estejam desgastados e cansados, procure ajuda psicológica.
Abçs
Olá! Acho que é importante primeiro entender o que você quer dizer com ter "dado certo" no início do relacionamento e também o que recentemente mudou e como mudou. É importante entender também que em certa medida, altos e baixos em um relacionamento são esperados, especialmente um relacionamento longo como o seu. Por isso é bem importante um acompanhamento psicoterápico ou para o casal, ou para o cada um do relacionamento.
Olá
Com certeza uma psicoterapia poderá te ajudar a se conhecer melhor e a avaliar a importância dessa relação na sua vida.
Boa sorte
 Najma Alencar
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! que situação difícil essa que você vivendo. Fico contente que esteja buscando uma forma de melhorar e de mudar tudo isso. Tudo isso pode melhorar com ajuda de uma terapia porque vai te ajudar primeiro a se entender e te fortalecer para buscar sempre o melhor pra você. Espero que encontre um profissional que crie vínculo para que juntos possam melhorar essa situação. Um bjo
Oi oi
Um relacionamento mantido à distância tem seus desafios particulares, assim como qualquer relacionamento.
A terapia pode ajudar sim a entender o que está acontecendo, e te ajudar em estratégias de como criar um dialogo entre o casal, um ponto que precisa ser fortalecido, e também aprender a lidar com as situações que estão causando sofrimento a você! Abraço.
 Isabela Zeggiato Passos
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, terapia de casal poderia ajudar na comunicação do casal. Mas indico também uma psicoterapia individual, pelo o que você disse, pode ter algumas questões que você esta em um momento de avaliar o que seria melhor pra você, entender qual o lugar que esse relacionamento ocupa na sua vida.
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Olá! Sem dúvida a terapia te ajudará a entender as razões que levaram vocês dois a chegar a essa situação de estafa emocional, e que trouxe desmotivação ao relacionamento. Quando queixas como a sua chegam ao meu consultório, alerto para o fato de que ambos os membros do casal devem se conscientizar de que ambos são responsáveis por deixar a situação chegar a tal ponto. Como psicóloga de relacionamentos, entendo ser necessário trabalhar de início o diálogo e a compreensão mútua entre vocês, ajudando-os a trilhar um terceiro caminho, o qual ambos sintam-se felizes e realizados. Questões como "gosto de me sentir importante na vida das pessoas" podem revelar pensamentos disfuncionais, que também podem ser trabalhados individualmente, contribuindo de maneira acertiva para o bom andamento de um relacionamento equilibrado, em que ambos se amam e se sintam amados.
Com certeza a psicoterapia ajuda!
É possível manter um relacionamento saudável a distância, mas será necessária muita dedicação, organização e empenho, de ambas as partes. Encontros virtuais, rotinas e demonstrações de afeto irão sustentar o plano futuro do casal viver junto. A terapia de casal ajuda a conquistar essas qualidades no casal. Porém se o casal está se tratando mal, com falta de empatia, isso é uma característica da personalidade da pessoa. Pode indicar que, de um modo geral, que em situações de stress ele sempre agirá assim. É importante avaliar na terapia !
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Sim, com certeza psicoterapia irá ajudar. Abraço.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, como todos os colegas abordaram relacionamentos são dificeis de se levar a distancia e passada a fase da paixão as coisas tendem a ficar mais dificeis. Entretanto é muito possivel fazer com que essa relação volte a se tornar saudavel e construtiva. Já pensou em psicoterapia de casal? Pessoas tem expectativas e crenças diferentes a cerca de si mesmas e de seus parceiros. Normalmente as dificuldades aparecem quando os parceiros mantém expectativas irreais (ou diferentes) sobre o relacionamento e passam a fazer avaliações negativas e erradas do outro quando não se sentem satisfeitos. Tudo isso gera desgaste, frustração, raiva. É importante entender o que cada um pensa a respeito de um relacionamento intimo (crenças) e como alinhar as expectativas. Além disso vai trabalhar na comunicação assertiva. Contudo você traz algumas questões que são individuais suas (suas próprias necessidades, expectativas e sentimentos) que podem ser trabalhados numa psicoterapia individual. Normalmente o aconselhável é também seguir na sua psicoterapia individual. Caso seu parceiro não aceite a terapia de casal, recomendo que você realize a sua de modo individual que te beneficiaria muito. Abraço
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Boa tarde! Lidar com desafios em um relacionamento, especialmente após um período inicial de sucesso, pode ser muito difícil. A distância, o estresse e a falta de comunicação podem contribuir significativamente para a tensão entre vocês. Aqui estão algumas sugestões sobre como abordar essa situação:
Avaliação da Situação
Reflexão Pessoal: Antes de tomar qualquer decisão, reflita sobre o que você realmente deseja para o relacionamento. Considere suas necessidades emocionais e se elas estão sendo atendidas.
Identificação dos Problemas: Tente identificar os principais pontos de conflito. O que tem causado as brigas? Existem padrões que se repetem? Compreender as causas pode ajudar a abordar as questões de forma mais eficaz.
Comunicação Aberta
Converse com Ele: Tente ter uma conversa honesta e aberta sobre como você se sente. Escolha um momento calmo para discutir suas preocupações sem acusações. Use frases que comecem com "eu" para expressar como você se sente (por exemplo, "Eu me sinto triste quando...").
Escuta Ativa: Esteja disposta a ouvir o que ele tem a dizer. Às vezes, a falta de paciência e compreensão pode ser resultado do estresse ou de outras pressões externas.
Consideração da Terapia
Terapia de Casal: A terapia pode ser uma opção valiosa para ajudar a resolver conflitos e melhorar a comunicação. Um terapeuta pode oferecer um espaço seguro para que ambos expressem seus sentimentos e preocupações, além de fornecer ferramentas para lidar com os desafios do relacionamento.
Avaliação do Futuro
Pense no Futuro: Se ambos ainda têm interesse em construir uma vida juntos, é importante discutir o que cada um espera do relacionamento e como podem trabalhar juntos para superar esses desafios.
Defina Limites: Se a situação não melhorar e você continuar se sentindo mal em relação ao relacionamento, pode ser necessário considerar se esse é o melhor caminho para você. Lembre-se de que você merece estar em um relacionamento onde se sinta valorizada e respeitada.
Conclusão
Mudanças significativas exigem esforço de ambas as partes. Se você acredita que ainda há amor e potencial para o relacionamento, vale a pena investir tempo na comunicação e na busca por soluções. Se precisar de mais apoio ou orientação sobre como proceder, estou aqui para ajudar.

Especialistas

Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Valdir Guilherme Inácio

Valdir Guilherme Inácio

Psicólogo

São Roque

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.