Terapia de casal - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Conselhos profissionais para lidar com os conflitos que deterioram o relacionamento do casal e convivência (comunicação, sexo, obrigações, peculiaridades do casal, desinteresse, falta de motivação). A terapia tenta mudar o comportamento de ambos para conseguir uma melhoria na satisfação conjugal.

Especialistas em terapia de casal

Encontre um especialista em Terapia de Casal na sua cidade:

Perguntas sobre Terapia de casal

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Terapia de casal

Olá, talvez seria melhor você iniciar um tratamento com um psicólogo, a terapia iria te ajudar nessas questões, e fazer você se compreender melhor.
13 respostas

Dra. Aparecida de Paula Santos
Dra. Aparecida de Paula Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Belo Horizonte
Busque imediatamente ajuda psicológica, caso ela aceite fazer terapia de casal ótimo senão faça terapia individual.
Boa sorte!
Psicóloga Cida Santos
7 respostas

Olá, durante o atendimento de casal estas questões podem ser trabalhadas e compreendidas, quais fatores desencadeiam tais comportamentos de insegurança.
Se necessário, o psicólogo pode…
10 respostas

Especialistas falam sobre Terapia de Casal

Muitos conflitos são causados por haver ruídos na comunicação, principalmente porque nos relacionamos com o outro a partir de interpretações que fazemos sobre o que vemos e ouvimos. Se minha interpretação estiver com falhas, com distorções, isso vai impactar nos meus sentimentos e consequentemente na resposta nem sempre assertiva que será emitida. Por isso, é muito importante o alinhamento do casal e, muitas vezes, o terapeuta funciona como mediador para alinhar essa relação que, por vezes, se encontra desgastada.

Creuza M Salvaterra

Psicólogo

Ipatinga


"O casal " parceiros que se associam para desenvolver projetos comuns, e permitir a cada uma das partes servir melhor os interesses do outro - mas em um relacionamento surgem pedras no caminho , questões que passam a incomodar depois do felizes para sempre. Questões pessoais começam a interferir e refletem-se no conflito, projeto no outro minhas características que mais rejeito. Na relação amorosa os problemas são mais intensos porque quando se esta com o outro, particularidades muito próprias de cada um vêm a tona, a neurose de um se vincula à do outro. Preciso me conhecer para poder conhecer o outro, o conflito 'e uma oportunidade de crescimento.

A terapia de casal visa auxiliar na superação de conflitos, mágoas e outras dificuldades que o casal possa estar enfrentando na ocasião. Inicialmente são realizados encontros individuais, como cada membro do casal, para que se possa esclarecer dúvidas, e para que o terapeuta possa conhecer as queixas, expectativas e possibilidade de transformação de cada um em separado. Em um segundo momento são realizados encontros com o casal, podendo se intercalar sessões individuais no processo. Pode ser também sugerido, dependendo do caso, encaminhamento a terapias individuais com outros profissionais para auxiliar no processo.

Rodrigo Passarelli De Brito

Psicanalista, Psicólogo

Recife

Agendar uma visita

No processo de Terapia de Casal separo um horário de 90minutos para cada sessão. A sessão pode ser agendada semanalmente ou quinzenalmente. Na primeira sessão é definido junto com o casal qual formato é melhor para ambos conseguirem lidar com as sensações e sentimentos conseguindo falar para o outro como é a percepção e vivencia de alguma situação ou experiencia. No processo facilito o acesso e a compreensão entre o casal, auxiliando no processo de empatia e congruência. É importante durante o processo mais do que concordar um com o outro. O casal necessita compreender que pode ser diferente para o outro passar por uma mesma situação. Caminhando dessa forma para uma vivencia mais saudável.

Roberta Mellem Avante

Psicólogo

Belo Horizonte


A terapia amplia a visão do casal, que passa a se conhecer mais (a si e ao outro), aprender a comunicar-se melhor, a expressar mais seus sentimentos e ideias, a abrir mais seu coração, angústias e sonhos, a encontrar mais soluções para os conflitos vividos. As decisões importantes são tomadas a dois, com a ajuda profissional, podendo chegar a um consenso do que vai de encontro ao que parece mais coerente a ambos. É um processo que envolve muito amor, acolhimento e compreensão. Quanto antes buscarem por ajuda, menos agravada a situação fica e a resolução bem mais rápida e com menos sofrimento. Acesse meu site e leia mais sobre como funciona a terapia de casal.

Cristina Okamoto

Psicólogo

Londrina


A terapia sexual de casal ou individual consiste em um conjunto de exercícios organizados fornecidos ao casal cujo objetivo é aprender a namorar, tomar banho juntos, etc., desviando sempre à atenção do problema. Enfim há alguns casos, que os problemas estão completamente ligados aos desentendimentos conjugais e, para isso, os exercícios podem não funcionar. A grande maioria vai à procura quando o problema está há bastante tempo até mesmo em vias de separação, o foco da terapia sexual é a harmonia entre os parceiros. O melhor é buscar ajuda antes que afeta a conjugabilidade. A comunicação é o melhor meio pra se resolver em conjunto com ajuda do profissional, se concretiza melhor empenho.

Irani Marangão

Psicólogo, Sexólogo

Cuiabá

Agendar uma visita

Sempre atento a demanda do casal, oriento na direção de encontrarem uma harmonia, se livrarem da discórdia e esquecerem as rusgas que eventualmente possam existir. Procuro promove o diálogo e a compreensão de ambos, em um ambiente de calma e de entendimento, para que juntos possam encontrar o equilíbrio necessário para uma convivência satisfatória e próspera. Para se evitar qualquer desconfiança ou dúvida, a terapia de casal é sempre feita na presença dos dois, se um não puder vir, a consulta não se realiza.

Dínerson Fiuza

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Muitos casais se amam, porém enfrentam problemas no relacionamento conjugal sem que consigam reverter a situação. As discussões e brigas frequentes levam a uma insatisfação constante e esta propicia mais discussões, levando a um ciclo sem fim. A terapia de casal é um acompanhamento profissional, onde se reflete sobre a interação entre os cônjuges, de forma a propiciar mudanças comportamentais que levem a um relacionamento satisfatório. É um ambiente onde, de forma mediada pelo psicólogo e através de atividades lúdicas, os cônjuges poderão expressar suas opiniões, pensamentos e sentimentos, e assim, permitir uma maior compreensão um do outro.

Quando os casais discutem, normalmente jogam a culpa no outro, se ausentam de sua participação na discussão, seja por se calar, não tentar resolver ou se alterar buscando ter razão, ao invés de escutar o parceiro e tentar resolver o problema. Tudo que fica são mágoas de palavras usadas, das reações, do sentimento de impotência pela busca de algo dentro do relacionamento que, muitas vezes nem sabemos ao certo de que se trata. O problema é que ficamos remoendo tudo e isso fica como uma cicatriz que não cura. Até pelo próprio medo de se doar novamente e tudo voltar a se desestruturar, isso nos desmotiva a nos empenharmos em fazer dar certo, nos priva de doar e receber amor.

Cleunice Paez Borges

Psicólogo

São Paulo


A Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento clínico, que oferece apoio terapêutico aos casais que buscam diminuir os conflitos, superarem os desafios da vida conjugal, aperfeiçoarem a comunicação e desenvolverem comportamentos mais saudáveis. As sessões podem ser semanais ou quinzenais, com duração mínima de 60min. Benefícios: Resolução e prevenção de conflitos; Melhora na comunicação, tornando-a mais clara e assertiva; Equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação; Melhora na qualidade da vida sexual; Facilita a divisão equilibrada das responsabilidades; Promove a compreensão das necessidades de cada parceiro; Melhora a qualidade geral do relacionamento.

A Psicoterapia com casais consiste em ajudar o casal a estabelecer uma comunicação um com o outro com responsabilidade, consciência (awareness) e expressividade emocional, restabelecendo o contato. O trabalho terapêutico com o casal tem efeitos que vão além do relacionamento, na medida que se trabalham, se desenvolvem e trabalham também questões individuais de cada um, vão aprendendo a separar o que é de um e o que é o do outro, e frequentemente abrange toda a dinâmica familiar. Na Gestalt-Terapia começamos por observar a forma de estar juntos do casal, respeitando‑a e valorizando‑a na sua originalidade e singularidade.

A Terapia de Casal é indicada quando a relação chega a um desgaste, com brigas, tornando o diálogo quase inexistente. O objetivo da Terapia é levar o casal ao conhecimento de seu funcionamento emocional e com isso buscar a reorganização das emoções. Não significa que com a Terapia o Casal permanecerá juntos, pode ser que durante o processo terapêutico a conclusão seja o fim do relacionamento. O que não significa insucesso da Terapia, mas que foi o melhor para cada um dos membros do casal.

Maria Christina Da Costa Santos

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


A Terapia de Casal trabalha com os principais aspectos da relação conjugal , buscando reestabelecer o padrão de interação do casal e tratar a comunicação entre a partes. Observamos suas expetativas, crenças, pensamento inadequados, emoções, comunicação entre o casal, sexualidade e individualidade, em busca de suas reais necessidades e identificando quais os comportamentos que estão comprometendo a qualidade do convívio.

Os casais entram em conflito por dificuldades de comunicação, por nos conhecer o funcionamento do outro. Um pode ser mais auditivo, o outro mais visual e ou mais cinestésico, mas o fato é que não nos conhecemos em profundidade e a psicoterapia cria atalhos para ensinar como os cônjuges devem se comunicar entre si. Cada um fala uma língua diferente. Todo relacionamento é composto de três coisas sem as quais eles deixam de existir como casais. Todo casal precisa dormir juntos e ter sexo, todo casal precisa se gostar e ter amor (no sentido ético do termo), e finalmente, todo casal precisa se comunicar bem pois eles vivem fazendo negociaçoes e renegociaçoes o tempo todo.

José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

Campinas


A Terapia de Casal é uma forma de revisitar a dinâmica (funcionamento) do casal. Por vezes, o casal passa por situações que precisam restabelecer um diálogo que se perdeu ao longo do tempo, podendo ser trabalhadas questões como: traições, segredos, nascimento de um filho, separação, entre outras. Deste modo, a terapia de casal pode acontecer variando sessões individuais do casal ou com os dois numa mesma sessão. A Terapia contribui a partir da verificação das crenças de cada um sobre o relacionamento, e pode contribuir para tomada de consciência do que é "ser casal".

A dinâmica das relações conjugais é influenciada pelos fatores culturais, sociais, econômicos. A consciência sobre a existência de conflitos conjugais é indispensável para a indicação da terapia de casal. As problemáticas mais comuns nos casais os conflitos relacionais e de comunicação, desentendimentos sexuais, a decisão de um divórcio, a violência doméstica e tipos diversos de relações perversas. O casal precisa fazer pactos ao longo da sua trajetória, construir um projeto conjugal, compartilhar a cotidianidade, desfrutar de uma sexualidade e ter tendência a exclusividade na vida do companheiro. Mediar, elaborar, se vincular adequadamente são aspectos trabalhados na terapia de casal.

Betânia Tassis

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A terapia de casal pode proporcionar o vislumbre de uma nova fase de redescoberta do prazer de estar com o outro; ajuda a clarear, esclarecer sentimentos, posicionar-se diante problemas que o casal não conseguiria expor sem um mediador (quebra de tabus), auxilia também: • A identificar que tipo de vínculo foi estabelecido entre o casal (imaturo por ex. ), considerando os processos inconscientes que regeram a escolha do parceiro; • A perceber e enxergar o que estava escondido (raiva, mágoas, sentimentos negativos que prejudicam o relacionamento); • A conseguir uma vida mais prazerosa ao lado do parceiro. • A identificar e finalmente se libertar de uma relação destrutiva ou apenas infeliz.

A terapia de casal é uma terapia em que ambos parceiros participam, e que tem como maior foco a relação, a interação entre eles e com principal objetivo de melhorar a comunicação. A terapia de casal vai auxiliar aos casais identificarem os pontos de conflito dentro da relação e quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais.

Conflitos entre casais são comuns até certo ponto. Mas devemos sempre estarmos atentos se estes conflitos não estão atrapalhando a convivência, a fim de chegar ao ponto de romper a relação. O ser humano é único, e mesmo quando duas pessoas se tornam um casal, ambos continuam com as memórias de sua criação, seus princípios, e suas crenças, e nem sempre isso se assemelha com o que o outro acredita. Na Terapia de Casais ajudo nestes impasses, afim de encontrar uma alternativa para o que impede do relacionamento do Casal seguir de forma saudável.

Carina Lisboa Dias

Psicólogo

São Paulo


A psicoterapia de casal tem a intenção de contribuir com relações conjugais em situações de crise. Neste processo, eu trabalho como mediador para facilitar o reconhecimento das diferenças e proporcionar mecanismos espontâneos de validação da experiência do casal. Nesse sentido, uma parte do trabalho se foca na compreensão da experiência de cada um e, em seguida, na síntese do que acontece com aquela relação. Juntamente com isso, trabalhamos a viabilidade de novas formas de comunicação para que o contato se torne mais fluido e verdadeiro, mais livre e menos ameaçador. O resultado esperado são as mudanças advindas da potencialização dessa vivência de processo relacional.

a terapia de casal é instrumento poderoso de ajuda em situações de mudanças, crises e/ou conflitos na vida dos casais. "O terapeuta atua como um mediador de discussões, conversas e questionamentos da vida conjugal, ampliando e trazendo novas possibilidades de conversa desses casais. Ao longo do processo, o casal tem a chance de reavaliar e ressignificar a relação.” O objetivo principal da terapia de casal é melhorar a qualidade do relacionamento para vivenciar uma vida conjugal mais harmoniosa e feliz.

Cada um espera encontrar no outro uma pessoa com maturidade emocional suficiente para atender suas carências afetivas. Na atualidade ambos estão sujeitos a elevados níveis de tensão: a competição no trabalho, desemprego, o trânsito, ciúmes, traições - estresse em geral. Cada um espera encontrar no casamento uma espécie de oásis, conforto, um parceiro atento, meigo e compreensivo além do sexo.Deseja-se apoio, proteção, reconhecimento. A necessidade de muito receber do outro entra em confronto com a pouca disponibilidade para dar. Os parceiros se revezam num eterno conflito: quem recebe sente que recebe pouco e quem dá acha que dá demais.

Eliana Francisco De Oliveira

Psicólogo

Guarulhos


A terapia de casal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, o seu foco principal é a relação conjugal, a interação e a comunicação entre eles. Na terapia de casal o psicoterapeuta ajuda o casal a descobrir as dificuldades que estão prejudicando a relação conjugal, como por exemplo; ciúmes, traição, violências verbal e física, dificuldades sexuais, problemas com a criação de filhos etc. A primeira sessão é feita com os dois parceiros, mas o psicoterapeuta pode sentir necessidade de chamar apenas um dos parceiros. A sessão dura 50 minutos e é realizada com o maior sigilo e imparcialidade. Será necessário o compromisso e empenho de ambos os parceiros para que a terapia funcione.

Sueli Cabral Midlej

Psicólogo

Salvador


É uma modalidade clínica de atendimento cujo objetivo é promover melhor qualidade de vida para os membros do casal e, consequentemente, na dinâmica conjugal. A Terapia busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las.A realidade é que todo casal tem problemas. O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.

Trabalhar com casais é trabalhar a comunicação entre os parceiros. Quando chegam na análise já tentaram de tudo, todas as conversas possíveis. Não imaginam o que pode trazer o entendimento do casal. Contudo, não percebem que a chamada "conversa" não foi o estabelecimento de um diálogo. É importante compreender que este é um exercício de escuta. Por-se no lugar do outro e procurar entender seus sentimentos e perspectivas. Na análise é possível, graças a mediação de um terceiro qualificado, perceber o parceiro no processo de comunicação.São exercitadas a clareza e a empatia, na qual cada cônjuge procura não apenas saber de si para conseguir se expressar, mas também saber do outro.

Fernanda Soares Gonçalves

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Terapia de Casal é uma proposta de trabalho que pode auxiliar o casal em diversos momentos da vida a dois, assim como da vida familiar e não somente nos momentos de dificuldades e crises do casal em si. Ela pode auxiliar o jovem casal a se adequar ao novo estilo de vida, o casal mais maduro a enfrentar a nova fase da vida, lidar com impasses e situações específicas, problemas com filhos, conflitos e brigas excessivas, questões de infidelidade, questões sexuais, questões financeiras, mudanças de fase do ciclo de famíliar , incluindo também questões de separação e finalização da relação. O trabalho possibilita, para ambos um novo olhar para si mesmo, sem perder de vista o casal e a família.

A Terapia de casal trata-se de uma modalidade clínica de atendimento cujo objetivo é promover melhor qualidade de vida para os membros do casal e, consequentemente, na dinâmica conjugal do casal. A Terapia de casal busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las. O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.

Marcelo Pires

Psicanalista, Psicólogo

São José do Rio Preto


Processo Terapêutico para Casal Quando o casal precisa de Terapia? Cada casal apresenta sua necessidade, por exemplo, quando percebe-se que a comunicação entra em um entrave, um quer conversar e o outro ignora, ou está tão defensivo que nega qualquer tipo de problema. A intervenção e prevenção é compreender e orientar qual caminho a seguir para a saúde emocional de ambas as partes e do relacionamento. Como? Com novos comprometimentos e disciplina por parte dos dois, e um renovado estado de motivação para manter o relacionamento. A função da terapia de casal é cuidar da comunicação, identificar o que contamina este relacionamento, e gerenciar as novas ações junto com o casal.

A Psicoterapia de casal é uma das possibilidades de atuação da Psicologia Clínica. As sessões ocorrem em um setting terapêutico adequado, ou seja, em um ambiente livre de exposições e interrupções externas. Os atendimentos são conduzidos por um (a) Psicólogo (a) com o objetivo de promover intervenções de forma ética, sigilosa, sem julgamento moral, para que o casal conquiste as respostas desejadas para a resolução das dificuldades enfrentadas na vida a dois. Vale ressaltar que, para iniciar a psicoterapia de casal não necessariamente os envolvidos precisam ser oficialmente casados. Entende-se casal todos os relacionamentos, independentemente de uma união formal.

Vanderlúcia Rosa Cunha Macario

Psicólogo

Florianópolis


A rotina e as responsabilidades do casamento desgastam a relação, gerando diversas emoções como: medo, raiva, insegurança e angústia. No processo terapêutico o casal tem a oportunidade de refletir sobre as questões que estão atrapalhando a qualidade da relação, (re) conhecerem as angústias individuais, aprenderem a se comunicar e construírem um novo contrato matrimonial.

Gabriela Medeiros Barbosa

Psicólogo

Barueri


A Terapia Gestalt com casais consiste essencialmente em ajudar os dois elementos do casal a comunicarem um com o outro com responsabilidade, consciência (awareness) e expressividade emocional. O casal é o relacionamento adulto primário, e a base dos sistemas familiares: o trabalho terapêutico com o casal tem efeitos no relacionamento entre os elementos do casal e frequentemente em toda a dinâmica familia. Em Terapia Gestalt começamos por observar a forma de estar juntos do casal, respeitando‑a e valorizando‑a na sua originalidade e singularidade. A relação terapêutica tem como objetivo apoiar a tomada de consciência (awareness), facilitando a integração mental, emocional e corporal.

A terapia de casal é um espaço em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua relação e nas dificuldades específicas que estão vivenciando. Ela auxilia em diversas fases do relacionamento amoroso e momentos do ciclo vital que o casal está passando. Na terapia de casal sistêmica trabalhamos o sistema casal e o impacto dos outros sistemas interligados a ele como o sistema profissional, familiar de origem, dentre outros. O terapeuta atua como parte do sistema trazendo recursos e instrumentos técnicos como o uso do duograma, genograma e equipe reflexiva, para ampliar as possibilidades do casal.

Tainá Hauat

Psicólogo

Rio de Janeiro


A assexualidade é uma das muitas maneiras de se vivenciar a sexualidade, não mais considerada por muitos como anormalidade, disfunção ou patologia, mas como uma possibilidade de ser e viver a sexualidade na vida contemporânea. O fenômeno da assexualidade na relação dos casais quando um dos cônjuges perde o interesse e desejo sexual em relação ao parceiro, porém sem deixar de amá-lo, apontaram para o fato de que na relação conjugal, a falta de desejo e a perda do interesse sexual faz com que o casal se torne assexual, sem, no entanto, perder o interesse pela pessoa;sendo importante rever expectativas e relações no casamento.

Lilian Cristina Nascimento

Psicólogo

Barueri


A Terapia de Casal é uma modalidade de atendimento clínico, que oferece apoio terapêutico aos casais que buscam melhorar a qualidade do relacionamento. Ela oferece um espaço seguro para que o diálogo conjugal aconteça de forma mais reflexiva e assertiva, possibilitando aos parceiros a expressão verdadeira de seus desejos e necessidades e a negociação respeitosa para suas divergências. Benefícios Resolução e prevenção de conflitos; Melhora na qualidade da comunicação; Promove o equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação; Trabalha a dependência emocional; Promove a compreensão das necessidades de cada parceiro; Melhora a qualidade geral do relacionamento.

Eudiléia De Fátima Marcelino

Psicólogo

Brasília


A Terapia de Casal ajuda os casais a resolverem seus conflitos e a melhorarem o seu relacionamento. Você pode se beneficiar da Terapia de Casal nos seguintes casos: • Problemas de comunicação; • Dificuldades sexuais; • Conflitos sobre a criação dos filhos e famílias recompostas (os meus, os seus e os nossos); • Abuso de substâncias; • Problemas financeiros; • Violência doméstica; • Infidelidade; • Divórcio. Terapia de Casal pode ajudar casais hetero e homo afetivos, casados ou não, podendo ser feito, inclusive, por casais que planejam se casar, diminuindo eventuais problemas relacionais ao iniciarem uma nova vida juntos. As sessões são semanais e duram cerca de 1h 30.

Luciana Szafran

Psicólogo, Psicopedagogo

Sorocaba


A Terapia de Casal é um espaço dedicado ao relacionamento que permite pensar e dialogar anseios , medos e desejos que fazem parte da vida a dois. Esse espaço permite desenvolver questões que podem estar provocando sofrimento para um dos membros ou ambos. O compromisso da Terapia de Casal é compreender qual o melhor caminho para à saúde emocional de cada cônjuge e do relacionamento.

Adriana Santos

Psicanalista, Psicólogo

Osasco


É uma prática clínica cujo objetivo é trabalhar mudanças para uma melhor qualidade de vida em uma estrutura conjugal e tratar as dificuldades humanas, em especial aquelas referentes às crises e queixas no casamento e nos relacionamentos familiares. O terapeuta incentiva a construção de melhores escolhas e a prática da responsabilidade relacional através de boas conversações objetivando potencializar alternativas para solução de problemas nas áreas de comunicação, planejamento e sexualidade.

Maria Beatriz Rossatti

Terapeuta complementar

Ribeirão Preto


A vida sexual do casal é importante para a qualidade de vida a dois. Quando um dos parceiros está insatisfeito com algo no casamento, a sexualidade deste passa a sofrer consequências, o que traz ainda mais insatisfação no relacionamento. A terapia de casal é uma ótima alternativa para casais que desejam permanecer casados, porém não estão conseguindo fazer com que o casamento seja satisfatório, seja por problema sexuais ou relacionais.

Larissa Mamedes

Sexólogo

Ribeirão Preto


Tratar a comunicação entre as partes, identificar o que vem tornando o relacionamento disfuncional, elaborar estratégias de enfrentamento para superação de conflitos e tornar a relação mais saudável são os principais objetivos da Terapia de Casal.

Aos casais em crise, proponho a análise pessoal e individual de cada um, com iniciais e pontuais atendimentos a dois. Pois, se a linguagem se dá à mediação de conflitos e o psicanalista tem a escuta privilegiada para deles ouvir, os versos a seguir podem ajudar no entendimento quanto ao saber do psicanalista de que o cerne dos conflitos é interno a cada sujeito de linguagem, ante de ser relacional. "Entre amantes, há amor. Entre o amante e o amor, há um mundo. Entre o amante e o mundo, há um muro de diferente e múltiplas ressonâncias de diferentes palavras." Paráfrase minha dos versos de Antoine Tudal, mencionados pelo psicanalista Lacan em Escritos, Função e campo da fala e da linguagem.

Lazaro Ivan Volcov

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba


A compreensão das relações afetivas e os problemas enfrentados pelos casais são temas para a terapia à dois.

Giane Nucci

Psicólogo, Sexólogo

São Paulo


Com tantos conflitos do dia a dia (problemas no trabalho, educação dos filhos, trânsito, etc.) e várias tensões internas (como frustrações, inseguranças e decepções), esperamos encontrar no casamento uma fonte de conforto e segurança. Depositamos no(a) companheiro(a) uma série de expectativas. E, quando elas não se realizam, tudo se complica. O relacionamento muito se desgasta pelas incontáveis discussões, que acumulam mágoas e ressentimentos. Heterossexuais e homossexuais, formalmente unidos, morando juntos ou namorando, todos podem se beneficiar da Terapia de Casal, na qual o psicólogo especializado consegue identificar as raízes do conflito e propor estratégias para sua resolução.

Joseane De Avellar Passarella

Psicólogo

Juiz de Fora


Muitos casais passam por crises conjugais que refletem negativamente em vários aspectos de suas existências. O melhor momento é quando o casal reconhece que sozinhos não conseguem sair de determinada crise. A terapia de Casal, ajuda a canalizar os pontos de vista dos cônjuges para a busca de uma solução para o problema. A proposta terapêutica é focada no aqui-agora, onde o casal consegue entender e interromper o desgastado processo de estar preso a uma condição antiga e inacabada, melhora o relacionamento a dois e promove novas formas de olhar para a relação com mais fluidez.

É um espaço de acolhimento, onde o casal encontra um ambiente protegido, em que pode apresentar susa questões e trilhar caminhos para a construção de saidas para suas dificuldades, impasses e sofrimentos. O terapeuta é um facilitador neste processo, auxiliando as conversas, principalmente através de perguntas, buscando clarear as situações, focando nas questões e não nas acusações mutuas que são feitas. O intuíto é diminuir o conflito, ampliando o diálogo construtivo, colaborando para que o casal deixe de focar nos problemas e caminhe para suas soluções. A Terapia geralmente se dá com o casal, contudo, quando há necessidades pontuais, cada um dos parceiros pode set atendido individualmente.

Mariane Marko

Psicólogo

Pato Branco


Nesta terapia o casal pode ir junto, mas nada impede que em algum momento os mesmos venham separados, tudo isso é decidido lentamente entre psicólogo e pacientes. Os casais buscam a terapia geralmente para falar das mais diversas questões que atrapalham a vida a dois, sejam questões financeiras, sexuais, relação com os filhos, entre outros.

Daniel Rodrigues Da Silva

Psicanalista, Psicólogo

Araraquara

Agendar uma visita

A ideia da terapia de casal é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento. No início era tudo ótimo, mas agora as brigas não param, ou o que pode ser pior, nem há mais brigas, o silêncio impera quando estão a sós. Quando em grupo ficam animados, sozinhos parece que “acabou o assunto”. Este silêncio pode ser sinal de que há muito conteúdo para ser trabalhado, mas talvez não haja ânimo nem expectativa de que uma conversa possa ajudar. É exatamente aí que entra a Terapia de Casal.

Ana Carla Teodoro Olimpio

Psicólogo, Sexólogo

Goiânia


Na terapia de casais trabalha-se para descobrir a causa dos problemas enfrentados que estão no momento prejudicando e comprometendo a qualidade da relação conjugal. O papel do psicólogo é ajudar individualmente e juntos a identificarem os pontos de conflito, que através da terapia cognitiva comportamental, estes pontos passarão a ser compreendidos de modo racional e consciente facilitando assim, a aquisição de novas posturas e habilidades prol ao sucesso da relação conjugal.O psicólogo desta abordagem é participativo e especialmente didático.

Monica Campelo

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Agendar uma visita

Muitos casais desenvolvem problemas com a comunicação ou descobrem incompatibilidades, logo procuram a terapia de casal para buscar esse entendimento e conformidade e estabelecer uma relação saudável novamente.

Renato Mota

Psicólogo, Psicanalista

Montes Claros


A terapia de casal é uma proposta dentro de um ambiente protegido e cuidadoso, em que o casal poderá desabafar, colocar suas questões e caminhar na construção de saídas para seus impasses, dificuldades e sofrimentos. Eu, enquanto psicoterapeuta serei a facilitadora dessas conversas, muitas vezes difíceis. Irei colaborar a partir de conhecimento e experiência, principalmente através de perguntas, para clarear as situações, focar nas questões, e não nas acusações mútuas. O objetivo desta terapia e promover a diminuição dos conflitos e aproximar o diálogo construtivo, de modo a colaborar para que o casal saia do circuito fechado dos problemas e caminhe para suas soluções.

Terapia de casal: em busca do equilíbrio na relação conjugal. Ajudar o casal a superar dificuldades e conflitos, estabelecendo um relacionamento conjugal mais leve e flexível: esse é o objetivo da psicoterapia de casal. O foco não está nos componentes do casal considerados individualmente, mas na dinâmica que se estabeleceu entre eles, e pode levar a sintomas e sofrimentos.

Humberto De Almeida

Psicólogo

Campinas


A terapia de casal é um enfoque das psicoterapias onde costumo informar aos pacientes que pelo menos 3 mudanças deverão ser efetivadas: Do "marido", da "esposa" e do "relacionamento" entre eles. Sendo assim, 3 elementos a serem trabalhados, obviamente o tempo de mudança passa a ser mais relativo. A teoria propõe que a disfunção conjugal ocorre quando os cônjuges fazem avaliações negativas extremas e mantêm expectativas irreais acerca do casamento quando não estão satisfeitos. Isto significa que sentimentos e comportamentos perturbadores nos relacionamentos não são causados meramente por erros dos parceiros, mas pela visão que o outro tem das vicissitudes conjugais.

Geralmente, quando se busca esse recurso é porque o casal Deseja sair da crise na relação. Por outro lado talvez, muitos não aceitam fazer psicoterapia de casal porque acham que o psicólogo vai unir o que não tem mais jeito, ou separar. Porém, a terapia de casal não tem o compromisso de unir ou separar, mas de levar as pessoas daquela relação a decidirem o que for mais íntegro para ambas. A análise do comportamento dos dois indivíduos envolvidos (sem juízo de valor, preconceito ou preferência da parte do psicólogo) e o fornecimento dos produtos de tais análises é a base para a tomada de decisão.

A Terapia de casal é útil tanto para casais formalizados ou para namorados que vivem ou não juntos. Ela è muito útil quando os conflitos e dificuldades surgem. Utilizo a Terapia Cognitiva Comportamental como técnica para trabalhar o diálogo e eliminar os conflitos. As sessões são estrututadas e foçadas com duração de 60 min por um prazo de 12 a 20 sessões.

Rosana Britzki De Sordi

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

É comum que o casal passe por dificuldades no relacionamento, mesmo havendo sentimento mútuo. A terapia de casal tem como função entender quais os problemas que o casal vem passando e, em um trabalho conjunto com o psicólogo, definir ações para trazer de volta um sentimento saudável e harmonioso para dentro da relação.

Tibério Régis Mendonça Gurgel

Psicólogo

Fortaleza


Focada no relacionamento afetivo, o psicólogo utiliza de técnicas e intervenções que visam trabalhar as dificuldades encontradas pelo casal, aumentando assim a satisfação conjugal. Os objetivos da terapia de casal são acordados, conforme suas necessidades, tais como: desenvolver habilidades de resolução de problemas, ciúmes excessivo, medo de rejeição e abandono.

Fernanda Pacheco

Psicólogo

Curitiba


As sessões de terapia de casal ocorrem semanalmente e têm duração entre 50 minutos a uma hora. O formato dos encontros serão combinados de acordo com a necessidade de cada casal, sessões juntos. O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação. A forma como atuo envolve o autoconhecimento e o conhecimento do outro, por meio da AVALIAÇÃO DE PERFIL COMPORTAMENTAL e o ensino de técnicas para a melhoria na comunicação do casal.

A terapia de casal é focada em metas que ambos devem atingir para que a relaçao melhore. Baseada nas falhas de comunicaçao entre os casais, além de trabalhar outras questoes. Terapia cognitiva para Casais.

Lory Gonçalves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A Terapia de Casal é indicada para casais em crise ou com dificuldade em seus relacionamentos. Muitos fatores podem ser os desencadeadores da crise conjugal sendo a mais comum a comunicação no relacionamento. A Terapia de Casal permitirá ao casal entender o que se passa entre eles e abrir um espaço para o diálogo. Dessa forma, cada um conseguirá, de forma segura, expor suas necessidades, que por muitas vezes são as mesmas.

Bruno Rodrigues

Psicólogo

Araruama


É um espaço de acolhimento, onde o casal encontra um ambiente protegido, em que pode apresentar suas questões e trilhar caminhos para a construção de saídas para suas dificuldades, impasses e sofrimentos. O terapeuta é um facilitador neste processo, auxiliando as conversas, principalmente através de perguntas, buscando clarear as situações, focando nas questões e não nas acusações mútuas que são feitas. O intuído é de diminuir o conflito, ampliando o diálogo construtivo, colaborando para que o casal deixe de focar nos problemas caminhando para suas soluções. A terapia se dá com o casal, contudo, quando há necessidades pontuais, cada um dos parceiros pode ser atendido individualmente.

Flávia Camargo

Psicólogo, Psicanalista

Bento Gonçalves

Agendar uma visita

A vida conjugal, em tempos diferentes, apresentam relações diferentes. Muitas vezes, o casal não identifica a mudança na relação, existindo necessidade de apoio externo para retomar o equilíbrio de antes.

A Terapia de casal se refere a abordagens terapêuticas que visam melhorar o funcionamento do par dentro do contexto do relacionamento, porém sabe-se que o tratamento se volta também para cada indivíduo, fazendo-se uma avaliação funcional de cada um e a influência na manutenção dos conflitos de relacionamento já que cada um é singular por natureza com modos de funcionamento específicos. Os problemas de casal podem gerar também transtornos psicológicos influenciando no desencadeamento de problemas internalizantes (ansiedade, depressão, por ex.) e externalizantes (problemas de conduta, por ex.) nos filhos quando estes não são tratados.

A terapia de casal consiste no atendimento dos parceiros sentimentais em conjunto. O atendimento tem duração de 1h20 e ocorre em encontros semanais. O processo de atendimento do casal, consiste em buscar o entendimento das problemáticas e o que é necessário para a conciliação entre os parceiros.

Sou especializada em Terapia de Casal e utilizo a abordagem considerada + moderna e eficiente para essa demanda - a Terapia dos Esquemas - que unifica conceitos e as melhores técnicas de diversas outras abordagens como a Terapia Cognitivo- Comportamental, a Teoria do Apego, a Gestalt, a terapia focada nas emoções e também um pouco da psicanálise. Esta abordagem considera não só a necessidade de resolver problemas do presente mas também de curar questões mal resolvidas mais antigas entre o casal, sendo prática (foco na solução) mas também duradoura, pois entra em aspectos relevantes referentes a afetividade, segurança emocional e diversas outras necessidades emocionais não atendidas.

A estatística atual é que muito mais da metade dos casais que estabelecem um relacionamento irão se separar. O problema primordial fundamenta-se sempre na mesma questão: a dificuldade dos parceiros em estabelecer uma comunicação habilidosa capaz de superar os desafios que naturalmente ocorrerão. A comunicação, a confiança e a generosidade são as bases de uma relação saudável e duradoura. É considerando esses 3 alicerces que o meu atendimento se pauta, auxiliando na compreensão das diferenças de cada um, na promoção do respeito e na habilidade para a negociação que será necessária e inevitável na relação. Os atendimentos acontecem com o casal e individualmente de acordo com a necessidade.

Eduardo Santos

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

A Psicoterapia de casal é uma das possibilidades de atuação da Psicologia Clínica. As sessões ocorrem em um setting terapêutico adequado, ou seja, em um ambiente livre de exposições e interrupções externas. Os atendimentos são conduzidos por um (a) Psicólogo (a) com o objetivo de promover intervenções de forma ética, sigilosa, sem julgamento moral, para que o casal conquiste as respostas desejadas para a resolução das dificuldades enfrentadas na vida a dois. Vale ressaltar que, para iniciar a psicoterapia de casal não necessariamente os envolvidos precisam ser oficialmente casados. Entende-se casal todos os relacionamentos, independentemente de uma união formal.

Patricia Marinho

Psicólogo

Fortaleza


Utiliza um enfoque com base nas habilidades para ajudar os casais com problemas a aumentar sua satisfação conjugal. As habilidades necessárias para solucionar conflitos e aumentar a intimidade são trabalhadas por meio de instruções, modelos, ensaios de comportamento e feedbacks. Participam das sessões os dois membros do casal, exceto na avaliação inicial, e durante o curso da terapia, quando forem abordados aspectos individuais. A premissa básica da terapia de casal é que a satisfação conjugal pode ser aumentada a partir da percepção e do treino na redução das interações conjugais negativas e aumento das positivas.

Monica Pompeu

Psicólogo, Sexólogo

Niterói

Agendar uma visita

A relação esfriou?... A comunicação está difícil? ..As brigas estão constantes? O clima de disputa está instaurado? E a rotina? Cansados disso tudo?.. Bem, problemas no casamento não significa que não se amem, mas nós seres humanos somos movidos pelo novo... é sempre válido investigar onde perderam o clima...onde perderam a paciência, a capacidade de se enamorarem.....Aqui a Terapia de Casal pode ajudar!

Renata S Hagge

Psicólogo

Itaboraí


Momento certo para fazer Terapia de Casal: Cada casal terá sua necessidade. Para uns o momento surge quando percebe-se que a comunicação travou, quando um quer conversar o outro revira os olhos, quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema, outros já percebem esta necessidade quando o tom de voz está mais alto até mesmo para tratar de pequenos assuntos, outros percebem a necessidade de terapia de casal quando estão, a cada vez mais, participando de atividades onde o outro não comparece. São vários os motivos que levam o casal para terapia, mas sempre há algo em comum na busca: o desgaste da relação. As sessões geralmente são conjuntas, e é centrada na relação.

Mayra Ramalheira De Almeida

Psicólogo

Maringá


A terapia de casal vem mostrando a cada dia bastantes resultados nas relações conturbadas entre os cônjuges. A terapia tem objetivo geral de promover o aumento da satisfação e do ajustamento conjugal, porém em alguns casos a separação e ou divórcio, acabam sendo a melhor opção. Nosso foco na terapia são os pensamentos distorcidos, onde o tratamento é reestruturar as cognições dos indivíduos. Esse processo de reestruturação pode seguir algumas etapas, onde primeiro identificamos as distorções presentes no modo de pensar de cada parceiro, segundo é procurar explorações alternativas para o ocorrido na relação naquele momento e logo levamos o parceiro avaliar o grau de validade das respostas.

Não é novo dizer que o casamento em geral passa por diferentes fases, porém, as que não são produtivas, geram crises. Sabemos que uma crise pode levar à desestruturação ou à transformação positiva; este tema requer reflexões. A terapia de casal pode ajudar tornando-as passageiras, transformando-as em prazeres; trago inicialmente a crise da maternidade e paternidade em casais jovens afetados pela espera/chegada de um bebê. Não há respostas conclusivas, mas consideramos a hipótese de que: se os cônjuges se considerarem com respeito, se o diálogo for à mola mestra do relacionamento, o tema se tornará importante e significante, a ponto de transforma-los.

Sandra Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro


A terapia de casal se constitui um espaço e um momento para as duas pessoas envolvidas se ouvirem, pois sempre estamos engajados em falar, e bem pouco em ouvir o que o outro tem a dizer. Contudo, um relacionamento sadio e satisfatório tem como base a ideia de que ambos são providos de equilíbrio hierárquico na relação, com direitos e responsabilidades equiparados. Por isso, o respeito pelo companheiro (a), enquanto 'indivíduo' é fundamental. Na terapia de casal o trabalho consiste em resgatar alguns valores fundamentais para a vida a dois, por hora esquecidos na relação, e assim trabalhar os pontos nodais que estão atrapalhando o fluir do envolvimento. O trabalho é de parceria!

Jéssica Gehring Palladino De Souza Dutra

Psicanalista, Psicólogo

Londrina


A terapia de casais visa justamente identificar tais problemas e, por meio de técnicas tradicionais da TCC, ajudar a resolvê-los. A primeira fase da terapia é chamada de avaliação. Nessa fase, o terapeuta irá investigar como está o funcionamento do casal e quais as crenças e expectativas de ambas as partes sobre si mesmas, o outro e o futuro. Para isso, ele poderá agendar sessões com o casal e com cada cônjuge separadamente. O uso de inventários para mapear questões que não sejam relatadas em sessão também é bastante comum.

Rosines Andrade

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita

A procura por Terapia de Casal cresce a cada ano em função das expectativas irreais que despejamos um no outro no casamento. Os parceiros se revezam num eterno conflito: quem recebe sente que recebe pouco e quem dá acha que dá demais. Quando chegam ao consultório, a comunicação não existe mais, o casal está em crise, infidelidade ou a suspeita de, sexualidade, filhos, trabalho e falta de amor, são as queixas mais comuns. O terapeuta ajuda o casal a desvendar e clarear os processos inconscientes e como o sistema influenciou a escolha conjugal e como chegaram ao ponto de desencontro, podendo renegociar e recontratar a relação.

Barbara Juliana Ahlert

Psicólogo, Sexólogo

Porto Alegre


No atendimento com casais a psicoterapia breve psicanalítica atua com um tempo delimitado de doze ou vinte e quatro sessões. A instabilidade dos nossos dias, a busca constante do novo. O modo diferente de funcionar na vida de cada um. O nascimento de um filho, a infidelidade de um dos parceiros, dentre outros acontecimentos no decorrer da vida do casal podem gerar crises conjugais. Por isso seria adequado que o casal pudesse requerer ajuda terapêutica, na busca de um novo espaço para tentarem entender e até rever situações que geram tantos desencontros.

Elizabeth Carmo

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


"No começo era tudo ótimo, mas agora as brigas não param. Em alguns casos, nem ocorrem mais brigas, mas sim um silêncio, e esse silêncio é um sinal que há muito a ser trabalhado." As crises do namoro e casamento são muito normais, embora assustar bastante quando a frequência é exagerada e quando começa a fugir do controle. Trabalhar a comunicação com o casal é um ponto fundamental no início para identificar o que está contaminando essa relação. Com isso, o terapeuta ajuda o casal a descobrir formas para tentar superar os conflitos. Um dos principais objetivos da terapia de casal é chegar no que é o melhor para este casal, independente se irão permanecer juntos ou separados.

A terapia de casal, funciona como um lugar seguro de acolhimento em que o casal pode colocar suas questões e caminhar na construção de saídas para seus impasses, dificuldades e sofrimentos. O terapeuta é um facilitador que colabora com seu conhecimento e experiência, através de apontamentos, perguntas, clareamento de situações, aproximando o diálogo construtivo, colaborando para que o casal saia do circuito fechado dos problemas e caminhe para suas soluções. Isso demanda um processo colaborativo do casal além de tempo.

Rosana Barbosa

Psicólogo

Patos de Minas

Agendar uma visita

A terapia pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos, seja no casamento, no namoro ou no noivado.Na terapia de casais trabalha-se para descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar modos de melhorar. Não é uma fórmula mágica que irá "consertar" as coisas, mas um canal para o casal entender melhor suas dificuldades e trabalhar em cima delas.A terapeuta ajuda os parceiros a identificarem os pontos de conflito dentro da relação e a determinar quais as mudanças desejáveis, sejam no modo de se relacionar, sejam mudanças individuais. Nesse tipo de terapia, há componentes de mediação, componentes educacionais e de terapia individual envolvidos.

A Falácia da Incompatibilidade de Gênios Me entristeço ao saber que um casal se separou, mais ainda quando descubro que a justificativa apresentada foi “incompatilidade de gênios”. Essa ideia veio sendo aceita e reproduzida sem a devida reflexão, mas trata-se de uma falácia, senão vejamos: casais mais compatíveis não se separam? Casais bem diferentes se separam mais que os outros? Tenho percebido no atendimento de casais que as separações não ocorrem exatamente por incompatibilidade de gênios, mas sim pela dificuldade de se lidar com as diferenças. Com a Terapia EMDR questões do passado que provocam divisão na relação podem ser tratadas aumentando a harmonia do casal.

Quando a comunicação do casal cessa ou se torna inviável se faz necessária a terapia de casal, pois a mesma busca contribuir para a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las. Quando o casal percebe quais os motivos que os levaram a se distanciarem afetivamente, passam a compreender um ao outro e se sentem mais seguros de qual passo seguir.

A Terapia de casal é procurar compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente para a relação como um todo. O psicólogo atua no processo terapêutico buscando analisar a função dos comportamentos presentes no contexto da vida atual do casal, como resultantes da soma de momentos e vivências do passado. Busca-se identificar os prolemas que levam a desavenças destrutivas, a falta de comunicação e a baixa interação entre o casal. O tratamento tende a buscar uma nova parceria entre o casal, construída através de um repertória amplo, flexível e eficaz.

A terapia de casal oferece um espaço para mediação das relações. Ambas as partes expressam de forma livre os seus problemas a partir do ponto de vista de cada um, não existindo certo ou errado, e sim a maneira como o casal conseguiu adaptar-se à sua dinâmica. Durante a terapia exploramos as dificuldades e as mudanças consideradas necessárias, em alguns casos pode ser solicitado consultas individuais para se trabalhar assuntos específicos. Cada casal é único, portanto repleto de necessidades, possibilidades singulares. Para alguns casais o momento de procurar a terapia surge quando se percebe que a comunicação travou, quando uma das partes deseja dialogar e o outro não abre espaço o diálogo.

Conviver com o outro é um desafio diário e, como toda orquestrada bem ensaiada, por vezes pode acontecer desencontros que levem a desafinação. Casa, família, pressões profissionais e financeiras, tantos elementos que influenciam na qualidade da relação. A Terapia de Casal busca contribuir para um diálogo melhor entre o casal, maior harmonia e fortalecimento para tomadas de decisões, utilizando-se de técnicas e estratégias que incentivam a assertividade na fala e na relação, sem ignorar as individualidades.

A terapia de casal, funciona como um lugar de acolhimento, de oferecimento de um ambiente protegido e cuidadoso, em que o casal pode falar, colocar suas questões e caminhar na construção de saídas para seus impasses, dificuldades e sofrimentos. O terapeuta é um facilitador que irá intervir de modo que colabore para mudança e escuta entre os conjugues. A Terapia de Casal costuma ser necessária quando o casal apresenta dificuldades que os levam agrandes conflitos na relação. Isto costuma acontecer nas mudanças do ciclo de vida (casamento, nascimento de filho,etc) ou por questões circunstanciais não normativas (traição, dificuldade na comunicação, etc).

Renata Souza

Psicólogo

Salvador


Tal como acontece com as pessoas, os relacionamentos também adoecem. Quando a admiração é substituída pela decepção, quando o diálogo é sepultado pelas acusações, quando a verdade se decompõe em variadas mentiras: é sinal de que houve um acidente de percurso entre o casal. Em si, a psicoterapia de casais existe para que a verdade do casal venha à tona com toda intensidade que lhe cabe. O primeiro passo é que cada um tenha condições emocionais suficientes para suportar a sua própria verdade e, em seguida, a verdade do outro. Disso é feita a síntese de uma relação psiquicamente madura: o encontro de duas verdades!

Paulo Crespolini

Psicólogo

São Paulo


A vida a dois pode ser muito prazerosa, mesmo nestes casos conviver é uma missão bastante difícil. Muitas vezes os parceiros sentem que em algum momento deixaram de ter uma boa convivência e não conseguem compreender o porquê. A terapia de casal ajuda a entender melhor a dinâmica que se estabeleceu entre os parceiros e como melhorar a convivência. E a partir de tudo isto, se o casal deseja seguir seus destinos juntos ou talvez separados.

Casamento de certa maneira é fonte constante de ajustes e diferenças podendo haver disputas ou até litígios. Na grande maioria dos casos, ajuda terapêutica adequada e oportuna produz equilíbrio, traz bom senso, novas formas e oportunidade de rever a relação. A mediação terapêutica introduz novo horizonte e possibilidade salutar na busca de soluções em harmonia.

Eliezer Zulianeli Andrade

Psicanalista

Natal


Na Terapia de casal o enfoque é compreender qual o melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento.

A terapia de casal é uma terapia em conjunto que visa melhorar o relacionamento e comunicação da dupla. Muitos chegam aos consultórios como última tentativa de salvar o casamento ou termina-lo de forma mais amigável, quando já mexeram em diversos fatores externos sem sucesso, mudaram-se de casa, fizeram viagens e a problemática permaneceu. O analista quando recebe essa dupla tem como paciente o "nós" casal, surgindo então questões chave: "como se conheceram?", "como se apaixonaram?", "o que os ameaça no momento?", entre outras que visam entender a dinâmica e estrutura do casal. As sessões não levam a restauração da paixão ou separação, visam rever o relacionamento e amenizar os desencontros.

Mariana Pavani

Psicanalista, Psicólogo

Campinas


A terapia de casal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que eles estão vivendo. Se bem indicada, ela pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos. Os ganhos vem para o relacionamento quando esta terapia é bem indicada. É muito importante saber se o caso do cliente é realmente para uma terapia de casal ou individual. Após um ou alguns encontros é possível observar e fazer tal indicação. Abraço.

Fabiani De Paiva Vieira

Psicanalista, Psicólogo

Londrina


Muita gente deixa para procurar a terapia de casal quando vê que seu relacionamento está acabando. Sei que terapia exige investimento, financeiro e emocional, mas você vai ganhar muito mais se procurar um profissional quando sentir os primeiros sinais de que as coisas não estão indo bem. Terapia de casal não é para fazer o casal ficar junto, é para que o casal encontre uma maneira melhor de se relacionar, para que não deixem que pequenos aborrecimentos se transformem em guerras silenciosas ou em brigas constantes.O casal na terapia entende, que a mudança não pode ser de apenas um dos envolvidos, ambos têm que cuidar da comunicação e através da conversa, construir uma relação mais saudável.

Gisele Falcão De Almeida Alves

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro


A terapia de casal busca auxiliar no diálogo entre ambos e permitir uma escuta das insatisfações e busca de melhoria da relação. Alguns casais buscam auxílio para reconciliação ou suporte para um divórcio mais pacífico.

Psicoterapia de Casais ou Terapia de Casal, como é mais conhecida, é um recurso utilizado quando o casal quer manter o relacionamento, mas sentem que não conseguem mantê-lo em um bom nível de qualidade. A expressão mais adequada para a Terapia de Casal é “Terapia da Relação” pois é o relacionamento que será tratado. Um relacionamento atravessa inúmeras fases durante seu ciclo de vida, e é óbvio que tenha algumas dificuldades. Contudo, a força de um relacionamento é refletida em como o casal lida com estas dificuldades e segue em frente. O Terapeuta de Casais, é uma pessoa neutra que poderá ajudar a resgatar os valores da relação.

Patricia Atanes

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

Em terapia de casal, o atendimento é em casal e pode uma consulta ou outra ser individual. A solução nunca está no diálogo e sim na mudança de comportamento. No caso de apenas um frequentar a psicologia também não tem problemas, os resultados aparecerão com a mudança de comportamento.

A relação afetiva é composta pelas expectativas de cada parceiro, mas essa expectativa nem sempre se realiza ou contribui para um bom relacionamento. O fato das pessoas serem singulares e se constituírem de modo diferente pode ser um propiciador de dificuldades.Isso desencadeia frustrações, desentendimentos e indiferenças que levam às crises, ao divórcio ou à terapia de casais para tentar solucionar os problemas. Expectativas não correspondidas podem gerar estresse e colaborar para o aparecimento de doenças físicas e psicológicas. A terapia de casal visa auxiliar os pares na negociação de um modo mais funcional de convivência e na saúde emocional de cada um.

O principal objetivo da terapia de casal é identificar as dificuldades individuais e de relacionamento conjugal; para então adotar procedimentos terapêuticos que visa a melhora da relação. As sessões podem ser todas com o casal presente ou intercaladas entre sessões individuais e de casal. As dificuldades amorosas não aparecem de uma hora para outra; porém muitas vezes demoramos à perceber que há um problema iminente e quando nos damos conta o relacionamento já se encontra desgastado. Nesse ponto a Terapia de Casal tb é de grande valia, pois busca treinar os pares na prevenção de problemas futuros ao perceber rapidamente algo que possa gerar complicadores para a relação.

O atendimento em terapia de casal tem como um dos objetivos acolher o casal em crise, oferecer um ambiente onde ambos possam desabafar expressar suas angústias e sofrimentos .Promover o dialogo é fundamental para um bom entendimento e assim dar oportunidade de cada um conhecer o outro melhor e a si mesmo.

Uma forma de abordar e tornar claros os conflitos realmente de cunho relacional, de casal, para aumentar a comunicação e a resolutividade das aparentes brigas ou faltas de entendimento. Tem por objetivo a escuta sempre em casal, a fim de que ambos percebam as falhas no discurso, repetições ou más compreensões das demandas. Pode ter grande valia na instituição de uma solidez e regra, no traçado dos objetivos do casal enquanto um empreendimento, uma meta a ser alcançada.

Mauro Duarte

Psicanalista, Psicólogo

Londrina


A terapia de casal envolve um comprometimento grande por parte dos envolvidos, visto que é como uma dança, onde os bailarinos devem formalizar passos coerentes com a música escolhida. Tem sua dinâmica própria e envolve um protocolo de atendimento elaborado, pois estamos falando de duas individualidades, duas singularidades próprias. Geralmente, envolve disputas, conflitos, mas também tem salvado muitos relacionamentos em vias de divórcio. Embora, sejamos uma sociedade informatizada e dinâmica, a falta de comunicação (um paradoxo) entre os casais têm gerado angústias e levado os mesmos em busca da dissolução de seus conflitos na terapia. É uma boa dica para os casais já sem esperanças.

Katia Barbosa

Psicólogo, Sexólogo

Nova Iguaçu


Os atendimentos são realizados com o casal, intercalando com algumas sessões individuais. Realizo a escuta empática imparcial, para ambos, ou seja, sem tomar partido, auxiliando-os na demanda apresentada, seja conflito ou problema. O casal é convidado e auxiliado a buscar a melhor saída ampliando seu olhar e escuta para o que de fato desejam e buscam na relação.

Estes atendimentos são realizados quanto há um conflito específico na relação familiar ou conjugal. O profissional atua como um mediador e facilitador das relações em questão, auxiliando a comunicação de todos. Estes atendimentos são feitos em consultório, em sessões semanais de 60 minutos e normalmente tem um prazo de duração mais curta, uma vez que é trabalhado apenas as relações e dificuldades em questão.

Juliana Goldstein

Psicólogo

São Paulo


Proporciona um espaço de acolhimento, de cuidado e de proteção ao momento vivido pelos parceiros, onde estes podem colocar e conversar sobre suas questões conjugais afim de construir novos caminhos para seus impasses, dificuldades e sofrimentos.

Jefferson Yan

Psicólogo

Rio de Janeiro


A proposta da terapia de casal visa ao autoconhecimento, sobretudo, para que cada um dos integrantes da relação possa entender o seu papel e de que forma pode agir para, também, colocar-se no lugar do outro. Tudo isso contribui para que a relação não se afunde no abismo da separação indesejada e ajuda a prevenir outros problema. Além as propostas também devem incluir a importância do conhecimento de psicopatologias nas relações interpessoais, além de formas de reconhecimento do amor entre os envolvidos. Muitas vezes, as pessoas precisam reconhecer que necessitam de auxílio da psicanálise para não deixarem que problemas fora atrapalhem a vida conjugal e a família.

Victor Rosa

Psicólogo

Niterói


São diversas as razões para um casal chegar a terapia, normalmente é motivada por discussões frequentes, desconforto no dia a dia, infidelidade, problemas sexuais, etc. O segredo da terapia de casal é procurar um profissional quando ambos estão dispostos a investir na relação, sentindo a mesma necessidade e ter os mesmos objetivos. A terapia será muito mais eficaz quando os conflitos ainda não estiverem aprofundados. É necessário trabalhar usando diálogos no lugar de monólogos, saber escutar, colocar-se no lugar do outro e sempre falar o que está sentindo ou irritando sem que haja prejuízo ao parceiro. É um recurso que ajuda a identificar problemas, se aprofundando no autoconhecimento.

Maria Ângela Guzzi

Psicólogo

São Paulo


Cada vez mais casais procuram tratamento, alegando como principais motivos manifestos problemas na comunicação e na sexualidade, problemas com os filhos e, mais frequentemente, a deterioração gradativa do casamento em função do desequilíbrio causado pela emancipação da mulher nem sempre bem entendido pelo cônjuge e nem por ela mesma. A difusão da terapia individual, abrangendo cada vez um número maior de indivíduos, que pode causar uma ruptura no equilíbrio neurótico da dupla conjugal quando um deles não acompanha a mudança e o crescimento emocional do outro. A consciência sobre a existência de conflitos conjugais é indispensável para a indicação da terapia de casal.

Hudson A. R. Bonomo

Psicanalista

Rio de Janeiro


A psicoterapia de casal tem o objetivo de ajudar parceiros que venham enfrentando dificuldades em seu relacionamento. A terapia promove um espaço de fala, em que a comunicação clara e adequada é incentivada, de modo que o casal possa analisar sua história juntos, os aspectos que os unem, as características que os afastam e, a partir disso, possam elaborar, em parceria com o psicoterapeuta, estratégias de enfrentamento e soluções acertadas. Quem procura: Casais de namorados, noivos, casados, hétero ou homossexuais. Quanto tempo dura: Cada sessão tem a duração média de 50 min. O número de sessões e o tempo do processo terapêutico vão depender de cada casal.

Gabriela Sales Barreira

Psicólogo

Rio de Janeiro


O acompanhamento com casais é realizado de maneira em que a psicoterapia minimize os conflitos em lugar de torná-los ainda maiores. Para que isso ocorra, utilizamos uma modalidade de atendimento em que os cônjuges são atendidos separadamente nas primeiras semanas. Desse modo cada um fica à vontade para expressar sua visão da relação e sobre como seus conflitos pessoais que podem estar a afetando. Após esse período são definidos quais são os elementos a serem trabalhados com o casal que passará a fazer sessões conjuntas. Dúvidas? Basta entrar em contato.

Joelson Da Silva Fernandes

Psicólogo

Atendimento Online - Todos Os Estados Brasileiros E Para Brasileiros(As) Que Estão No Exterior.

Agendar uma visita

A terapia de casal exige mais do que conhecimento técnico do analista, pois a sensibilidade e perspicácia são fundamentais para não transformar as sessões numa ''lavação de roupa suja" que nada ajuda. O complicador é fato das relações mais próximas serem marcadas pelo transitivismo, ou seja, uma confusão entre sujeito e objeto da ação. Bom exemplo disso é quando as partes atribuem o seu comportamento como resultado do comportamento do outro numa espiral infernal. O trabalho terapêutico consistirá em parar de ficar analisando e criticando o outro e melhorar a capacidade de autocrítica concretizada nas questões: qual é minha participação nisso?Posso mudar algo? Quero mudar?.

A Terapia de Casal é ideal para aquelas pessoas que passam por crises no relacionamento sobre a qual não conseguem chegar a uma solução sozinhos. Os atendimentos são realizados com o casal, semanalmente, buscando promover um melhor entendimento, diálogo positivo e melhoria da relação como um todo.

Jamille Façanha

Psicólogo

Fortaleza


A terapia de casal é composta por ambos os parceiros, onde dentro da sessão o paciente é a relação conjugal e não o individuo em si. O psicoterapeuta de casal intervém no sentido de elucidar as possibilidades e os limites da permanência da relação, levando em consideração, a identificação dos pontos de conflitos, as mudanças desejáveis, e a superação dos acontecimentos, etc. O futuro do relacionamento é decidido pelo casal, a partir dos recursos que eles desenvolvem na terapia. Esta terapia, acaba por se tornar um cenário delicado, apesar de muito útil para o relacionamento que se encontra em impasses.

A terapia de Casal tem possibilitado ao casal reduzir seus conflitos, que, na maioria das vezes acontecem pela ausência de diálogos como coisas simples. Dificuldades financeiras, relação sexual, ciúmes e suspeitas de infidelidade são preditores de dificuldades no relacionamento. Que tal, na psicoterapia, em conjunto com o psicólogo, conversar sobre isso, bem como descobrir coisas novas?! Sua relação não será mais a mesma.

Sandro Alex Da Costa Silva

Psicólogo

João Pessoa


Casais têm problemas, é fato. Alguns, poucos; outros mais. Na verdade, o diálogo franco e desprovido de rancores é sempre uma boa alternativa para elucidar dúvidas e resolver questões que podem ameaçar a boa convivência entre os parceiros. No entanto, em determinadas situações, principalmente naquelas em que, aparentemente, ninguém enxerga uma saída, é necessário o auxílio de um profissional especializado. Mas nem sempre é fácil determinar qual o momento exato de se procurar uma terapia de casal. O terapeuta pode ajudar de maneira neutra a elucidar os conflitos, a terapia de casal não serve para ajudar a se separar nem tão pouco para manter o casal junto.

Quando percebemos que o foco do sofrimento das pessoas é a relação conjugal, e não questões individuais, é indicado que a terapia seja realizada a dois. As demandas mais comuns envolvem a dependência afetiva, a comunicação agressiva, disfunções sexuais, ciúmes e insegurança excessivas, dificuldade de estabelecer o contrato da relação, ou mesmo a dificuldade para aceitar o fim da relação. Para fortalecer a conexão do casal são trabalhados objetivos pontuais, tendo como principal estratégia a modificação da forma de comunicação, aprender a estar atento às próprias necessidades e às do outro e elaborar estratégias de resolver conflitos mais adaptadas ao amor que une o casal.

Não é fácil compreender os sentimentos, visto que cada pessoa sente e reage aos sentimentos de uma forma bem particular. Mais difícil ainda é quando duas pessoas se unem, e esses sentimentos começam a confluir. Sentir demais não é saudável e sentir de menos também não. Encontrar um meio termo não é tão fácil e demora algum tempo para chegar a tal. A pessoa que sente demais busca que o outro sinta da mesma forma, e anseia que este demonstre sentimentos para saciar-se. Enquanto isso, o outro está lá bem tranquilo sentindo da sua forma e do seu jeito. Buscar conhecer e compreender o outro é fundamental para saber lidar com os sentimentos na relação.

Francielly Fideles

Psicólogo

Goiânia


A relação de casal é muito difícil. Somos diferentes. Já sabíamos disso, mas achávamos que saberíamos lidar com isso. Muitos de nós carregamos uma intimidade que não queremos abrir para ninguém, nem mesmo nossos cônjuges. E assim muitos casais não se conhecem. Trazemos conosco uma história e pensamentos que muitas vezes nos fazem ser quem não queremos ser, e nos impedem de ser o que sempre desejamos. A Terapia de Casal através de uma Avaliação Psicológica e de uma Psicoterapia dirigida por esta avaliação, permite que o casal conheça e desenvolva habilidades que sustentem um relacionamento pelo qual tanto desejaram. Casal que se conhece, se surpreende menos, se compreende.

Quando o casal decide por uma vida juntos , não são apenas elas que se casam. É a união de dois sistemas imensamente complexos. Avaliar essa complexidade emocional no início do relacionamento, poderia tornar mais ameno os problemas advindos nas famílias de origem. O sistema de comunicação do casal e a interação sofre alterações ao longo da convivência e de acordo com as mudanças proporcionadas pelo ciclo de vida. Ajustar uma comunicação clara e amistosa contribui na harmonia da relação. Quando Procurar Terapia de Casal: Quando a queixa é relacional Quando uma das partes é sintomático. Dentro do trabalho de família. Crises, Conflitos, Agressões veladas ou não, Infidelidade. Sexualidade.

Margarete Volpi

Psicólogo

São Paulo


É comum pensar que a terapia poderá trazer à tona a separação, sem que o casal a queira, a terapia não obriga o sujeito à decisão alguma por considerá-lo um indivíduo ativo, autônomo e autor de sua própria vida. Por isso, gradualmente em terapia de casal os parceiros vão se distanciando de culpas e se conscientizando de suas parcelas de responsabilidade que contribuíram para os conflitos da relação. O processo tem como objetivo fazer com que cada indivíduo entre em contato e manifeste como percebe a relação conjugal, analisando se conseguiram ou não realizar tudo o que gostariam, quais são as expectativas de cada um em relação ao outro, o que estão e o que não estão dispostos a fazer.

Michele Alves Silva Sacardo

Psicólogo

Gurupi

Quais profissionais realizam Terapia de casal?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.