Boa tarde! Faço uso de várias medicações psiquiátricas há aproximados dois anos. Atualmente uso: pre

3 respostas
Boa tarde! Faço uso de várias medicações psiquiátricas há aproximados dois anos. Atualmente uso: pregabalina 150mg, Duloxetina 60mg, Carbolitium 900mg/dia, Olanzapina 25mg, Quetiapina 100mg e Bupropiona 300mg/dia. Me encontro muito bem estabilizada, porém tenho percebido uma sensível perda da memória recente : não fixo conteúdos que leio, esqueço palavras, compromissos etc. O que posso estar fazendo pra minorar isso e recuperar minha memória que sempre foi ótima? Agradeço!
Dr. Eduardo ALi Dominguez
Médico de emergência
Araranguá
É normal que algumas medicações psiquiátricas, como olanzapina, quetiapina e até a bupropiona, possam afetar um pouco a memória recente, a concentração e a fixação de conteúdos. Para ajudar, tente anotar compromissos, fazer listas, praticar leitura, jogos de memória e ter boas noites de sono. Atividade física regular também faz diferença. Não esqueça de consultar o médico para acompanhamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Michele Rossato
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Você está estável com sua medicação, o que é ótimo, mas a perda de memória recente pode estar relacionada a:
Efeitos colaterais de medicamentos como olanzapina, quetiapina, pregabalina e lítio
Sobrecarga medicamentosa no sistema nervoso
Sono, estresse ou falta de estímulo cognitivo
O que pode ajudar:
Estimular o cérebro (leitura ativa, jogos de memória, etc.)
Criar rotinas e usar lembretes
Melhorar o sono
Fazer exercícios físicos
Conversar com seu psiquiatra sobre possível ajuste de doses, especialmente da olanzapina (25mg), que pode impactar a cognição
Avaliar com seu médico se há necessidade de suplementos como B12 ou ômega-3
Boa tarde!

Vou responder partindo do princípio de que você está se tratando com um psiquiatra e que deve haver motivos para ter chegado a essa prescrição, já que está tão bem. Se não estiver em tratamento, essa é a primeira coisa a ser feita, para avaliar a necessidade de todas medicações citadas.
Você pode fazer exames de sangue com dosagens de vitaminas para ver se há alguma deficiência e necessidade de reposição.
Cuidar dos pilares do estilo de vida que são: sono de qualidade, alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, evitação de substâncias tóxicas, como cigarro e álcool, ter uma boa rede social e um bom manejo do estresse. Este último pode se beneficiar de psicoterapia.
Além disso, uma boa forma de melhorar a memória é exercitando-a e ajudando-a, seja através de jogos que estimulam a mente, leitura e resolução de problemas, como utilizando blocos de notas, lembretes e despertadores para se lembrar de coisas do dia-a-dia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.