Boa tarde. Fiz colonoscopia há 8 anos, que repeti passados 3 anos; em ambas foram retirados polipos

2 respostas
Boa tarde. Fiz colonoscopia há 8 anos, que repeti passados 3 anos; em ambas foram retirados polipos para análise. Passaram 5 anos após a ultima colonoscopia e fiz outra. Nesta ultima o intestino estava limpo e sem polipos. Passaram entretanto cinco meses e já algum tempo que sinto muitos gases e dores abdominais ligeiras. Pode ter sido mal realizada a colonoscopia?
Dr. Geraldo Siffert de Paula e Silva Júnior
Gastroenterologista
Rio de Janeiro
Acredito que não. O endoscópio para se fazer colonoscopia é um aparelho caro e os médicos que assumem essa despesa têm conhecimento adequado para efetuar esse exame.
O que deve ficar bem claro é que os pólipos são consequência e não causa de sintomas. Assim, desarranjos na funçãso intestinal geram mágoas na parede do intestino e isso é que pode levar a formação desses tumores benignos (pólipos). Procure orientação médica para cuidar desses destemperos intestinais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Franco Milan
Cirurgião geral, Gastroenterologista, Cirurgião do aparelho digestivo
São Paulo
A colonoscopia avalia apenas o intestino grosso (parte final do nosso intestino). O intestino delgado não é avaliado durante esse exame. É necessário passar por avaliação de especialista para entender melhor o quadro clínico e investigar mais profundamente. Espero ter ajudado.

Especialistas

Rodrigo Jose De Oliveira

Rodrigo Jose De Oliveira

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Carla Simone da Silva

Carla Simone da Silva

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Luciano Flores Fernandes

Luciano Flores Fernandes

Cirurgião do aparelho digestivo

Santa Maria

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Pólipos intestinais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.