Boa Tarde! Gostaria de Saber se o atraso na fala da criança que tem 1 ano e 6 meses,pode ser autismo

6 respostas
Boa Tarde!
Gostaria de Saber se o atraso na fala da criança que tem 1 ano e 6 meses,pode ser autismo ou existem outros diagnósticos para esse atraso?
Obrigada!
Vamos por partes. Seu bebê já foi avaliado? O pediatra levantou alguma hipótese? Ele vai para escola? Se sim, a professora comentou algo à respeito? Se não, com quem fica? Como é o estímulo realizado por essa pessoa no sentido de aprimorar essa área? Um dos sintomas do autismo é o atraso na fala, mas esse não é o único, pelo contrário, somente o atraso na fala não nos faz pensar inicialmente numa criança com espectro autista. Ainda é muito cedo e cada criança se desenvolve em um ritmo diferente. Com 1 ano e 6 meses é comum a fala ainda não se apresentar de maneira correta. Principalmente se não existe muito estímulo nesse sentido. De maneira breve, você precisa perceber se existe uma evolução. Perceba também se ele ouve adequadamente, às vezes o atraso é devido à problemas de audição. Note também a maneira como seu bebê faz para se comunicar. Ele aponta? Ele tem um vocabulário próprio? De qualquer modo é interessante pedir ajuda à um profissional da área.

Como já citado acima, em primeiro lugar é necessário identificar a qualidade da audição do seu filho. Há várias coisas que podem gerar o atraso na fala, sendo importante checar demais sintomas que ele pode apresentar para então levantar uma hipótese diagnóstica. É identificado em alguns casos de pessoas com Autismo, o atraso na fala, mas não apenas isso indica ter TEA. O ideal é procurar seu pediatra e indicar esse sintoma e uma fonoterapeuta para a estimulação da fala, caso não hajam alterações sensoriais. Esses dois profissionais vão verificar outros sintomas e fazer o encaminhamento a outros profissionais, se necessário.
O primeiro ponto que eu levantaria, é que um ano e seis meses é um pouco cedo para avaliar se há um problema somente com esse dado. Nem todas as crianças se desenvolvem no mesmo ritmo, e é comum que em poucos meses desenvolvam habilidades iguais ou até mais avançadas que seus pares.

De qualquer forma, acredito que algumas sessões de orientação de pais pode ajudar os pais a conhecer melhor o que esperar do desenvolvimento de seu filho e assim decidir de forma mais assertiva se há necessidade de uma avaliação de um especialista.
Boa tarde!!
São vários fatores que podem interferir no desenvolvimento da fala de uma criança como citado pelas profissionais acima. Como:
Dificuldade Auditiva; Falta de estímulos adequados; observar se há excesso de Ipad, joguinhos no celular, muita TV; Dificuldades cognitivas: criança com déficit cognitivo também terá dificuldade no desenvolvimento da fala; Síndromes Genéticas: as crianças podem nascer com alterações genéticas e várias síndromes causam atraso na fala e na linguagem. Converse com o médico e ele saberá se há necessidade de algum exame específico;
Dificuldades na motricidade oral: crianças que respiram mal, que tem adenóides aumentadas, por exemplo, Mutismo Seletivo: é um transtorno psicológico (diagnóstico feito por Neuro ou Psiquiatra Infantil), caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações; D.E.L : Distúrbio Específico de Linguagem: como a própria terminologia indica, é uma dificuldade específica para desenvolver a linguagem; Apraxia de Fala: distúrbio motor que afeta o planejamento, a programação e a execução dos movimentos da boca, da língua, dos lábios, da mandíbula, etc, para falar.

Cada criança é única, e a avaliação deve levantar as dificuldades e facilidades, para que a uma intervenção terapeutica seja adequadamente planejada. Muitas vezes, é preciso atender a criança em algumas sessões (avaliação diagnóstica de vários profissionais da saúde, neuropsicologia, fonoaudiólogo, neurologista, neuropediatra etc) para conseguir analisar com cuidado e precisão.
Olá! Boa tarde! Antes de mais nada seria interessante buscar uma avaliação com o pediatra de seu filho.
Acredito que para se fechar um diagnóstico de transtorno ou déficit será necessário, além da avaliação do pediatra, outros profissionais, tais como fonoaudióloga, psicóloga e otorrinolaringologista infantil. A partir de todas essas avaliações é que se fecha um diagnóstico. Antes disto, acho difícil e bem complicado fechar um quadro.
Olá!
Só pelo atraso da fala não é possível diagnosticá-lo com TEA, uma vez que este diagnóstico requer a reunião de outras características além de somente esta. Acho que vale a pena você se aconselhar com o pediatra dele a respeito de uma avaliação com um neurologista e procurar também uma fono para uma avaliação da linguagem em geral.