Boa tarde, Já estou no terceiro psiquiatra que começaram para tratar minha ansiedade generalizada p

3 respostas
Boa tarde,
Já estou no terceiro psiquiatra que começaram para tratar minha ansiedade generalizada prescrevendo o primeiro remédio que fiquei quase 3 meses e só me deu sintomas ruins, depois o segundo psiquiatra prescreveu venlafaxina que, após os sintomas que foram piores de todos eles suspendeu, abruptamente, o que li na bula depois que não era para ser feito desta forma e este mesmo especialista, na mesma data, Escitalopram (reconter) t. Enfim, todos só me causaram efeitos colaterais muito fortes e ruins mesmo eu tendo seguido os prazos de 2 a 3 meses com o mesmo remédio, insistindo achando que fossem passar os efeitos colaterais ruins. Agora estou numa terceira psiquiatra pescreveu paroxetina. Estou, ainda, na primeira semana e já sentindo os sintomas, sei que são normais no começo, mas eu espero que dessa vez me ajude porque os médicos psiquiátricos dizem que a ansiedade Só se resolve com antidepressivos, embora o que tem me ajudado é o Rivotril que eles prescrevem junto. Mas eu não aguento mais ficar tomando tantos remédios isso está acabando com a química do meu cérebro e eu estou me sentindo um zumbi eu perco o raciocínio eu não sei o que eu tô fazendo enfim, sintomas são horríveis pela mistura de tantos remédios em tão curto período de tempo, parece que eu virei uma cobaia de testes, inclusive quando eu comentei isso como médico ele nem gostou mas é a pura verdade eu gostaria de saber a opinião dos especialistas em relação a tantas trocas de remédios de formas tão sucessivas (um após o outro) se isso pode ser feito dessa forma porque eu só sinto que está me prejudicando ao invés de me ajudar.
Agradeço desde já e aguardo uma orientação.
A paciente relata frustração com múltiplas trocas de antidepressivos em curto período, sem melhora e com efeitos colaterais intensos. Sente-se como "cobaia", com piora no bem-estar e sensação de estar prejudicada pelo excesso de medicamentos. Busca orientação sobre a conduta adotada e questiona se tantas mudanças são adequadas.
Converse com sua psiquiatra atual sobre sua experiência e, se necessário, procure outro profissional com um olhar mais cuidadoso e integrativo. Você merece ser ouvida e tratada com respeito.





Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
PSIQUIATRIA TEM QUE SER DIVIDIDA COM O PACIENTE. A PARTIR DO MOMENTO QUE O PACIENTE, CIENTE DOS EFEITOS COLATERAIS, NÃO AGUENTA E NÃO PERSISTE AO PASSAR POR ELES COMEÇAM OS AJUSTES DE DOSES, AS TROCAS, AS ASSOCIAÇÕES. FALHA TERAPÊUTICA EXISTE EM QUALQUER CATEGORIA, MAS NA PSIQUIATRIA, JUSTAMENTE PELA COMPLEXIDADE DA QUIMIDA DO SISTEMA NERVOSO É MAIS COMUM QUE HAJA SINTOMAS ADVERSOS E/OU MAIOR DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO. A PERSISTENCIA É IMPORTANTE E ENTENDER QUE NÃO SE TRATA DE UMA CONDUTA ERRADA SE FALHA É DE MISTER IMPORTANCIA PARA COM O MESMO COLEGA VC ENCONTRAR ALTERNATIVAS ATÉ QUE SE CONSIGA UM ESQUEMA QUE JUSTAMENTE SEJA COMO UMA LUVA PARA O PACIENTE E AÍ ELE CONSIGA EXPERIMENTAR MELHORA. QUAL O PROBLEMA DISSO? DEMANDA TEMPO E O TEMPO É O INIMIGO DO ANSIOSO QUE, MESMO DIANTE DE MINIMAS MELHORAS NÃO CONSEGUE CONTEMPLÁ-LAS, SOMENTE O QUE RESTOU DE SINTOMAS, FAZENDO O QUE VOCE ESTA A FAZER: PULANDO DE COLEGA EM COLEGA ATÉ ENCNTRAR ALGUEM QUE DIGA QUE O BENZODIAZEPÍNICO É A SOLUÇÃO: NÃO É! O RIVOTRIL AGE COMO UM "ANALGÉSICO DA ALMA". ANALGÉSICO CURA ALGO? NÃO! ELE TIRA O DESCONFORTO MAS LOGO APÓS OS SINTOMAS VOLTAM, AS DOSES VÃO FICANDO CADA VEZ MAIORES E POR AÍ VAI, SEM TRATAMENTO COM ANTI-DEPRESSIVOS E OUTRAS CATEGORIAS PSICOTRÓPICAS NÃO HÁ O TRATAMENTO EM SÍ DA ANSIEDADE. RESUMINDO: QUEM LHE ATENDE DESEJA QUE VOCE MELHORE, MESMO QUE PRA ISSO, AJUSTAR, TROCAR, ASSOCIAR, SEJA NECESSÁRIO. É IMPORTANTE VC PONTUAR AS PEQUENAS MELHORAS, NÃO APONTAR APENAS AS PERSISTENCIAS E OS RUINS EFEITOS ADVERSOS QUE ACONTECE PARA TODOS.
PACIÊNCIA, PACIENTE!
ABRAÇO E SUCESSO NO TRATAMENTO.
Não existe erro da parte dos profissionais no sentido de testarem medicamentos diferentes. A resposta de cada indivíduo aos medicamentos psiquiátricos pode variar muito. Por isso realmente é necessário " testar". Isso não significa que você é uma cobaia, são medicamentos seguros e já testados, mas que sim, precisam ser experimentados por cada indivíduo. O que parece acontecer com você é uma sensibilidade aumenta aos medicamentos psicotrópicos, você parece não se adaptar bem. Converse com seu médico sobre outras opções terapêuticas, como atividade física, exercícios de relaxamento e respiração e psicoterapia. Uma das coisas que mais ajuda a tratar a ansiedade é sem dúvidas a psicoterapia e há sim pessoas que melhoram sem medicamento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.