boa tarde, mais ou menos 2 semanas notei que minha vista esquerda estava enxergando distuado, com falhas. Procurei um oftalmologista ele fez um exame no consultório e disse poder ser buraco macular, e pesquisei na internet e não bateu com os meus sintomas, foi solicitado a retinografia, que fiz sem contraste, o especialista disse poder ser atrofia do EPR, o que é. Tenho miopia desde adolescente , hoje tenho 57 anos. Posso perder a visão? Tem tratamento sem cirurgia?Obrigada
Olá,
Provavelmente seu oftalmologista ainda não confirmou seu diagnóstico. É muito importante que faça os exames complementares solicitados, para que se chegue ao diagnóstico e seja fornecida opções de tratamento.

O exame para melhor avaliação de buraco mauclar é o OCT (Tomografia de Coerência Ótica), caso se confirme buraco macular, o tratamento depende de seu estágio, podendo ser necessária cirurgia vitreoretiniana.
Nestas situações, o prognóstico de melhora depende de uma série de fatores, tempo do buraco macular até o tratamento e diversos fatores técnicos mostrados nos exames complementares, como: presença de descolamento total de vitreo associado, altura, distância das lamelas, dentre outros..
Faça sua avaliação com um especialista em retina e tire todas suas dúvidas.

Espero ter ajudado.

Especialistas em Retinografia

Bruno Konno

Bruno Konno

Oftalmologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita
Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Retinografia

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.