Boa-tarde! Medico fez pedido de exame de cintilografia óssea para avaliação de dores ósseas difusa

2 respostas
Boa-tarde!
Medico fez pedido de exame de cintilografia óssea para avaliação de dores ósseas difusas é suspeita de metástase óssea, paciente com 67 anos, diabetico, hipertenso, bradicardiaco, cirrose hepática com ressonância abdominal (linfonodo no pâncreas a investigar) está sentindo fortes dores nos braços, pescoço e coluna. Na cintilografia informa hipercaptaçao do radiotraçador de aspecto difuso na projeção antero-lateral 7º arco costal direito; na projeção posterior do 11º arco costal esquerdo; de padrão heterogêneo ao longo da coluna vertebral, com destaque para áreas mais evidentes na transição tóraco-lombar; concentração do radiofármaco nas cartilagens laríngeas, por calcificações próprias da faixa etária e nas articulações dos ombros e esternoclaviculares por provável processo osteoarticular degenerativo.
Dr. Rodolfo Leal
Oncologista
São José dos Campos
Boa tarde! Todo exame complementar deve ser interpretado dentro de um contexto clínico, que inclui o exame fisico do paciente, além da história detalhada. O laudo pode ajudar, mas o ideal é analisar as imagens em conjunto. A princípio, pela descrição, não parece se tratar de metástases ósseas (mas como disse, é difícil dizer apenas lendo o laudo). Existem diversos motivos para a dor, e, mais importante, sempre há como tratar. Continue a investigação direitinho! Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Patricia Moretto
Oncologista, Internista
Porto Alegre
Olá. O exame da cintilo ossea pode estar descrevendo desde metástases a sequelas de trauma/ fratura e osteroartose. Assim, o médico que solicitou avaliará o exame conforme a história dos acima do paciente e correlacionando com outros exames de imagem já realizados os por serem solicitados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.