Boa tarde por gentileza saberia me informar se Clozapina tira libido?

Boa tarde por gentileza saberia me informar se Clozapina tira libido?

4 respostas


Olá! Pode ocorrer sim, mas não é uma certeza. Em comparação com outras medicações da mesma classe (antipsicóticos) está entre as que menos causam.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa tarde. Sim, a clozapina pode reduzir a libido em alguns pacientes. Isso acontece porque ela atua em diversos neurotransmissores do sistema nervoso central, especialmente dopamina e serotonina, que estão diretamente relacionados ao desejo sexual. Além disso, a clozapina pode causar efeitos como sedação, ganho de peso, cansaço e, em alguns casos, alterações hormonais indiretas, o que também pode contribuir para diminuição do interesse sexual.


Sim, a clozapina pode reduzir a libido em algumas pessoas, causando diminuição do desejo sexual, dificuldade de excitação e cansaço. Isso ocorre principalmente por alterações na dopamina e, em alguns casos, nos hormônios. A intensidade varia conforme dose, tempo de uso e associação com outros medicamentos. É importante não suspender o remédio sozinho e conversar com o psiquiatra sobre esses efeitos, para avaliar ajustes ou alternativas.


Clozapina e libido: A clozapina pode, em algumas pessoas, causar alterações na libido e na função sexual, embora esse efeito seja geralmente menos frequente do que com alguns outros antipsicóticos. A própria doença psiquiátrica, outros medicamentos e alterações hormonais também podem influenciar. Se houve redução importante da libido após iniciar ou aumentar a dose, vale conversar com o psiquiatra para avaliar outras causas e possíveis ajustes, sem suspender a medicação por conta própria.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.