Boa tarde, Tenho dificuldade de aprendizado, principalmente na faculdade. Esqueço das coisas com muita

24 respostas
Boa tarde,
Tenho dificuldade de aprendizado, principalmente na faculdade. Esqueço das coisas com muita facilidade. Por mas que eu queria aprender ou lembrar, pra mim é um grande desafio.
Oque pode está acontecendo ?
Olá, o problema de memória pode ter diversos fatores, que vão desde a ansiedade, depressão, falta de sono, infecções, uso de medicamentos, TDAH, hipotireoidismo até um problema neurológico. Uma avaliação deve ser feita com um medico psiquiatra, ou neuro e ao mesmo tempo a terapia que lhe auxiliará a lidar com os sentimentos de ansiedade, insegurança, medo, e te ajudar a atravessar essa jornada até vc descobrir o que está acontecendo com você.
Espero ter te ajudado! Um grande abraço.

Os neurologistas costumam dizer que não temos problemas de memória diretamente mas sim outros que podem obstacularam o aprendizado. Uma boa avaliação com neuropsicólogo e psicólogo para verificar ansiedade ( primeiro), depressão, TDHA, e com neurologista para ver se está tudo bem a nível de córtex cerebral. Fisicamente estando tudo bem, o tratamento será feito
pelo psicólogo e psiquiatra caso a ansiedade for muito alta, e psicoterapia para verificar quais pensamentos e sentimentos obstruem sua memória.
Olá!
As queixas de memória podem ocorrer por diferentes aspectos. É necessário saber se essa dificuldade de aprendizado te acompanha desde criança ou se vem se apresentando nesse período do ensino superior.
Uma avaliação neuropsicológica realizada por psicólogo pode investigar os aspectos cognitivos e também emocionais e, caso necessário, te encaminhará para os profissionais adequados para tratar a sua queixa.
Fico à disposição para outras dúvidas. Abraços
É preciso buscar ajuda de um neurologista e psicólogo para investigar melhor. As causas para dificuldade na memória podem ser muitas. Exames de imagem podem avaliar toda estrutura cerebral e assim detectar possíveis alterações. Sendo descartado tal possibilidade é viável investigar causas psicológicas . Portanto sugiro buscar primeiro atendimento médico.
Seria bom vc fazer uma avalia;ao. Cada caso [e um caso
Somente com uma avaliação começar a estipular o que pode ser não acedito que ira lhe ajudar e muito menos resolver o problema. Procure um clinico geral, e veja o qie lhe será sugerido.
Att.
Eduardo
Oriento procurar um Neurologista e fazer um exame específico.
Olá, internauta. Sugiro que você procure além dos profissionais já relacionamos acima pelos meus colegas, um fonoaudiólogo para avaliação. Você pode apresentar um quadro de Déficit do Processamento Auditivo Central que pode justificar o seu relato.
Acredito que uma avaliação psicológica, pode lhe sugerir um caminho...
Necessário conhecer sua historia de infância. Se sempre teve dificuldades escolares com falta de foco e atenção pode ser que estamos diante de um quadro de TDAH. Se começou na idade da faculdade, existem outros fatores influenciando. Deve-se excluir quadros fisiológicos. Consultar neurologista, endócrino e um psicologo se faz necessário.
É preciso considerar há quanto tempo está assim, como era na infância seu aprendizado, como está no dia-a-dia sua memória, se tem trazido prejuízos em outras áreas da sua vida essa dificuldade, como você tem se sentido ultimamente, como tem se alimentado, qualidade do sono. Te indico procurar um neuro para avaliar seu quadro e partir daí ver o que precisa ser feito. Espero ter ajudado. Boa sorte!
O problema de dificuldade de aprendizagem ou tambem de memoria encolve muitos fatores em que precisam ser avaliados de perto por um psicologo, talves a sua dificuldade esta te fazendo entrar em um estress alem da donta piorando os sintomas e ai vira uma bola de neve, procure um especialista em terapia e faca um acompanhamento sera bem legal para vc, e tb vc pode passar em um clinico geral para descartar algum tipo de deficiencia, falta de algumas substancias em seu organismo e ate mesmo um bom sono, tem que averiguar todas as possibilidades sou de santo andre psicologa me deixo a disposição.
Olá!

Você sempre teve esses esquecimentos? O que você cosuma esquecer mais?
Você já se questionou se esse é o curso que realmente quer fazer?

Esses são alguns questionamentos que precisam ser verificados. O recomendável é procurar um profissional para aprofundar nessa problemática. Abraço
Olá,
Pela descrição que você faz do seu desafio, pode estar relacionado com fatores físicos, neurológicos ou psicológicos. O ideal é fazer avaliação com um psicólogo, que levará em conta seu histórico, os sintomas, os níveis de ansiedade e sua relação com os estudos. As causas podem ser desde uma falta de vitaminas até Transtorno de Aprendizagem ou TDAH.
Boa sorte!
Uma série de sinalizadores cognitivas e comportamentais como: apatia, falta de iniciativa, lentificação da velocidade de processamento, alteração nos processos atencionais, além de dificuldades de auto-organização e desenvolvimento de estratégias, devem ser levados em consideração para que realmente implique-se em um déficit de memória.
Para tanto, no processo de avaliação Neuropsicológica os aspectos devem ser avaliados de maneira sob o ponto de vista histórico bio-psico-social com anamnese criteriosa e aplicação de testes para um diagnóstico fidedigno. Há a necessidade de uma avaliação de um psicólogo/ neuropsicólogo.
Fico à disposição.
As colegas psicólogas falaram bem sobre o seu caso, a falta de memória é um sintoma de várias coisas. Adiciono aqui ao estresse no trabalho, caso você trabalhe e estude, o sono prejudicado e mais o estresse isso pode estar dificultando e muito a memória.
Aconselho um neuro, psiquiatra ou mesmo uma avaliação com um psicólogo.
Espero ter ajudado!
Muitos fatores podem causar déficit de memória, como já foi amplamente citado pelos colegas. Mas um adendo seria você também buscar um profissional como um psicopedagogo para que em conjunto vocês possam encontrar estratégias de estudo que podem ser mais eficientes na retenção de conteúdo.
Olá, o fato e ter todo este histórico de dificuldade é algo importante para analisar a causa, pode envolver vários fatores, principalmente cognitivos, o que você precisa é fazer uma avaliação neuropsicológica, será investigado atenção, memória, inteligência, leitura, escrita, matemática etc... a partir dos resultados é que se chega a um possível diagnóstico e indica o tratamento para a sua melhora.
Podem ser vários fatores. São poucas as informações para lhe fornecer alguma dica. Mais comum seria ansiedade elevada, mas não é possível afirmar. Agende uma consulta para ser melhor avaliado
Olá. Seria muito interessante você passar por uma avaliação com psicólogo ou neuropsicólogo para entender o que está acontecendo. A avaliação precisa ser feita dentro de um contexto e não com pouca informação. boa sorte. Atenciosamente
Olá! Você afirmou que tem dificuldade de aprendizado, portanto, sugiro que faça primeiro uma avaliação com um neurologista. Depois, inicie um acompanhamento psicoterápico para levantar quais são as reais dificuldades que podem bloquear seu nível de aprendizado e memória. Durante o processo, serão utilizadas várias técnicas que possibilitarão o seu autoconhecimento, limitações e a quebra de crenças que podem paralisá-lo.
Estou à disposição. Forte abraço!
Olá! Para poder levantar alguma hipótese, eu precisaria saber mais detalhes sobre seu caso. Há uma lista de transtornos relacionados e alguns indiretos que levam a dificuldades de aprendizagem ( desde a ansiedade a transtorno neurológico). Sugestão: neurologista/neuropsicólogo seriam os primeiros a procurar. Descartados problemas orgânicos/neurológicos, psicoterapia.
O ideal é realizar uma avaliação psicológica para que seja investigada todo e qualquer prejuízo cognitivo, emocional, passageiro, perceptivo, enfim de qualquer ordem. Isso ajudará a empreender o melhor tratamento direcionado as suas necessidades de atenção específicas.
Minha orientação é buscar um neuropsicólogo para ter orientações mais direcionadas ao seu caso. Abraço