Boa tarde! Ultimamente estou tendo "tique", a minha cabeça fica balançando levemente (involuntariam
5
respostas
Boa tarde!
Ultimamente estou tendo "tique", a minha cabeça fica balançando levemente (involuntariamente), além da sensação constante de tontura. A minha dúvida é, devo me consultar com um Psiquiatria ou Neurologista ?
Ultimamente estou tendo "tique", a minha cabeça fica balançando levemente (involuntariamente), além da sensação constante de tontura. A minha dúvida é, devo me consultar com um Psiquiatria ou Neurologista ?
Neurologista para exames para diagnóstico. Ele pode encaminhar ao psiquiatra tb
Att. Dra Valéria Matarotti
Att. Dra Valéria Matarotti
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, você deve consultar primeiramente um médico neurologista para descartar causas motoras, que são as possibilidades mais graves que poderiam ocasionar o relatado. Posteriormente, como a colega falou, e descartando outras origens neurológicas, o próprio neurologista poderá encaminhá-lo para um psiquiatra se o seu caso for sugestivo para causa psíquica.
Para entender melhor o seu caso, seria interessante uma consulta com um generalista ou médico de família. Sintomas inespecíficos requerem uma abordagem completa da pessoa e não um olhar focal para o problema em específico. Espero ter ajudado!
Para sintomas como "tiques de cabeça" com movimentos involuntários e vertigens, o profissional mais indicado é o neurologista pois, é o especialista em distúrbios do sistema nervoso. Movimentos involuntários podem estar relacionados a condições neurológicas como: distúrbios do movimento, distonias, complicações pós-infecciosas ou metabólicas e as vertigens podem indicar uma disfunção no sistema vestibular. Se os tiques estiverem associados a transtornos de ansiedade, TOC ou estresse crônico, o psiquiatra pode atuar em conjunto com o neurologista.
Usualmente, situações relacionadas a tiques são cuidadas por profissionais da área da psiquiatria. No entanto, existem diversas alterações motores que podem acometer os indivíduos, e o termo "tique" já engloba alguns pressupostos técnicos.
Nesse contexto, ambos os profissionais poderiam endereçar o início do diagnóstico e tratamento, para futuramente indicar algum dos dois que seja mais apropriado
Nesse contexto, ambos os profissionais poderiam endereçar o início do diagnóstico e tratamento, para futuramente indicar algum dos dois que seja mais apropriado
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu tomo clonazepam há mais de um ano e está me fazendo muito bem porque devo parar de tomar ?
- Posso lidar com o Transtorno de ansiedade por doença sozinha com a Logoterapia?
- Como o medo da morte pode se manifestar no transtorno de ansiedade por doença?
- . Como diferenciar a preocupação normal com a saúde da ansiedade por doença?
- . Existe alguma forma de prevenir a ansiedade? .
- O transtorno de ansiedade por doença é o mesmo que transtorno somatoforme?
- Como a ansiedade pode se relacionar com o comportamento disruptivo?
- Porque pessoas com ansiedade têm medo de morrer? .
- Além dos sintomas depressivos e ansiosos, agora, sinto medo de sair de casa sozinha. E, este último começou após a morte do meu pai, porém antes do falecimento dele saia normalmente de casa. Quero saber o por que isto aconteceu e o que devo fazer para reverter este quadro???? Já estou em tratamento psiquiátrico,…
- Como a Logoterapia ajuda no Transtorno Ansioso por Doença (TAD) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.