Bom dia a menos de 2 meses meu psiquiatra aumentou meu escitalopram para 20 mg eu já tinha tomado es
Bom dia a menos de 2 meses meu psiquiatra aumentou meu escitalopram para 20 mg eu já tinha tomado essa dose e não me sentia bem não dormia ficava mau como ressaca e não conseguia tira um cochilo na volta do dia ontem eu fui e parti ele e voltei a tomar 10 mg bom tive uma melhora absurda porque será isso de aumentar a dose e ele dar esse efeito?
3 respostas
Olha que interessante: maior dose nem sempre significa mais eficácia. Algumas pessoas têm uma sensibilidade maior aos efeitos colaterais dos antidepressivos, especialmente em doses mais altas. A dose de 10mg de escitalopram é suficiente para tratar a maioria dos quadros ansiosos e depressivos leves a moderados. Se seu corpo responde melhor assim, é totalmente válido manter a dose menor, desde que os sintomas estejam controlados. Isso mostra como o tratamento em psiquiatria deve sempre ser individualizado.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Olá! Obrigado(a) por compartilhar sua experiência — ela é bastante comum. O que você descreve pode estar relacionado à sensibilidade individual à dose do escitalopram. Embora 20 mg seja considerada uma dose terapêutica segura e usada com frequência, cada organismo responde de forma diferente. Algumas pessoas toleram melhor doses mais baixas e, quando há aumento, podem apresentar efeitos colaterais como: Sensação de "ressaca" ou mal-estar geral Insônia ou sono superficial Cansaço excessivo ou inquietação Dificuldade para relaxar ou cochilar durante o dia Esses efeitos podem ocorrer por um excesso de serotonina circulante, especialmente em pessoas com metabolismo mais lento da medicação ou maior sensibilidade à ação nos receptores. O ideal é sempre ajustar a dose com o(a) psiquiatra, como você fez, e observar atentamente o que funciona melhor para o seu caso. Fico à disposição caso precise esclarecer mais alguma dúvida!
Perguntas semelhantes
- Faço tratamento com sertalina, tomo 3 comprimidos de 50g. Hoje no trabalho fui ir tomar depois do ca
Bom dia! Estou três meses com fraqueza, enjoo, mal estar, formigamento e suor frio pés e mãos, taq
Boa noite. O tratamento psiquiátrico para depressão resistente ou distimia na menopausa pode ser tro
No segundo dia de início da dose de sertralina 25mg, é comum sentir tontura, palpitação, diarreia e
Tenho 40 anos e gostaria de investigar a possibilidade de autismo. Por qual profissional devo começa
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



