Bom dia a menos de 2 meses meu psiquiatra aumentou meu escitalopram para 20 mg eu já tinha tomado es

3 respostas
Bom dia a menos de 2 meses meu psiquiatra aumentou meu escitalopram para 20 mg eu já tinha tomado essa dose e não me sentia bem não dormia ficava mau como ressaca e não conseguia tira um cochilo na volta do dia ontem eu fui e parti ele e voltei a tomar 10 mg bom tive uma melhora absurda porque será isso de aumentar a dose e ele dar esse efeito?
Olha que interessante: maior dose nem sempre significa mais eficácia. Algumas pessoas têm uma sensibilidade maior aos efeitos colaterais dos antidepressivos, especialmente em doses mais altas.
A dose de 10mg de escitalopram é suficiente para tratar a maioria dos quadros ansiosos e depressivos leves a moderados. Se seu corpo responde melhor assim, é totalmente válido manter a dose menor, desde que os sintomas estejam controlados. Isso mostra como o tratamento em psiquiatria deve sempre ser individualizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Daniell Lafayette
Psiquiatra, Médico do sono
Recife
Algumas pessoas podem ter os efeitos colaterais mais elevados quando se aumenta a dose
Olá! Obrigado(a) por compartilhar sua experiência — ela é bastante comum.

O que você descreve pode estar relacionado à sensibilidade individual à dose do escitalopram. Embora 20 mg seja considerada uma dose terapêutica segura e usada com frequência, cada organismo responde de forma diferente. Algumas pessoas toleram melhor doses mais baixas e, quando há aumento, podem apresentar efeitos colaterais como:

Sensação de "ressaca" ou mal-estar geral

Insônia ou sono superficial

Cansaço excessivo ou inquietação

Dificuldade para relaxar ou cochilar durante o dia

Esses efeitos podem ocorrer por um excesso de serotonina circulante, especialmente em pessoas com metabolismo mais lento da medicação ou maior sensibilidade à ação nos receptores.

O ideal é sempre ajustar a dose com o(a) psiquiatra, como você fez, e observar atentamente o que funciona melhor para o seu caso.

Fico à disposição caso precise esclarecer mais alguma dúvida!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2443 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.