Bom dia, estou tomando Escilatopram 10mg, meio comprimido por dia, há 3 dias, porém ontem eu tive um

4 respostas
Bom dia, estou tomando Escilatopram 10mg, meio comprimido por dia, há 3 dias, porém ontem eu tive uma das piores crises da minha vida, o coração disparou muito, fiquei com muito calor, sentia como se fosse me urinar, achei que ia morrer, isso é normal? Fiquei muito preocupado.
Olá, boa noite! É muitissimo comum ocorrer piora dos sintomas durante periodo de inicio do tratamento medicamentoso.Converse com seu medico para que o mesmo possa ajudar com prescricao de outra medicacao associada neste periodo inicial.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o Escitalopram inicia seu efeito terapêutico a partir de 14 dias de uso geralmente, nos primeiros dias alguns sintomas podem piorar em decorrência da fase de adaptação a medicação
Não é incomum que alguns pacientes experimentem um aumento temporário na ansiedade ou pânico quando iniciam o uso de antidepressivos, como o Escitalopram. Isso ocorre porque o medicamento pode causar alterações nos neurotransmissores do cérebro, o que pode levar a um aumento temporário na ansiedade.

No entanto, se você teve uma crise de ansiedade tão intensa que afetou o seu funcionamento diário e/ou afetou a sua qualidade de vida, é importante informar o seu médico imediatamente para que eles possam avaliar a sua condição médica e histórico de medicamentos e determinar se é seguro e apropriado continuar tomando o medicamento.

Se necessário, o médico pode ajustar a dose ou prescrever outro medicamento que seja mais adequado para você. Além disso, é importante seguir as instruções do médico sobre a dosagem e o tempo de administração do medicamento. Não pare de tomar o medicamento sem consultar o médico primeiro. A interrupção abrupta da medicação pode causar sintomas de abstinência e piorar a condição subjacente.

Se você sentir sintomas de ansiedade que afetam sua qualidade de vida, é importante discutir com seu médico as opções de tratamento disponíveis para você. Além disso, podem ser úteis terapias complementares, como terapia cognitivo-comportamental e técnicas de relaxamento, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá! Entendo como essa experiência foi assustadora para você. No início do uso do escitalopram, especialmente nas primeiras semanas, é possível que algumas pessoas tenham uma piora temporária da ansiedade ou crises de pânico, incluindo sintomas físicos intensos como coração acelerado, calor e sensação de urgência urinária. Isso acontece porque o corpo ainda está se ajustando ao medicamento.

Apesar de ser um efeito passageiro na maioria dos casos, é fundamental que você informe seu médico sobre essa crise para que ele avalie a situação e possa ajustar o tratamento se necessário, seja mudando a dose, o horário da medicação ou associando outros medicamentos para controlar esses sintomas.

Se os sintomas forem muito intensos ou frequentes, ou se você sentir falta de ar, dor no peito ou desmaio, procure atendimento médico imediatamente.

Se quiser, posso oferecer acompanhamento psiquiátrico acolhedor e cuidadoso para te ajudar nesse momento. Você não está sozinho, e seu bem-estar é prioridade

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2409 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.